segunda-feira, 25 de abril de 2011

DOMINGO (de Páscoa) NO PARQUE

Samuel, Pataro, eu, Joel e Ângela
Era pra ser um treino acompanhando o Lucas (http://www.varapido.blogspot.com/) no último dia do seu desafio pessoal de correr 04 meias maratonas em 04 dias seguidos durante o feriadão de Páscoa. Na noite do sábado, assim que cheguei de Ilhéus, busquei manter contato com ele para certificar-me do horário e local da meia fecha-alas e acabei me comprometendo a buscar ele e Samuel (http://www.correrebom.blogspot.com/) às 6:20/6:30 da manhã, para fazermos os 21 km dentro do Parque Metropolitano de Pituaçu. Somente após espalhar os convites aos companheiros de corrida entreguei-me aos braços de Morfeu.

Na manhã de ontem, após haver buscado Ângela em casa, dirigia-me ao Cabula quando recebi uma mensagem de Lucas, que desistia do Desafio por conta de dores nos joelhos e quadris. Sem ter certeza se era somente ele que desistira, liguei para Samuel  e logo descobri que este já estava saindo para treinar e que estávamos bem próximos.  Perguntei-lhe se não gostaria de ir correr a 1 hora e meia que ele tinha para cumprir  junto com a gente lá no Parque, ao que ele acedeu de imediato, e em poucos minutos seguíamos todos  de carro ao encontro de Pataro e Joel.
Parque de Pituaçu
Saímos num pace legal, naquele converseiro (acho até que Samuel estranhou um pouquinho) característico de nossas corridas mais tranquilas. Ao fim de uma volta completa (15 km), Samuel avisou que já estava bom para o que ele tinha em meta naquele dia e então, solidários, paramos todos na mesma hora.


 Antes da despedida, uma rodada de água-de-coco patrocinada pelo Samuel e mais alguns minutos de bate-papo.  Acabei me esquecendo  das barras de chocolate que havia trazido de Ilhéus com intenção de distribuir após o treino.

Sob a permissão de Deus teremos outras oportunidades.

Valeu turma! Boa semana a todos!
 

sábado, 23 de abril de 2011

DE ITABUNA A ILHÉUS - 30 KM


















Hoje cedo fomos, Joel e eu, ao café da manhã já com toda a bagagem arrumada nas bikes para pegar a “ponte aérea” (adoro a comparação de Itabuna x Ilhéus com São Paulo x Rio). Precisamos partir antes do Carlos Dias, já que dispúnhamos de pouco tempo para ficar em Ilhéus, onde pegaríamos o ônibus de volta a Salvador às 12:45. Assim que abastecemos nossos “tanques”, nos botamos na estrada e logo chegamos ao nosso destino.

Mesmo tendo feito apenas um ”mini-fast-city-tour”, Joel entrou para a lista de apaixonados por Ilhéus. Durante todo o tempo ficou exaltando a beleza daquela terra entronizada por Jorge, o amado. Sua felicidade era genuína. Estou seguro de que, também para ele, valeu muito a pena o passeio de bike da Semana Santa, que por conta das mudanças de itinerário motivadas pelo desejo de ajudar o “Carlão” no dia de ontem, teve sua chegada aos pés do Cristo, “coincidentemente” em plena véspera da sua ressurreição, símbolo maior não de fim, mas de Renascimento e Vitória.

Por volta de meio dia nos reencontramos com o Carlos (www.carlosdiasultra.com.br) e, felizmente, ainda tivemos tempo de almoçar juntos antes de desarmar as bikes para trazê-las no bagageiro do ônibus.

Boa Páscoa! Boas reflexões! Bons chocolates!
  



 
 






 




 

 




 








sexta-feira, 22 de abril de 2011

CAMAMU A ITABUNA (86 + 36km)

Ontem à noite, depois de publicar o post, recebi uma mensagem do ultra maratonista Carlos Dias informando-me que estava em Ubaitaba e perguntando se havíamos chegado bem a Camamu. Em seguida, liguei pra ele e avisei que iríamos mudar nosso caminho para encontrá-lo e poder ajudar um pouco levando na bike sua pesada mochila.

