Minutos antes da largada da R42k , com Pataro, Jacson (no 30k) , Manoel e Val |
No último dia 12 de setembro aconteceu em Salvador a Runners 42K.
Além da Maratona, o evento contou também com as distâncias de 30k, meia maratona, 15k, 10k e 5k, ou seja, distâncias para todos os gostos, folêgos e momento da periodização dos atletas, fazendo com que o domingo se tornasse uma verdadeira festa dos corredores soteropolitanos.
À exceção da meia maratona, que teve largada no Farol de Itapoan, todas as distâncias tiveram o Clube Espanhol como ponto de partida e chegada.
Manoel e Jacson (42 e 30 na mesma batida) |
Organizada pela Runners Assessoria Esportiva, a R42K, reuniu em torno de 600 participantes e, apesar de não ser uma prova oficial, com muitos pontos positivos, entre eles, destacamos a hidratação, postada a cada 2,5 km (em vários postos podendo ser encontrado isotônico em saquinhos)., e a pontualidade que, respeitando o regulamento, ocorreu as 4h30).
O CAMINHO DE IDA
Largando junto com a turma dos 30k, uma vez que não havíamos feito um aquecimento adequado, iniciamos a prova em ritmo o mais tranquilo possível.
Fruto de um antialérgico que havia tomado no fim do dia anterior, seguia meio sonolento e os primeiros copos de água foram mais para jogar no rosto que goela abaixo rs.
Nada que comprometesse muito a pegada inicial , mas a mente já buscava evocar provas felizes em que havia começado daquele mesmo jeitinho (a Maratona das Praias, com suas madrugadoras largadas, foi a primeira a surgir nos pensamentos) e que depois a coisa havia, por assim dizer ,"engrenado".
E a coisa foi fluindo...
Encontrar amigos e conhecidos pelo caminho, cruzar com os voantes primeiros corredores da meia maratona que haviam largado no sentido contrário. Em pouco tempo o dia já estava brilhante, afinal, parafraseando um famoso narrador de futebol:
Correr maratona é sempre muito bom. Correr maratona em casa é bom demais!!!
Longe do pelotão dianteiro, mas seguindo entre os primeiros, o percurso Ondina/Farol de Itapoan/Ondina foi essencialmente uma viagem solitária, tempo sempre muito bom para gente ir dando aquelas organizadas nos pensamentos, sem nunca esquecer de agradecer a Deus pela saúde e oportunidade de estar ali.
Por volta do km 18, a tomada de dianteira do amigo Franklin Santos trouxe-me enfim uma referência de ritmo. Naquele momento, apesar da turma do 30k já ter feito a meia volta, ambos (conversamos um pouco sobre isso enquanto ele me ultrapassava) desconhecíamos a colocação em que estávamos.
Dilson Damasceno vencedor da maratona masculina com impressionante 2h28 |
Por volta de Piatã, liderados por Dilson Damasceno, a turma da frente começou a passar e até chegarmos no Farol de Itapoan, Franklin e eu, descobriríamos que estávamos em 8º e 9º , respectivamente.
O CAMINHO DE VOLTA
Pataro e o sempre sorriso, sua marca registrada |
Nem bem havia iniciado o caminho de volta e logo cruzava com Pataro e Manoel. Sem disfarçar a surpresa por Manu estar ali (quase a completar a metade da maratona) na cola do compadre.
- Rapaz! Manoel tá aí atrás em sua cola.
- Ele já passou em minha frente 2 vezes. Disse um desconfiado Pataro.
Para nosso antigo "staff" rs, gritei: "Administra aí, pois se não quebrar fará umRPzaço''.
Mais tarde, quando estava voltando para a mais importante missão do dia, comprovaria que não estava certo. Manu se não conseguiu baixar seu tempo pessoal, tampouco passou "morto. No fim achei que, guardadas as devidas proporções, funcionou um pouco como aquele soquinho de Daniel Nascimento e Kipcogue na Maratona Olímpica de Tóquio. E tão certo como o Danielzinho vai longe, Manu ainda tem muita estória bonita para escrever.
Com 03 ultrapassagens no caminho de volta e o tempo de 3h 20' acabei fechando a prova em 6º lugar geral.
A MELHOR MISSÃO DO DIA
Bem em frente à Sereia de Itapoan, havia cruzado com
Val.
