domingo, 29 de abril de 2012

PAGANDO PROMESSA / CORRIDA TIRADENTES

devota subindo a colina de joelhos
O dia hoje começou com um típico programa soteropolitano: ir à Igreja do Bonfim pagar uma promessa. Na verdade a promessa nem era minha, mas não resisti ao convite de companhia feito pelo vizinho Hugo.


Há mais de 250 anos que baianos de diversas religiões cumprem o ritual de subir a colina sagrada em agradecimento a graças alcançadas. 


Lembro-me até hoje o quão impressionado ficava toda vez que meus pais levavam-me à sala de Ex-Votos. Todas aquelas esculturas em cera representando partes do corpo que haviam sido curadas incutiam na criança de então, ao mesmo tempo, medo e curiosidade. Preterindo a missa que se desenvolvia, deliciava-me com aqueles textos muitas vezes escritos em fotografias já bem amareladas pelo tempo.  Ali dentro o tempo ganhava uma nova dimensão.



Com a igreja do Bonfim distando 27km do bairro em que moramos, Hugo (felizmente rs) substituiu o tradicional “subir a colina de joelhos”,  por uma bela bicicletada e justamente por  ele não estar muito habituado a “dirigir” por aquelas bandas é que nasceu o convite. E eu, claro, sem sequer perguntar o motivo da promessa, aceitei de primeira.



NO MEIO DO CAMINHO, A TIRADENTES.

Assim que chegamos à Cidade Baixa e começamos a ver placas de quilometragem da Federação Baiana de Atletismo (FBA) lembrei-me que neste Domingo seria realizada a Corrida Tiradentes.


Na Baixa do Bonfim estava postada a placa de 8km e, após alguns minutos em frente à Igreja, deixei o Hugo, que acompanhava a missa das famosas escadarias, e retornei para ver passar os amigos competidores. E foram muitos os que pude, além de fotografar, dar um grito de incentivo.


Algum tempo depois tomávamos o caminho para outro cartão postal: o Mercado Modelo / Elevador Lacerda. Segundo o vizinho ele já estava quite com o Santo e aguardaria sua esposa ali para nos levar de volta a casa.



Com Hugo no Mercado Modelo/Elevador Lacerda

Este convite eu não poderia aceitar e enquanto o casal ajeitava o embarque da sua bike despedi-me com um até logo e voei de volta para casa completando 60km pedalados. Nada mal para quem no dia anterior tinha feito um longuinho de 28km na sempre agradável companhia do amigo e excelente maratonista Carlinhos.


Boa semana a todos!


Amorim
D. Gina
Rosa
Doutor
Deja
Adautro e Alanzinho

quinta-feira, 26 de abril de 2012

PERÍODO DE BASE E BRIGA PELO ÍNDICE OLÍMPICO CHEGANDO AO FIM

"...Veja que areia linda, brilhando cada grão, graças do sol ainda vibram pelo chão..."

Praticamente um mês após a Maratona de Santiago, chega ao fim neste domingo as quatro semanas (2 regenerativas, 2 de “base") que foram programadas como uma espécie de introdução antes de enfrentar a nova planilha com vistas a um RP na Maratona de Porto Alegre, quiçá o tal sonhado Sub 3.

Fartleks, corrida na grama e em estrada de barro e bike foram a tônica destes dias. O "descanso" foi muito proveitoso e a sensação do momento é de que a bateria foi completamente recarregada e está pronta para a nova batalha.

Ladeira da Paciência..rs

Hoje foi mais um treino "daqueles". Junto com os amigos e pró-maratonistas Pataro, Joel, Chico, Valdir e Carlinhos, surpreendemos o nascer do sol nas maravilhosas Dunas da Lagoa de Dois Dois. Como se diz por aqui "Rapadura é doce, mas não é mole". Lá o negócio não é brincadeira não (rs), mas o companheirismo e o alto astral de uma galera completamente apaixonada pelo esporte que pratica (muitos vieram direto dos seus trabalhos enquanto outros trabalhariam logo em seguida) torna aquelas idas e vindas por entre aquelas montanhas uma prazerosa diversão.

Carlinhos e Pataro

Estamos montando um treino no sábado das mães (12 de maio) para reunir mais uma vez a turma do Salvador Pró-Maratona nas Dunas. Em breve divulgaremos os detalhes.


Falando em Pró-Maratona, esses dias um fato simples trouxe-nos um orgulho danado. Esclareço: fazendo  a inscrição para o Running Daventura descobrimos que o SALVADOR PRÓ-MARATONA consta na aba EQUIPES. Quem quiser ajudar a divulgar o Movimento já sabe, é só selecionar.
                                                 *  *  *

No domingo outro prazo que está se encerrando é o da empolgante briga pelo índice olímpico para a Maratona.

