sexta-feira, 8 de abril de 2011

PRÓXIMA PARADA: URUBICI

Desde o dia 29 de março e durante os meses de abril, maio e junho, todos os treinos e eventuais participações em corrida terão como meta correr bem a Ultramaratona de Urubici, em Santa Catarina, no dia 18 de junho, meu objetivo principal neste momento. No dia seguinte, de bônus, ainda quero brincar de "soltar" a musculatura na Meia Maratona de Floripa.

Florianópolis por ser capital é bastante conhecida dispensando comentários, então gostaria de contar um pouquinho sobre a belíssima Urubici.

Conhecida como Terra das Hortaliças, Urubici fica a 170 quilômetros de Florianópolis. São 3:30 de ônibus (http://www.reunidas.com.br) com passagens em torno de R$ 40,00 e vários horários durante o dia. A eficiente sinalização facilita a vida de quem vai, como eu, de carro.

As Serras Catarinenses são o ponto mais alto do sul do Brasil e é o único lugar em nosso País que neva todos os anos, ainda que por poucos dias, durante o inverno. Urubici está a 915 metros acima do nível do mar e o Morro da Igreja (ponto culminante do município), a 1822 metros.

No Morro da Igreja, área de propriedade da Aeronáutica, está instalado o CINDACTA II, para controle do tráfego aéreo do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em 1996 ali foi registrado o recorde de temperatura negativa no País: - 17,8°, com sensação térmica de 40 graus negativos.

No centro da pequena e tranquila Urubici, que é cortada por uma BR, encontram-se bons restaurantes e pizzarias. E com aquele friozinho não há como resistir a um bom vinho. Outra coisa que chama a atenção por sua beleza no centro da Cidade é a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens que tem os quatro lados iguais.

As hospedagens não são muitas, portanto é interessante que se faça reserva com bastante antecedência. 
* * * 

Ano passado, dia 17 de junho (quinta feira), voamos, eu e minha namorada ("Titia" Lalá), para Florianópolis.  De carro alugado partimos numa viagem de pouco mais de duas horas pelas belíssimas Serras Catarinenses, chegando em Urubici no final da tarde, dois dias antes da corrida (realizada sempre no sábado). Ficamos na Pousada Arcanjo Rafael, que é bem simples mas muito aconchegante, com lareira e lençóis elétricos.

Na sexta bem cedinho saí para fazer um trote de 40 minutos e resolvi ir até o relógio digital que fica na entrada da cidade para ver quantos graus estava fazendo. Como era um dia de semana havia muitas crianças indo para a escola, todos debaixo de muita roupa pesada de frio e me olhando como se eu fosse um ser de outro planeta, correndo de short e camiseta àquela hora do dia. Ao chegar ao Relógio vi que estávamos "apenas" com 6° positivos, então resolvi esculhambar (rs). Tirei a camiseta e voltei correndo do jeito que gosto.

Já no estacionamento da Pousada, quando estava fazendo uns alongamentos (ainda sem a camiseta) vi que os corredores que estavam no café estavam me apontando e me chamando de maluco, admirados pela minha coragem. Após inúmeros comentários, disse-lhes que eu era assim porque vinha de um lugar muito frio. À pergunta "De onde você é?", feita quase em uníssono, respondi-lhes que era de Salvador e todos riram.

Por volta do meio dia fomos de carro até o Morro da Igreja, tentar ver um pequeno trecho da corrida (apenas 18 km, 9 subindo e 9 descendo, são no asfalto). Foi uma bela tentativa (rs). Uma intensa neblina não nos deixava ver nada a 2 metros de distância; mesmo assim, cautelosamente fomos subindo pela estrada até chegarmos à área da Aeronáutica, onde deveríamos mirar (caso pudéssemos enxergar algo), entre outras maravilhas, a Pedra Furada.

Receosos de uma colisão, fizemos meia volta na estreita estrada e, às cegas, buscamos coragem para sair de dentro do automóvel. Deveríamos ter buscado também força (rs); o vento quase não nos deixa abrir a porta do carro, era um huuuuuuuuuuuuuuuuuuuu bem forte e pavoroso. Com alguma luta para não sair voando, conseguimos ficar um pouquinho lá fora. "Titia" Lalá, que é hiper- mega friorenta (vestida com cinquenta blusas) correu de volta para o carro e eu, mesmo sendo "pecilotérmico", juntei-me a ela nesta corrida.

"Véu de Noiva" ao fundo
Na descida do Morro enxergamos uma estradinha para o Restaurante Véu de Noiva ao lado da Cachoeira de mesmo nome. Almoçamos uma deliciosa truta com paçoca de pinhão e, enquanto esperávamos a comida ficar pronta, fomos visitar a Cachoeira e acabamos descobrindo, por fitas de sinalização da EcoFloripa, que o Desafrio passaria por ali antes de sair no asfalto. Na saída do Restaurante ainda tivemos a oportunidade de socorrer uma vaca caída num córrego ao lado de uma placa de 17 km da Organização.

No próximo post: A Corrida!

5 comentários:

  1. salve irmãozinho... :-) eis-me aqui... Bom ver que já se integrou mesmo aos blogs. Urubici parece mesmo um desafio complicado. Mas te conhecendo sei que vai cumprir a missão mesmo assim... Ainda um na dúvida sobre a meia de floripa(pra mim) cara passeando pela net encontrei isso houseofchick.com/2011/03/era-uma-vez-um-corredor-john-l-parker.html da uma olhada aí... Abraços Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog.

    Para nós é uma ótims oportunidade de conhecermos o Brasil através das suas aventuras.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Roberto você tem energia para dar e vender, esta sempre em busca de novos desafios hem. Parabéns e ficarei daqui torcendo que você faça uma ótima Ultramaratona. Não irei me espantar se chegar com um pódio.

    Parabéns!! Espero te encontrar em uma corrida dessas por aí.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Samuel e Dart
    Se Deus me permir, estarei contando alguns "causos" aqui, tanto de aventuras passadas, quanto de aventura vindouras.
    Fazer um pódio em Urubici não é algo que eu possa prometer, (fui sexto na categoria no ano passado) mas com certeza estarei treinando e claro, sob a permissão de Deus, lutarei por isso no Desafrio.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Valeu Roberto espero que tenhas passado um Feliz dia das Maes fiquei muito satisfeito pela acolhida de sua parenta ao www.carlosdiasultra.com.br em Vitoria/ES. Segue sites amigos para vc se comunicar tambem www.esporteassessoria.com.br click mural de recados www.zonaalvo.com.br/recados www.casadocorredor.com.br/muralderecados www.runnersworld.abril.com.br click notascorridas/blogcorreria comente as noticias e envie tambem www.carlosdiasultra.com.br click parceria e envie noticias. Atenciosamente Elivan(ciclista/Ultramaratonista natural de Bananeiras/Pb residente em Joao Pessoa

    ResponderExcluir