Este post tem a finalidade de conclamar os Maratonistas (e aspirantes) a participar do movimento SALVADOR PRÓ-MARATONA.
A cada dia que passa cresce a olhos vistos o número de corredores de rua no Estado da Bahia, e hoje Salvador é seguramente o maior pólo de Corrida do Nordeste, no entanto, ainda é necessário viajar para outros Estados (os que podem arcar com o custo) para poder correr a Rainha das provas de rua: a Maratona.
Aliás, paradoxalmente, estas viagens são o momento em que mais ocorrem encontros do pessoal adepto dos 42,195m de nossa terra. Não raro, nas conversas entabuladas nos saguões de hotel, local de retirada de kit, jantar de massas, etc., vem à baila o assunto "longe de casa" e o sentimento geral é que poderíamos (merecíamos) ter uma Maratona em Salvador.
Pelo menos entre os maratonistas, uma das desculpas mais comuns que se ouve, para a não ocorrência de uma maratona na capital baiana é a fama de ser ela uma cidade quente. Apesar de o sol brilhar forte por aqui em boa parte do ano, existem meses de temperatura mais amena, notadamente no período de inverno. Além do mais, essa justificativa cai por terra quando se vê que cidades como Teresina, Fortaleza e Recife (sabidamente mais quentes que a nossa) já estão na segunda edição de suas Maratonas.
Certamente para se realizar um evento deste aqui em Salvador será necessário um esforço conjunto: Prefeitura, FBA, Governo do Estado, Entidade Organizadora e Patrocinadores, mas acredito que já está mais do que na hora de termos uma Maratona em solo baiano.
Em final de semana de Maratona é fácil percebermos (pelos monitores cardíacos, tênis, camiseta de prova, etc.) a enorme quantidade de corredores com seus acompanhantes nos tradicionais pontos turísticos (isso, parece-me, incrementa a receita do Município).
O apelo turístico em nossa Capital é muito grande. Entre outras coisas, é famosa a receptividade dos baianos, a musicalidade, a culinária e a beleza de nossas praias. Tudo isso poderia ser explorado no percurso com, por exemplo, trios-elétricos nas ruas, apresentação de capoeira (Buenos Aires tem casal dançando tango e diversas outras manifestações artísticas durante todo o trajeto da Maratona), água-de-coco nos postos de hidratação, talvez até um acarajé no kit pós corrida (rs). Brincadeiras à parte, acredito que um trabalho sério poderia, em pouquíssimo tempo, fazer da Maratona de Salvador uma das mais procuradas no calendário nacional.
Desta forma, após sondar vários maratonistas do meu convívio, resolvemos aproveitar a MEIA MARATONA FAROL A FAROL, que irá realizar-se no próximo dia 02 de outubro, para dar uma espécie de pontapé inicial no movimento.
Baseado na experiência recente da Double Marathon 84 (durante a Maratona do Rio de Janeiro 2011), decidimos correr 42,2km dobrando a Meia Maratona Farol a Farol. Para isso sairemos no sentido inverso da Prova, dando nossa largada no Farol da Barra entre 4:30/4:45 a fim de completar a primeira perna da Maratona antes das 07:00, horário oficial da largada da Meia Maratona Farol a Farol.
Existem muitos detalhes a serem discutidos. Vamos a alguns deles.
Já que pretendemos usar a estrutura da Meia Maratona Farol a Farol no retorno, é importante que os participantes do SALVADOR PRÓ-MARATONA estejam regulares nesta Corrida. Orientamos aos interessados que efetivem suas inscrições o mais rápido possível para não correrem o risco de acabarem-se as vagas.
A previsão de entrega do chip, conforme o regulamento, é no dia da prova e somente até as 6:40, o que reduziria nosso tempo para fazer a primeira parte do SALVADOR PRÓ-MARATONA. Entraremos em contato com a Organização para ver a possibilidade de pegarmos nossos chips antes ou de autorizarmos outra pessoa a apanhá-los em nosso nome durante o momento oficial de entrega.
Como provavelmente os envolvidos neste movimento não terão preocupação com o tempo da Meia (recomendo aos que estiverem querendo testar performance que aproveitem a Meia da Caixa no dia 11 de setembro), conseguindo resolver o "problema" do chip, além de ganharmos 20 minutos, enquanto o tapete de cronometragem ainda estiver lá poderemos registrar nossa saída (eu mesmo na Maratona do Rio dei a largada da volta dos 84km com 10 minutos de atraso).
Está previsto um posto de hidratação no Jardim de Alah (aproximadamente no meio do caminho), onde deixaremos uma pessoa com os líquidos previamente comprados por cada um. Também no momento da conversa com a Organização poderemos ver a possibilidade de sermos autorizados a usar as bebidas que já se encontrarão armazenadas à hora em que estivermos passando (durante a Double 84 no Rio de Janeiro, já na madrugada bebemos água e powerade em vários postos de hidratação com o consentimento da Organização).
Para que o evento ganhe uma maior visibilidade julgamos interessante uma padronização. Há duas possibilidades que não necessariamente se excluem:
A primeira seria a confecção de camisas com a Logomarca do evento e ratear os gastos.
A segunda seria cada participante baixar o arquivo e fazer um trabalho de sublimação numa camisa de sua preferência.
No último final de semana de setembro realizaremos um treinão e já tencionamos usar as camisetas personalizadas.
Amanhã visitaremos uma empresa para ver preços de camisas e a quantidade mínima que pode ser confeccionada, sondando, inclusive, a possibilidade de patrocínio.
Para que se possa mensurar todas essas coisas (horário de largada, quantidade de camisas, chip, etc.) e até mesmo pela experiência que tivemos no Desafio Salvador Aracaju Correndo, quando muitas pessoas que disseram "eu vou" de primeira, acabaram desistindo, solicitamos às pessoas que reflitam com bastante carinho e a maior responsabilidade possível antes de confirmar sua adesão que poderá ser aqui no Blog ou através do email: bikeselva@hotmail.com.
Para os que não quiserem ou não puderem efetivamente correr os 42,2km do SALVADOR PRÓ-MARATONA (temos amigos que estarão na Meia-Maratona buscando vencê-la), vislumbramos outras formas de participação, por exemplo, usando a Logomarca, adquirindo camisa do evento, colaborando na divulgação ou no apoio, etc.
SALVADOR PRÓ-MARATONA: todos são bem vindos neste sonho!
Até mais e boa semana!