terça-feira, 27 de janeiro de 2015

V CIRCUITOS DA FOLIA - ENTREGA / PAGAMENTO DAS CAMISETAS



A primeira fornada de camisas para o evento pré-carnavalesco mais esperado do ano pelos corredores de Salvador começará a ser entregue no próximo domingo, 1º de fevereiro, por ocasião da Beach Cross (competição realizada pela FBA), no Jardim de Alah.

Para facilitar a identificação, estaremos vestidos com a camisa do evento e das 8 da manhã até o término da cerimônia de premiação da Beach Cross, permaneceremos no estacionamento fazendo a entrega.

O total de solidários corredores-foliões inscritos até a segunda feira foi exatamente de 100 pessoas e somente estes é que poderão retirar suas camisetas no domingo.

Infelizmente houve um pequeno contratempo com as camisas P, que esgotaram no fornecedor no modelo e cor que havíamos escolhido (branca). Por esta razão, as camisas neste tamanho serão na cor verde e em um material diferente das demais.

Conforme combinado no post anterior, abrimos um último lote e as inscrições estão disponíveis até o meio-dia de sexta-feira, 30 de janeiro (mas, por conta do problema já relatado, não teremos mais a opção de camisa tamanho P).

O pagamento poderá ser feito lá mesmo na hora da entrega ou previamente através de depósito / transferência para o Banco do Brasil, Agência 2799-5, Conta Corrente 7013-0, ROBERTO RIBEIRO DA ENCARNAÇÃO (na medida do possível, para nosso controle, pedimos que nos sejam entregues os comprovantes).  

Torcemos para que não sejam muitos, mas os que não puderem comparecer no sábado, bem como os possíveis novos inscritos, serão contatados a partir de segunda-feira para que possamos agendar um outro local/horário de entrega/pagamento.

Por fim, agradecemos às empresas empresas que estão apoiando nosso evento este ano: SALVADOR DAS ESQUADRIAS e BASE - CONTABILIDADE CONDOMINIAL.

Nos vemos no Jardim de Alah!







terça-feira, 20 de janeiro de 2015

CONVITE PARA A FOLIA


No próximo dia 08 de fevereiro, com largada prevista para as 7:00, o Salvador Pró-Maratona realizará a brincadeira mais esperada e cobrada pelos simpatizantes do Movimento: a Corrida Circuitos da Folia.

A novidade desta quinta edição é que a festa acontecerá no domingo imediatamente anterior ao Carnaval. Esta mudança visa diminuir o impacto sobre o trânsito e os transtornos enfrentados (bloqueios diversos nas ruas) para se chegar ao local da largada.

Durante as sondagens foi possível notar que muitos temem que se perca com esta antecipação um pouco do clima do carnaval tão presente na tradicional quinta-feira da Corrida da Folia.

Desta forma, encararemos a mudança como uma experiência e a partir da opinião dos seus participantes, no próximo ano, Deus nos permitindo, poderemos mantê-la no domingo ou não.

Entretanto, a boa notícia é que nesta mesma data, a partir do meio dia, está previsto um pré-Carnaval na Barra com diversos trio elétricos, o que provavelmente deixará nosso treino com a cara de sempre.

Para melhorar a segurança e facilitar a logística, novamente o Farol da Barra será o ponto de largada e chegada.

O percurso, que tem 11km, será o mesmo do ano passado: Farol da Barra, Porto, Ladeira da Barra, Corredor da Vitória, Campo Grande, Av. Sete, Praça Castro Alves, Largo do Cruzeiro (retorno), Praça Castro Alves, Av. Carlos Gomes, Campo Grande, Corredor da Vitória, Ladeira da Barra, Farol da Barra.

Teremos três postos de hidratação: um com água no Largo da Vitória / Graça que servirá tanto para a ida quanto para a volta e outro nas imediações do Elevador Lacerda com água e gatorade.

Acompanhando os corredores, teremos sobre duas rodas uma caixa de som em que irá “rolar” música de vários carnavais. A ideia é fazer a festa num ritmo entre 6'30 e 7'/km para que todos possam brincar juntos.

A sempre HONROSA presença do Pelotão Águia ainda não está 100% confirmada, mas tudo indica que mais uma vez teremos sucesso em nosso pleito.