Com Marilson dos Santos pré-qualificado e restando apenas duas vagas, a maior expectativa está no naipe masculino. Quem ficará com essas outras vagas? Neste momento os classificados seriam Paulo Roberto de Almeida Paula (2h10min23) e Franck Caldeira (2h12min03), mas ainda teremos maratonas rápidas, principalmente a de Hamburgo na Alemanha, e nomes como Clodoaldo Gomes e Damião Ancelmo ainda podem mudar todo o panorama.
  
No feminino, ao que parece, somente Adriana Aparecida da Silva com as 2h29min17 conseguidas em Tóquio representará nosso país nas ruas londrinas.

É esperar para ver!





Até a próxima!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

TRE PERTO DE VOCÊ, TREINOS E BRIGAS PELO ÍNDICE

Trabalhando com a "magrela" ao fundo
Escalado para trabalhar das 08 às 17h no “TRE Perto de Você” (projeto que leva a bairros mais carentes e/ou distantes uma equipe para resolver problemas ligados a título eleitoral) o final de semana passou voando.

No sábado, aproveitando que precisava de um “descanso” do longão realizado no dia anterior (Stella Maris/Lobato) substituí o trote na grama pela bike no deslocamento ida e volta até a Escola Márcia Mércia, localizada no bairro de Mata Escura, na qual “armamos o circo” para atender os eleitores.

Valdir, Alan, Pataro, Ivone, Deja e Joel no "Pinicão" prestes a dar a largada
Ontem, mais uma vez, conseguimos reunir uma turma boa para um passeio em fartlek de cerca de 13km em estradas de barro próximo à barragem do Rio Joanes. 

O nosso cross country, feito em acelerações de 2 minutos forte por 1 fraco, teve ainda direito a uma surpresinha quase no final da jornada: um tiro de 1.000 metros.




Quem corre sabe, corredor adora dar uma chorada (rs). A gente já sabe até o que vai ouvir: “Fazer tiro depois de um treino desses?”. “Tô cansado do treino de ontem ainda” (rs).


Para cada lamentação já tenho preparados alguns argumentos: “É bom que já estamos bem aquecidos”; “Aproveita o treino que já está acabando, depois você terá o resto do dia para descansar”; “Imagine-se no último km de uma maratona olhando para o relógio e precisando do tempo de um tiro para conseguir seu RP”...

Sou suspeito para dizer porque realmente gosto muito de acabar toda corrida fazendo um pouco mais de força (reservando, claro, alguns minutos para um posterior desaquecimento), mas ontem a galera toda, apesar das lamentações, terminou o treino num astral ainda maior que o de costume. 

fim de treino
Parece-me que todos (Valdir foi o único que optou por não dar o tiro)  se beneficiaram do grande efeito psicológico e dá maravilhosa sensação de força que alguém pode sentir quando consegue extrair de si mesmo aquele "algo a mais" no final de um treino/corrida difícil.

As marcas nos 1.000 metros finais  foram as seguintes:

Alan
3:15
Roberto
3:32
Pataro
3:48
Joel
4:02
Deja
4:10
Ivone
4:53

Após os cumprimentos gerais pelo bom trabalho em grupo, precisei "voar" para o trabalho.

* * *

A briga pela vaga na Maratona Olímpica teve outros capítulos importantes neste Domingo.

Em Londres:
Marilson dos Santos, apesar de não ter coseguido superar o Recorde Sulamericano – pertencente a Ronaldo da Costa (2h06min05) - conseguiu o excelente tempo de 2h08min03 que, além de confirmá-lo como principal maratonista brasileiro, servirá para acabar com os rumores de que ele havia sido privilegiado pelas mudanças na regra efetuadas pela CBAt com “o jogo em andamento”.

Solonei da Rocha, Ouro na Maratona do Panamericano de Guadalajara, também conseguiu correr abaixo do índice, com 2h14min57, mas não o suficiente para tomar de Franck Caldeira (2h12min03) a terceira vaga.

Em Pádua:
Mostrando que está realmente em boa fase, pela terceira vez consecutiva Paulo Roberto de Almeida Paula conseguiu melhorar seu tempo pessoal, assumindo de vez o papel de segundo melhor corredor na equipe brasileira de Maratona.

No feminino, após uma briga de foice com a queniana Fridah Domongole, Marily dos Santos venceu a maratona, mas infelizmente para todos nós que somos fãs desta incansável guerreira, mesmo estabelecendo um novo recorde pessoal (2h31min55), ela ficou a 1 minuto e 48 segundos do índice.

Parece que pelo menos no feminino a ideia de puxar mais para baixo o índice surtiu um efeito positivo na performance das atletas. Tanto o resultado de Marily quanto o da classificada Adriana Aparecida (2h29min17) são marcas que há muito não se via por aqui.

O prazo de obtenção do índice encerra-se no próximo domingo. Será que ainda teremos surpresas?

Parabéns a todos, sobretudo a Marily, que conquistou sua primeira vitória internacional!

Boa semana!

P.S.: Acho que se não pintar nenhuma mudança até o dia 29 darei início à campanha: "Leva, Marily!".