Estávamos então a 80 km dele e só fomos alcançá-lo hoje por volta das 11h em um posto de gasolina na beira da estrada, onde ele estava parado pra almoçar e nós aproveitamos para fazer o mesmo. Neste momento ele já havia corrido 26 km e nós, pedalado 86 km. Faltavam mais 36 km para Itabuna, destino de hoje.

Às 13h saímos do Posto e iniciamos nossa nova forma de viagem. Havia em mim uma certa curiosidade sobre como seria andar de bicicleta uma distância tão longa acompanhando alguém a pé. Longe de ser enfadonho, foi super divertido. Não calamos a boca durante 6h, que, por sinal, voaram.

Com isso, eu e Joel desistimos de seguir até Canavieiras e amanhã de manhã pedalaremos até Ilhéus, para que ele conheça a cidade. De lá retornaremos de ônibus para Salvador.

Valeu muito a pena o dia de hoje. Certa vez, em uma viagem de Salvador a Xique-Xique, na passagem por João Dourado, fui acolhido por Agenor, a quem conhecera anos antes na estrada quando ambos estávamos em viagem de bike para Aracaju. Ele já não pedalava mais por conta de compromissos com o trabalho. No dia seguinte, minha bicicleta já com toda bagagem amarrada, visivelmente emocionado, Agenor me faz um pedido: “Deixa eu ir empurrando sua bicicleta até a saída da cidade pra eu ter a sensação de estar viajando também”.


Comigo hoje foi mais ou menos assim. Fiquei feliz e honrado por me sentir fazendo parte do belo Desafio Passos Solidários ao lado do “ultra-gente-boa” Carlos Dias (www.carlosdiasultra.com.br).

Boa noite a todos!


quinta-feira, 21 de abril de 2011

BOM DESPACHO A CAMAMU (170 KM)


Com o atraso do Ferry ontem à noite, eu e Joel só chegamos à casa de Didi, onde fomos super bem recebidos por Lindomar, quase meia noite.

Pedalamos hoje de Conceição, na Ilha, até Camamu.

A viagem foi recheada de mudanças climáticas. Durante todo o dia alternamos chuva com chuvisco, chuvarada, pé d'água, toró etc. Foi mesmo um senhor aguaceiro! 

A bordo da minha bike várias vezes me peguei sorrindo com a imagem, que teimava em ficar em minha cabeça, do carro da Família Adams seguido por uma nuvem de chuva. A coisa foi tão feia que se eu não conhecesse a promessa divina representada pelo arco-íris teria colocado em minha bicicleta uma placa com os dizeres: troca-se por uma Arca.

No fim tudo vale a pena.

Entre outros lugares, passamos por Nazaré, Taperoá, Valença, Ituberá, Cachoeira da Pancada Grande (todos eles até então desconhecidos para Joel) e estamos felizes aqui em Camamu.

Por conta da dificuldade de conexão, em outro momento adicionarei ao post as fotos da máquina. Por enquanto só consigo adicionar as do celular, que são mais leves.

Boa noite! Amanhã nosso dia começará bem cedo.


P.S.: Fotos adicionadas, conforme prometido.

 
 


 


 




 


quarta-feira, 20 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA!

Os coelhinhos Luan e Rafinha
Neste feriadão estarei com os pneus na estrada. Não sendo meu final de semana de ficar com meus filhos pequenos, ajudarei as horas a passar mais rápido pedalando em direção a Canavieiras (programação no post "Planilha e o Ultra Legal Carlos Dias"), de onde devo voltar (com a bike no ônibus) no sábado à noite.