Val , momentos antes de fechar pela terceira vez os 42,2 km (a primeira numa competição) |
Da mesma forma que contara os rapazes,
vinha contando as moças e naquele momento nossa parceira de treinos do
dia a dia encontrava-se na quarta colocação geral feminina.
Uma rápida conferida no relógio me fez ver
que ""a filha '' de Mr. Running, iria passar a marca
da meia maratona conforme havíamos estimados (entre 1h54 e 1h56).
Concentrada como sempre, Val tomou aquele susto, quando pulei em sua frente e gesticulando avisei-lhe que as ponteiras estavam poucos metros à frente.
Não que a coisa estivesse fácil (sabia do potencial das
garotas que iam à frente), mas confiante e conhecedor da sua capacidade de
manutenção de ritmo, ao me afastar, ainda tive tempo mandar um grito de
incentivo: "Na segunda metade da prova sou mais você".
Confesso que dali em diante passei boa parte da minha prova
pensando no retorno de nossa amiga...
A ATLETA VALDENICE
A "filha mulher" do Prof. Marcelo Augusti em prova nas Dunas |
Colega de trabalho e de Canto Coral, um dia, não sem alguma
surpresa, (enquanto me pedia para dar uma opinião numa planilha que retirara de
um site) recebi de Val a seguinte pergunta:
- Você acha que eu posso correr uma meia maratona?
- Claro que sim! - Sem pestanejar, respondi-lhe.
Estávamos em meados de fevereiro. A prova em questão era
uma farol a farol em setembro de 2018. Correndo há alguns anos as tradicionais
provas de 5 e 10k , o tempo era mais que suficiente para que Val,
em se dedicando (sempre bom ressaltar), alcançasse sua meta.
Val realizando seu sonho de correr sua primeira meia maratona |
Proposta aceita, dali por diante, o que vi (e o que impressiona a todos que correm no dia a dia com esta moça) foi/é o seu comprometimento com todos os aspectos da preparação e o prazer inconfundível de quem aprendeu a desfrutar mais do processo do que,pura e simplesmente, do objetivo final. Lá se vão 3 anos, e tenho quase certeza que não chegaram a 3 suas "faltas" nos treinos.
Correndo para seu primeiro pódio geral : Vice-campeã dos 15 km na Volta do Parque de Pituaçu |
Veio a primeira meia. Em sentido inversamente proporcional
ao tempo gasto para completar os 21,1k, outras tantas meias vieram. Um ano
depois \(na mesma meia farol a farol , o primeiro título de campeã da faixa e
por aí foi...
Pódio geral em corrida de 10k |
Por volta do km 40 , com semblante bom e passo tranquilo,
nossa atleta vinha rodando para fechar sua terceira vez correndo 42,2 (as duas
anteriores havia sido em nossas simulações de prova, propostas como forma de
manter os treinos e a sanidade mental em meio a esse tempo de Pandemia).
Em breve, com o relógio marcando 4h 11' (nada mal para quem
acabara de correr uma prova com transito aberto em Salvador em pleno
setembro), Val cruzava o pórtico, sagrando-se vice-campeã geral feminina da
Maratona R 42K.
Pódio geral femino - 1º Conceição (Ceicinha) - 2º Valdenice 3º Júlia Inês |
É festa, é festa, é festa!
Organizador Prof. Felipe (Chokito), Bruno e pódio feminino |
Sérgio Dórea (mesmo dia fechando em primeiro da categoria sua Up Hill) |
Luanzinho tomando a primeira dose da vacina |
trote regenerativo com Lalá em Valente |
Com a camisa da Valente Running |
regenerando com Sérgio nas Dunas |
Nesse dia de festa, foi maravilhoso fechar com o segundo lugar geral, de nossa querida Val. Todos fomos muito bem. De volta as provas. Trabalhando a mente! Reorganizando os pensamentos logo após a largada, agradecendo pela as saúde e oportunidade dessa experiência! Parabéns a todos! A vc, Roberto, Manoel, Jacson e nossa Rainha Val! Bom demais! E vamos que vamos!
ResponderExcluirPataro
Vamos que vamos!
ExcluirCorrer maratona, eu sempre me perguntava se conseguiria, pois já estou quase perdendo a conta de quantas já fiz entre provas oficiais e provas criadas para finalizarmos períodos de treinos com nossa pequena porém unida e comprometida turma. Todos estão de parabéns e principalmente nossa amiga "Val" que com sua simplicidade e foco finalizou a maratona R42K em segundo lugar geral feminino!