Como é costume acontecer nos eventos do Salvador Pró-Maratona, para os que não dispõem de tempo ou desejo de fazer todo o trajeto, há possibilidade de percursos menores.

Para ilustrar, destacamos duas possibilidades:
1. Fazer apenas o trecho de ida: aproximadamente 5,5km (indicado para quem pode chegar cedo, mas não pode ficar até o final da festa);

2. Fazer apenas o trecho de volta: aproximadamente 5,5km (previsão de nossa chegada ao Largo do Cruzeiro entre 8:00 / 8:15, indicado para os que não gostam de acordar cedo).

Da Inscrição:
O convite está aberto a todos e, para que haja tempo hábil para as providências necessárias, as inscrições serão encerradas na próxima segunda-feira, dia 26 de janeiro.

Na hipótese de preenchermos as 100 vagas existentes, há possibilidade de ser aberto um novo lote entre os dias 27 e 30 de janeiro.

As camisas serão entregues a partir do dia 1º de fevereiro na Beach Cross e para custear os gastos com hidratação, transporte, combustível, telefonia, moto-elétrica etc., serão repassadas ao preço de R$25,00.

Aqui no blog (ao lado da guia Recordes Pessoais) há uma aba com o nome da Corrida, onde os interessados deverão fazer sua inscrição deixando número de telefone para contato e/ou email para que possamos agendar data e local para entrega antecipada das camisetas.

Diferente dos anos anteriores, no formulário, que é de preenchimento obrigatório, não haverá uma enquete para escolha da instituição filantrópica a ser beneficiada e o motivo passamos a explicar:

O amigo e corredor Carlos Luís, mais conhecido como Preto, no início de dezembro, trabalhando com uma roçadeira, apesar de estar usando equipamento de proteção individual, teve o olho perfurado por um pedaço de madeira que entrou pela lateral do equipamento.

Foto tirada no "CT" de Cajazeiras - Da esquerda para direita - Eu, Preto, Gil, Morcegão, Alan, Ivone e Valdir

A partir daquele dia passou por várias cirurgias. Da última vez que o encontramos estava com o olho bastante prejudicado e, naturalmente, abalado com aquilo tudo. No intuito de levantar seu astral até o convidamos para um trote, mas depois chegou-se à conclusão que era algo perigoso e desistimos da ideia.

Cara trabalhador (daqueles que topam qualquer parada), após um último procedimento foi informado pelo médico que, devido a uma infecção, ele precisava retirar o olho. Segundo Preto, deram a ele um documento para assinar consentindo e a cirurgia foi feita.

Neste momento ele está passando por grandes dificuldades. A Empresa não está ajudando, tem filhos menores que dependem dele (inclusive um de apenas 1 ano) e está necessitando de remédios (Tylex e Cetoprofeno).

Todas as pessoas do Salvador Pró-Maratona foram a favor de que as doações advindas da corrida fossem repassadas para Preto.


Treinando no Barro: Preto, eu, Alan e Carlinhos
Falei da nossa intenção e ele agradeceu muito dizendo que a coisa tá difícil. Desta forma, decidimos não mais fazer eleição de Instituição.

20% do valor de cada inscrição serão revertidos em compras de itens indicados previamente pelo amigo Preto. Qualquer corredor que tiver interesse poderá fazer parte da entrega.

Dúvidas poderão ser sanadas nos canais de costume: comentários neste post, email bikeselva@hotmail.com e o celular 8228-2209.

Nunca é demais lembrar:
A Corrida Circuitos da Folia nasceu de uma reunião de amigos e, não obstante o grande crescimento do número de participantes, continua sendo um momento para se confraternizar. Não se trata de uma competição ou treinamento. Festa seria a melhor definição para nosso encontro e, para ficar ainda mais no clima, os enfeites e adereços estão completamente liberados, afinal nossa corrida tem tudo para continuar sendo um lindo grito de carnaval.

Axé!

sábado, 17 de janeiro de 2015

CORRIDA SAGRADA 2015



Corrida Sagrada é o nome oficial da competição que todos os anos dá início ao calendário de corridas de rua em Salvador.

Para os corredores da Bahia, a "Corrida do Bonfim" é um momento de reencontro e de confraternização. O branco presente na vestimenta da maioria ajuda a espalhar e intensificar o clima de "reveillon" e, entre apertos de mão e abraços, Feliz Ano Novo é a frase que mais se ouve nos momentos que antecedem a largada.