Estou trabalhando com a possibilidade de encontrar-me com Carlos Dias (http://www.carlosdiasultra.com.br/), que já está adiante de Valença, na estrada e talvez abdicar de ir até mais longe para ajudá-lo pedalando ao seu lado levando sua mochila. Outra possibilidade é chegar domingo a tempo de fazer parte do Desafio do Lucas (http://www.varapido.blogspot.com/)

Hoje fiquei o máximo que pude com meus coelhinhos e acabei de deixá-los na casa da mãe deles após assistirmos Rio pela segunda vez. Aproveitando a oferta de meu amigo, o maratonista Adhemar, para que ficasse na casa da irmã e do cunhado dele (Eliana e Didi) lá na ilha, decidi-me por atravessar o Ferry agora à noite para ganhar tempo amanhã de manhã.
Desejo a todos uma ótima Páscoa!


segunda-feira, 18 de abril de 2011

TREINO EM RITMO DE MARATONA E CROCS

"Das solas destas sandálias milhares de quilômetros vos contemplam"
O palco escolhido para o treino de hoje foi o delicioso Parque de Pituaçu. Sempre que possível, quando a planilha indica treino de ritmo ou de ritmo de Maratona, opto pelo Parque para poder contar com as placas a cada 500 metros que facilitam a vida de quem está correndo de olho no cronômetro.

Às 5:45 da manhã, após aguardarmos, embalde, por quinze minutos, a chegada de Joel, demos início eu, Ângela, Pataro e Gil ao nosso treino que consistia, à exceção de Ângela, em correr 22 km em ritmo de Maratona, buscando cumprir cada km entre 4:20 e 4:44.

Usando os primeiro cinco minutos como aquecimento, saímos tranquilos e após a passagem do primeiro quilômetro nos desgarramos de Ângela e fomos numa mesma balada até o km 11 (local do retorno). Na volta já estava sozinho quando, completando os 15 km, cruzei com o atrasado Joel.

Com os tempos de passagem relacionados no quadro abaixo, fechei o treino em 01:37:55; Pataro e Gil gastaram 01:41:40 e Ângela, que fez “apenas” 19 km, 01:39:01.
1km
5’00’’

12km
4’30’’
2km
4’35’’
13km
4’20’’
3km
4’37’’
14km
4’19’’
4km
4’35’’
15km
4’20’’
5km
4’29’’
16km
4’26’’
6km
4’30’’
17km
4’17’’
7km
4’29’’
18km
4’19’’
8km
4’30’’
19km
4’25’’
9km
4’27’’
20km
4’25’’
10km
4’26’’
21km
4’13’’
11km
4’22’’
22km
4’08’’

Com a gostosa sensação de dever cumprido e todos tendo compromisso, não deu nem tempo de esperarmos Joel terminar o treino dele. Foi só fazer um registro e irmos embora.

Pq de Pituaçu -7:30 da manhã com o dever cumprido
Entre meus compromissos desta manhã reservei um espaço para ir despedir-me do ultra-maratonista Carlos Dias, que me telefonou pedindo que eu fosse buscar o “Crocs" que ele vinha usando nos últimos meses e resolvera me presentear.

No Hotel Vila Bahia, que fica no Pelourinho e patrocinou a estada de Carlos na Capital baiana, encontrei-me com ele. Sabendo que ele tinha aproveitado os dias aqui em Salvador mais para descanso que para turismo, levei-o ao Farol da Barra (local que ele não tinha visitado), onde aproveitamos para ir tomar um açaí enquanto mais uma vez conversávamos sobre cidades e causos deste nosso maravilhoso Brasil.

Amanhã, dando prosseguimento ao seu Projeto intitulado Passos Solidários (www.carlosdiasultra.com.br), “Carlão” deixa Salvador em direção ao Estado do Espírito Santo. Agradeço pela lembrança e aproveito para, em nome dos amantes das passadas de minha terra, desejar-lhe boa viagem!