Site Globo.com

sexta-feira, 20 de abril de 2012

VIDA "LONGÃO" DAVI (DE STELLA MARIS AO LOBATO)


Guiados pela "estreia" de Davi, nesta manhã, três "Reis" Magros (Pataro, Joel e eu) acompanhado da "Rainha" Ivone partiram de Stella Maris até a longínqua Prainha do Lobato (25km), "coincidentemente", o caminho mais percorrido pelo pequeno Davi a bordo da aconchegante barriga da sua mamãe nos últimos oito meses.

Nem incenso, nem mirra, tampouco ouro. Nestes tempos difíceis até mesmo para a realeza e com pouco espaço na mochila que foi carregada durante todo o trajeto, a solução apareceu em forma de uma vaquinha (não de presépio) para comprar um presentinho de boas-vindas. 

Agradecendo a Deus, desejamos que toda paz, harmonia e força emanadas dos nossos passos durante as 03 horas da corrida de hoje, possam alcançar toda a família do menino Davi.

Giselly e Helder: os papais do Davi
Mas vamos aos detalhes do Longão Stella Maris - Prainha do Lobato.

Joel, Ivone, eu e Pataro
Às 6:00 da manhã saímos de Stella pela Alameda da Praia em direção ao Aeroporto, pegamos a Estrada do CIA até chegar na altura do Caminho da Barragem, de onde seguimos em direção à Boca da Mata.


A opção por este caminho se deu principalmente por ser em sua maioria estrada de terra (ao que nossos joelhos sempre agradecem).


Em Cajazeiras, passando pelo Pinicão, encontramos Carlinhos (que está a toda para enfrentar os 42,2km de Porto Alegre no mês que vem) fazendo tiros de 1.000 metros e, a partir de lá, tivemos a companhia de outros Pró-Maratonistas: Valdir e Gil.

Carlinhos dando tiro de 1.000 no "Pinicão"

Uma paradinha na Pedra de Xangô para fazer registro e tocamos o barco.


Saindo de Cajazeiras em direção a Castelo Branco as ladeiras começaram a se intensificar e enquanto Ivone arregalava uns olhões a cada pirambeira que se apresentava, Pataro, o rei das ladeiras, aproveitava cada uma delas para fazer tiro.


D. Avelar, Porto Seco Pirajá, Campinas. Por entre muitas ladeiras, paulatinamente avançávamos até chegar, enfim, à ladeira da Boa Vista do Lobato quando, curtindo aquela vista maravilhosa, começamos a descer na direção da Av. Suburbana. Estávamos quase lá.
Ivone, Carlinhos, Pataro, Gil e eu vestindo as camisas do Salvador Pró-Maratona
Alguns minutos depois estávamos na Prainha do Lobato de onde se pode ver o Porto dos Tainheiros na Ribeira. O interessante é que nenhum de nós havia estado ali antes, ou seja, corrida com turismo dentro da própria cidade.

Não conseguindo encontrar os papais do Davi, após as comemorações da chegada, retornamos aos nossos lares, felizes pelo dever cumprido.


Valeu galera! Vem na manha Davi!

Muita Luz para todos!

P.S.:
O maratonista brasileiro Tito Alves de Sena foi campeão da trigésima sexta edição da Maratona de Paris, realizada no último domingo. Dezenove atletas participaram da prova para pessoas com algum tipo de deficiência, mas que correm em pé, sem a utilização de cadeira de rodas.

Tito Sena terminou a Maratona com a marca de 2h33min26s. O pódio foi todo verde e amarelo, com Ozivam Bonfim em segundo, com o tempo de 2h42min, e Ezequiel da Costa em terceiro com 2h47min36. Todos os três corredores conseguiram tempos abaixo do índice mínimo definido pelo Comitê Paralímpico Internacional, de 2h50min.” (www.finalsports.com.br)

Franck Caldeira (2h12min03) e Damião Ancelmo (2h14min04) também estão de parabéns, ambos conseguiram na Maratona de Milão índice para os Jogos Olímpicos. Entretanto, por haver apenas 03 vagas, neste momento Damião estaria apenas na reserva já que Marilson dos Santos, um dos 30 melhores do mundo no ano passado, já está pré-qualificado e Paulo Roberto de Almeida Paula já tem 2h11min51, na Maratona de Barcelona.

E a emoção continua:
Neste domingo tem Maratona de Londres. Enquanto Marilson vai tentar superar o recorde sulamericano de Ronaldo da Costa (2h06min05). Solonei da Rocha, atual campeão panamericano vai tentar superar os 02h12min03 de Franck para ficar com a terceira vaga. E tudo isso por enquanto, porque a partir deste domingo teremos ainda uma semana de prazo para a obtenção do índice.

É aguardar para ver. Será que o Franck vai assistir à Maratona de Londres? Eu vou e vocês?

 Enquanto não chega a hora que tal um pouco mais do longão de hoje?

Abraços! 




Suburbana
Via Regional

Pistão em Cajazeiras
Br 324 engarrafada

Pinicão (Cajazeiras)





Estrada do Cia
Descendo a Boa Vista
Próximo ao Aeroporto