O percurso da prova é o mesmo feito pelo tradicional cortejo das baianas que algumas horas mais tarde, carregando seus vasos de flores, água de cheiro e vassouras, sairão da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina do Bonfim para lavar as escadarias e o átrio da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.


Pelo nono ano consecutivo participo desta corrida que foi palco da minha estreia, bem como do meu primeiro pódio, anos mais tarde. Não há como se lembrar disto durante a prova e não se emocionar. 

São 6,8km para lá de especiais para mim e aproveitei boa parte dos 25'23 de passadas até a Colina Sagrada (exatamente o mesmo tempo do ano passado) para agradecer a Deus pela oportunidade de poder estar novamente ali.

Com uma 17º colocação no geral, consegui o terceiro lugar da Categoria 45/49, mas infelizmente, novamente sob alegação de tornar mais célere o processo de premiação, somente o campeão da Categoria (o incrível Edésio) foi chamado ao pódio.


Com Carlinho no pós´prova
Tudo bem, após a chegada, a festa continuava.



Axé!


Félix e o Prof. André Araújo "Quem segue crendo, vai correndo" 
O homem do sino
v
Com Luan indo "baixar a juba"

Em tempos da dupla BA-VI na 2ª divisão só mesmo apelando para o Sr. do Bonfim

Raimudn, recuperando-se de um AVC e iniciando os primeiros trotes 
Um olho no padre, outro na missa: Regenerativo sexta-feira nas Dunas

f














domingo, 11 de janeiro de 2015

RETRÔ 2014


E novamente chegou a hora do doce trabalho de reunir em vídeo as competições, treinos, passeios, encontros, corridas recreativas, pedaladas, viagens, família, amigos, enfim, os melhores momentos do nosso blog no ano anterior.

Como sempre, graças a Deus, não foi nada fácil montar esta retrospectiva. O maior "culpado" disso, é o desejo de, parafraseando uma famosa emissora de TV, que todos se vejam aqui e, para variar, foi preciso muita força de vontade para não deixar o filme com tamanho semelhante ao de Ben Hur ou Titanic.

Ressaltamos que o áudio é todo caseiro (para o qual desde já pedimos compreensão rs). Além de diversão, tocar e cantar as músicas é uma forma de evitar problemas com o youtube.

Enquanto trabalhávamos na edição do vídeo, chegou pelos Correios o Diploma de Maratonista (anexado à revista), referente ao ingresso no Ranking da Contra Relógio com o tempo de 03h05 da Maratona de Salvador, sem dúvida um dos bons momentos do ano de 2014. 


 
Bom filme e boa semana!

domingo, 4 de janeiro de 2015

DUATLHON TERRESTRE - TESTE FINAL DA TIA LALÁ

18K PEDAL DE  STELLA MARIS A CAJAZEIRAS +14K DE CORRIDA DE CAJÁ A STELLA

Vou ser curto e grosso, como ademais pretende ser este post: a “titia” Lalá é fantástica.

O último domingo do nosso recesso exigia uma celebração, uma espécie de prova final deste período fértil em corridas e pedaladas ao lado da “titia”, em que tive mais uma vez o privilégio de acompanhar de perto a sua espantosa facilidade no ganho de condicionamento e performance.

Para os que ainda não sabem, apesar de pertencermos ao mesmo órgão (TRE) trabalhamos em cidades diferentes, o que nos leva a viver separados de segunda a quinta-feira.

Há inclusive uma brincadeira que conto sempre para os colegas. Namoramos há oito anos e há quase seis ela começou a dar umas corridinhas. Como só incrementa estas corridas nas férias, isso quer dizer que já tem 06 meses de corrida.

Este ano foi tão atípico que até estou pensando na possibilidade de fazer uma retrospectiva 2014 só para ela (rs). Em abril já havia brilhado durante a nossa pedalada noCaminho da Paz (de Amargosa até o Projeto Semente em Ubaíra) e já tava com crédito para ficar de pernas para o ar até 2015.

Recebendo diploma de conclusão do Caminho

Entretanto, como disse, este ano a coisa seria diferente...