Que todos tenham uma santa semana!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

PLANILHA E O ULTRA LEGAL CARLOS DIAS

Algumas pessoas andam reclamando comigo por não estar postando, com a mesma frequência do Blog do Desafio Salvador a Aracaju correndo (www.salvadoraracajucorrendo.blogspot.com), os treinos do dia-a-dia, questionando inclusive se ainda estou descansando para me recuperar (rs). "Tô à toda, e o Desafio agora é só uma doce lembrança" é o que costumo responder. Então resolvi dividir um pouco da minha "agenda" de corredor publicando minha planilha de março/abril.
 
Março / Abril
Segunda
Terça 
Quarta 
Quinta 
Sexta 
Sábado 
Dom. 
FOLGA 
Treino de Ritmo 
Trote 
Treino em Ladeiras 
Intervalado ou Fartlek (F) 
Trote
ou Bike 
Treino Longo (L) ou Ritmo Maratona (RM) 
2829

50 min. 
30

Volta da EVA 
31

50 min. 
01

4 x 2.000 
02

1h de bike 
03
18km (RM)
0405

13Km 
06

17Km 
07

12km 
08

14 (F) 
09

1h de bike 
10

26km (L) 
1112

15Km 
13

18Km 
14

15km 
15

5 x 2.000 
16

1h de bike 
17

22km (RM) 
1819

15km 
20

17km 
21

Bike: Salvador – Camamu (via Ferry - 170km)
22

Bike: Camamu – Ilhéus
(120km) 
23

Bike: Ilhéus – Canavieiras (110km)
24
2526

17km 
27

18km 
28

18km 
29

5 x 2.000 
30

1h30min. de bike 
01

8km AVAB + 15km
Ritmos dos treinos
Treino de Ritmo: 4:07 a 4:26
Treino em ladeiras: 4:12 a 4:30
Ritmo de Maratona: 4:20 a 4:44
Tempos dos tiros nos intervalados
1.000m: 3:40 a 3:56
2.000m: 7:33 a 8:06
Antes e depois dos tiros, deve-se trotar cerca de 2Km.

Em tempos de preparação para Maratonas costumo ficar fora das provas menores privilegiando mais a Planilha, entretanto seleciono algumas poucas corridas oficiais para não esquecer o ritmo competitivo. Como os treinos visam uma competição, diferentemente da época do Desafio, eles costumam ser em ritmo bem forte, tornando-se quase sempre inviável levar a máquina para fazer registros (sem contar a chuva que ainda caindo em Salvador). A exceção são os longões, quando a preocupação com o cronômetro é quase inexistente.
 
Hoje fizemos (Eu, Pataro, Joel e Gil) um ótimo treino de ladeiras, em torno de 1 hora e meia. 3 voltas num percurso de 4,5 km, dos quais pelo menos 60% são em aclive ou declive, e perto do final escolhemos uma rampinha bem inclinada para fazer 12 tiros de 45 segundos. Mais uma vez deixo o convite a todos.
 
Outra coisa que tenho o imenso prazer em registrar é o fato do simpático ultramaratonista  CARLOS DIAS estar aqui em Salvador, dando sequência ao seu Projeto Passos Solidários, em que ele correrá 18.000 km em 365 dias (neste momento ele está com quase 10.000 km percorridos em pouco mais de 200 dias).

Tive a honra de ir ao encontro do Carlos  na entrada de Salvador e hospedá-lo aqui em casa de ontem para hoje. Durante este período de menos de 24 horas pudemos conversar muito sobre as viagens e principalmente sobre o Projeto em Prol do GRAACC, no qual são vendidos simbolicamente os quilômetros desta jornada ao preço de R$ 2,00 (dois reais), e pude constatar um pouco da chateação dele pelo fato de as pessoas demorarem muito de passar "do discurso à ação".
 
Hoje o deixei hospedado no Pelourinho, onde permanecerá até domingo, antes de colocar novamente o pé na estrada. Neste ínterim, Carlos coloca-se à disposição de Assessorias e/ou Atletas que queiram reunir-se para uma palestra. Para quem gosta de corridas, viagens, experiência de vida e força psicológica é uma ótima pedida.