ResponderExcluirValeu, Manu1
ExcluirMeus parabéns a esses atletas maravilhosos que buscam sempre desafios mais e mais.Cada um na sua mais todos com o mesmo desafio que é correr e se divertir sempre, fazendo muitas amizades e abrindo as portas para os novos. Meus parabéns a Val que se empenha tanto que sempre vai conseguir os objetivos uma guerreira,parabéns pelo segundo lugar no geral e a todos os outros colegas que servem de inspiração pra mim.
ResponderExcluirVal é uma querida, sempre concentrada, passinhos curtos e precisos, mantém o ritmo como poucos. Sua evolução é fruto da sua garra! Parabéns a todos!!! Essa cumplicidade e parceria são excepcionais. 👏👏👏
ResponderExcluirSu.
Bom ter você brincando conosco também!
ExcluirFoi lindo demais este dia, tudo perfeito, todo dia agradeço a Deus por ter me proporcionando o privilégio de poder estar com vocês. Vc Pataro e Manoel são inspirações, Val é sensacional corre numa elegância que dá gosto de ver, só posso dizer parabéns a todos... parabéns Val.
ResponderExcluirJacson.
Valeu, Jaquinha!
ExcluirVal é aquela companhia que todo corredor gostaria de ter ao seu lado, para tentar acompanha-la, ou em sua frente para tentar chegar nela, ou atrás para que se ouça seus passinhos e tente aumentar o seu ritmo pois se não será ultrapassado sem cerimônia. Parabéns Valzinha você é 1000, tenho orgulho de treinar com você.
ResponderExcluirVocês são fantásticos, grande exemplo de união, uma verdadeira família. Sou grato, por vivenciar o esporte ao lado de vocês.
ResponderExcluirBruno Fraga
Somos orgulhosos de ter vc no time!
ExcluirRoberto, muito obrigada!
ResponderExcluirFiquei sinceramente emocionada com o relato. Vcs despertaram algo em mim que eu desconhecia e tem sido muito bom!
Obrigada, meu irmão de vida e acada um que aqui comentou com tanto carinho sobre mim!
Vamos que vamos!
valeuuu, Val1 Vc verece rs1
ExcluirDe fato, é impressionante a garra e a vibração de Val. Tive oportunidade de correr ao seu lado em treinos e sei o quanto é fera. Tempos maravilhosos nas maratonas, sofre, mas chega sorrindo - preciso aprender isso - e segue reluzente. Com essa rainha, a cada dia confirmo que estou em um grupo onde a competição é a resenha pós-corrida.
ResponderExcluirQue legal amigo. Curto muito suas publicações. 👏👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirVocês são fantásticos, saudade dos treinos viu, parabéns pra essa galera mega top, Showwwww
ResponderExcluirVocês são fantásticos, saudade dos treinos viu, parabéns pra essa galera mega top, Showwwww
ResponderExcluirParabéns Roberto por mais este brilhante relato. Mas o destaque mesmo vai pra Val. Ela faz parte de uma das referências femininas que conheço no mundo da corrida. Poucas palavras, sempre sorridente, determinada, focada, e os resultados naturalmente vêm aparecendo. Parabéns Val, e o pódio já está se tornando uma constância e certamente muitos outros virão. Você é show!
ResponderExcluirMais um relato super legal Beto! Parabéns a tds pelo espírito esportivo, de união, amizade e fraternidade que são característicos de tds que participam dos treinos e empreitadas armadas por vc Beto! Vc é referência! E Val é a nossa Rainha das Areias...das Trilhas e do Asfalto! Parabéns Val...👍👍👏👏👏👏🏆🏆🏆🥇🥇🥇
ResponderExcluirBonito relato como sempre vocês são SHOW
ResponderExcluirMais que uma corrida, foi uma grande festa!!!! Linda a trajetória de Val. Eita mulher determinada!! Manu e Pataro, sempre firmes e dedicados. Você é o grande articulador dessa alegria! Parabéns, pessoal!
ResponderExcluirXero
Manoel sempre com muita garra! Tb orgulhoso por Val... Maratona já já vira a especialidade dela. Parabéns por incentivar a todos, Rob e por se manter sempre com ótimos numeros.
ResponderExcluirGostei dessa "prova"... Sigamos mostrando independência as grandes marcas e mostrando nossos eventos pequenos em números, mas gigantes wm amor ao esporte.