Galera pronta para começar: Deja, Vanuza Alan, Patrícia, Ana Alice, Bel, Zuleika, eu, Chico, Bira, Jamile, Paulo, Fábio, Angélica, Gil, Ronaldo, Valdir, Rosa, Manoel e Marcinha |
O certo é que já "ficamos freguês" e neste domingo, pelo quarto ano consecutivo, o Salvador Pró-Maratona juntou muita gente boa para encarar o desnível de 530 metros entre o pé e o topo da Serra da Jiboia no Distrito de Pedra Branca, Município de Santa Terezinha - Bahia.
O esforço exigido para a desafiadora subida de 6,5 km é recompensado pela sempre forte emoção que se tem ao contemplar a maravilhosa paisagem desde o seu ponto máximo, situado a 786 metros de altitude acima do nível do mar.
O friozinho gostoso, o piso de chão batido, o barulho dos riachos, o canto dos pássaros, tudo contribui para aumentar a magia deste nosso encontro anual, entretanto, uma vez mais necessito afirmar, o grande barato desta nossa festa continua sendo a amizade, a simplicidade e a junção de amigos que comungam de uma mesma paixão.
Sábado
Chico e sua família. Outro motivo do sucesso do nosso treino-festa |
Costumo dizer que conhecer e dividir algumas horas com Sr. Louro já vale a viagem. É muita energia boa numa "criança' de 85 anos.
A comilança foi ainda maior que nos anos anteriores. É incrível a variedade que em poucas horas Gil e Deja (as "cozinheiras" oficiais do grupo) conseguem produzir (rs).
Enquanto os quitutes não saiam, deu para tomar um licor, jogar dominó, dançar forró e ainda passar informações sobre o treino do dia seguinte.
Pareceu-nos bem positiva a mudança de data mais próxima do São João, que emprestou ao nosso encontro um tom ainda maior de festa junina.
Pareceu-nos bem positiva a mudança de data mais próxima do São João, que emprestou ao nosso encontro um tom ainda maior de festa junina.
Domingo
Após um ruidoso e nutritivo café da manhã, iniciado antes mesmo de raiar o dia e que teve a participação inclusive das pessoas que optaram por hospedar-se em pousadas próximas à “nossa casa”, pontualmente às 6h iniciamos nossa viagem para o distrito de Pedra Branca.
Na entrada da cidade de Santa Terezinha a carreata parou para fazermos a tradicional foto da Maria Fumaça.
Para enfrentar a garoa fina, a turma que ficou embaixo esperando começou um aquecimento ao som do forró.
Olha a cobra! |
E foi assim, cantando e dançando "Eu hoje tô pegando fogo, fogo, fogo, pra ter animação da festa, São João só presta puxando fogo" que às 7h começamos a nossa subida. Os temores, se é que realmente existiram um dia, haviam caído no esquecimento e via-se que todos estavam prontos para a diversão.
O resto foi o de sempre. Quem já esteve lá entende o que estamos dizendo. Obrigado Deus por mais um dia inesquecível e feliz.
Deja celebrando uma nova chegada ao topo da Serra da Jiboia |
Valeu, pessoal.
Até a próxima!
Serra da Jiboia: lugar onde moram as cobras |