Acessem o site www.carlosdiasultra.com.br para entender um pouco dessa e de outras ultra-estórias da vida deste Atleta que andou me alçando por lá à condição de "anjo da estrada", coisa que aproveito para agradecer em público dizendo-lhe que deixou por aqui um amigo e fã.

Bom fim de semana!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

PEDALANDO E CORRENDO NA REGIÃO DO SISAL


Com uma planilha indicando bike no sábado e longão no domingo e sem estar com meus filhotes neste final de semana, viajei de moto para Valente, cidade do interior baiano onde vive a Titia Lalá, minha namorada.

Quem me conhece sabe o gosto e a naturalidade que tenho para montar logísticas, complicadas de se entender ao primeiro momento, mas que sempre conseguem facilitar a união do agradável ao útil.


Eis os dados:
Viagem de moto;
Titia Lalá morando em Valente;
Edjan, um amigo ciclista vivendo em Santa Luz, cidade onde Titia Lalá trabalha e que fica 22 km depois de Valente;
Moto merecendo uma revisão;
O tal amigo ciclista é proprietário de uma casa de Peças e Serviços de Moto.

Era exatamente tudo de que eu precisava e no meio da semana liguei para Edjan perguntando se ele arranjava uma bike extra para pedalarmos no sábado de manhã. À sua resposta empolgadamente positiva, acrescentei o detalhe de que iria deixar minha moto com ele sexta-feira para fazer uma revisão.

Às 11 horas da manhã da sexta feira saí de Salvador direto para Santa Luz onde iria deixar a moto, aproveitando para fazer uma surpresa a Titia Lalá encontrando-a em seu trabalho. Por pouquíssimos minutos não consegui chegar antes de ela sair e nos cruzamos na saída da cidade, mas pelo rosto sorridente dava para ver que nem a surpresa nem a felicidade ficaram menores por conta do pequeno atraso.

Antes de seguirmos de carro para Valente, fomos juntos para a RS Motos onde pude deixar a moto e acertar com Edjan os últimos detalhes da pedalada do outro dia.

Edjan e o sol nascendo no horizonte
5:00 da manhã do sábado, de carro, saí de Valente e fui para casa de Edjan  para iniciarmos nosso pedal. A gente tava sem biciclar juntos há mais de dois anos e além do ótimo percurso escolhido, sendo a maior parte dele em trilhas e estrada de areia, foi bom demais “botar o papo em dia” nas duas horas de pedalada. 


Voltei com o carro para Valente antes das 08 horas da manhã.
Parada para beber água de cacimba
No domingo pela manhã, mais uma vez às 5:00, peguei a estrada, só que desta feita na boa e velha canela, perfazendo os 23 km entre a casa da Titia Lalá (em Valente) e a casa de Edjan (Santa Luz) em 2 horas e 06 minutos de confortáveis passadas. 

Com a moto devidamente revisada e a planilha devidamente cumprida, despedi-me de Edjan e peguei o rumo de Valente, onde mais uma vez cheguei antes das 08 da manhã.
Pedrinho tentando ver se o pé tá sujo

O restante das horas destes dois dias foi vivido junto com Titia Lalá e sua família. Assistimos televisão, jogamos buraco, saímos para almoçar juntos... Deu até para ir ao Estádio ver Tássio (irmão da Titia Lalá) estrear na equipe do Valente Futebol Clube com o pé direito, levando seu time, que até então tinha zero ponto na tabela, à primeira vitória no Campeonato e, claro, curtir o imbatível Pedrinho, irmão mais novo da Titia Lalá (02 anos), que deixa a todos que o conhecem encantados com tanta inteligência e despojamento.

Já de volta a Salvador, desejo boa semana a todos!





Despedida na frente da casa de Edjan após longuinho (23km)