Seu sim ao convite para um pedal de uma semana, durante o mês de dezembro, partindo de Maceió e especialmente arquitetado para ela, soou como uma nomeação de técnico (e carrasco rs) que, ao que parece, exerci direitinho.


Sanadra e Marcondes em nosso segundo dia de viagem
A responsabilidade aumentou ainda mais quando tivemos a adesão do casal Lyra à nossa cicloviagem, e as cobranças também. Tanto a Sandra quanto o Marcondes estavam em atividade o ano inteiro, fazendo inclusive provas de triathlon, e toda hora que ela esboçava um acomodamento eu buzinava em seu ouvido: precisamos que você chegue lá minimamente condicionada para não exigir tanto da paciência deles.

No caminho desta milagrosa mudança de água para vinho ocorrida com Laryssa neste mês e meio de atividade, de longe o mais difícil de superar foi sua enorme resistência para pôr-se de pé e em atividade por volta das 5 da matina.


Quando estávamos na rua era bem engraçada sua cara de espanto por encontrar outras pessoas lá também. “Não sabia que existia vida inteligente e ativa nesta hora do dia” (rs).

Voltando ao dia de hoje...

Deixando Stella hoje

Como dizia, o domingo pedia um teste final, daqueles que, orgulhoso do seu aluno e com a sensação de dever cumprido, “o Professor”, de antemão, já sabe que o resultado será nota 10.

Por outro lado tínhamos um “problema” para equacionar. Nossas bikes estavam em Stella Maris e precisavam ser levadas para Cajazeiras. Daí nasceu nosso duathlo logístico:

Pedalar de Stella para Cajá (18k via orla, Pinto de Aguiar, Av. São Rafael, Av. Regional) e de lá retornar correndo (14k via Boca da Mata, Barragem, Estrada do Cia, São Cristovão).

O sol nascendo durante o pedal de hoje: Quanta diferença, rs.!
E foi assim que, sem que a titia soubesse de nada, às 5:10 da manhã (sic) começamos nosso pedal. 6:10 já estávamos deixando nossas bikes em Cajazeiras. 20 minutos de transição para subi-las para o 3º andar e às 6:30, com a “avalianda” já adivinhando o restante do teste surpresa, iniciamos nossa corrida de volta a Stella Maris (momento em que tivemos a presença de Deja por alguns quilômetros), onde chegamos às 8:10, exatamente com três horas de brincadeira.

Disse lá no começo que o negócio pretendia ser breve. Menti. Antes de deixar às fotos o trabalho de ilustrar a manhã de hoje, não posso deixar de ressaltar alguns dias marcantes desta incrível Mulher neste per“curso”.

Retornando de Cajazeiras

Novembro
- A ida e volta de Bike Valente – Santaluz (apesar do grande medo da distância: 40km).

- Os 11k da Corrida do Águia (e a facilidade com que concluiu a prova e passou pela temida ladeira do Zoológico).

Dezembro
- RP (58’26) nos 10k da Corrida Noturna Powerade (20 dias antes estava levando em torno de 1h12).

- Os 430k da viagem de bicicleta entre Maceió e João Pessoa (destaques para os mais de 100k no quarto dia de viagem entre Barreiros e Recife e o Sábado em que correu 13k com a Acorja de Manhã e pedalou mais 60 à tarde entre Olinda e Goiana).

- Volta no Parque de Pituaçu: 14,5k (por ser a única mulher no grupo e com medo de atrapalhar o ritmo da galera, largou cerca de 5 minutos antes e só foi alcançada quase no km 9).

Hoje o negócio foi tão fácil para ela, tão sem aquele antigo chororô espantado quando descobriu o desenho da brincadeira, que, como ela só viaja na próxima quarta, é bem capaz que eu invente que houve vazamento de gabarito e maquine uma nova celebração.
Com Deja passsando no Salvador Norte Shopping


Não sofre, só precisou de um anti-inflamatório durante todo esse tempo e, diga-se de passagem, ficou, para utilizar um eufemismo, ainda mais bonita. Será que desta vez ela toma gosto? (rs)


Chegando em Stella
Acho que a titia deveria segurar a peteca e dar manutenção no condicionamento adquirido e vocês, o que acham?

O PEDAL
Itapoan


Pinto de Aguiar



Av. São Rafael



A TRANSIÇÃO

A CORRIDA







Estrada do Cia