segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DESCANSO ATIVO

abrindo o leito de um rio

Quando entrei no mundo das corridas, em quase todo bate-papo entre os atletas, sempre que o assunto era treino e descanso, via de regra, aos meus ouvidos ávidos por informação, chegava uma fórmula que parecia um consenso de tão repetida: treinar e competir o ano inteiro e, somente quando chegassem as festas de final de ano (tempo em que as provas de rua ficam mais escassas), aproveitar para tirar um longo período de férias do atletismo.

Na busca por uma vida longa, saudável e competitiva, ao longo destes cinco anos, aos poucos, fui tomando gosto por outra forma de “férias”: o “Descanso Ativo”.

A cada objetivo alcançado, principalmente os que envolvem as provas mais duras e longas, em vez de fazer uma parada total, opto por realizar, durante duas semanas, de 2 a 3 treinos em baixa intensidade, com duração em torno de 50' e que podem e devem ser feitos utilizando outras modalidades esportivas, como natação e ciclismo.

Nessas atividades em frequência cardíaca bem baixa, o oxigênio que é transportado pelo sangue com maior rapidez para as estruturas musculares (desgastadas pelos períodos de treinos intensos), promove uma melhor regeneração dos tecidos e células, antecipando o reequilíbrio do corpo.

Para melhor exemplificar, tomemos como base os quatro objetivos principais traçados (e cumpridos) para o ano de 2011:

Ao final de todos estes eventos, nas duas semanas seguintes, passei dos costumeiros seis dias de treino para no máximo três, sempre utilizando a velha bike nestes momentos ou trotes de 40' na grama.

Sem contar desafios outros que pintaram no meio do caminho (Double Marathon 84, Movimento Salvador Pró-Maratona, Testes da Nike SP-RJ), para os quais sempre reservei alguns dias de redução, é fácil notar que este ano acabei por ficar em torno de dois meses off. Essa distribuição ao longo do ano impede que eu retorne das "férias" tendo que começar tudo de novo.

Nos últimos dias meu treino tem sido dividido entre descanso ativo e descanso. Após a “pauleira” que foi correr 160km em 24 horas nos dias 26 e 27 de Novembro, o corpo pediu uma pausa maior e somente na quinta-feira voltei ao Pilates e ao Body Pump.
correndo com a "titia" Lalá
Muito além das vantagens para o corpo, as pequenas paradas beneficiam por demais a mente. São dias de treinos tranquilos, livres do cronômetro, e o melhor de tudo é que o ritmo mais leve é ideal para  incentivar/acompanhar pessoas que estão iniciando no esporte. Nessa esteira foi que estive no sábado acompanhando o treino de 50' de corrida da titia Lalá e, no domingo, fui dar uma pedalada com o casal Fernando (Pombo) e Manuela até a Pituba para assistirmos à largada da corrida Perini antes de voltar para casa.

Manuela e Fernando (Pombo)
Esse tempo mole (rs) deve ir até o próximo dia 14, quando pretendo iniciar os treinamentos de base para o ano de 2012.

Até a próxima!


de bike na largada da Perini

6 comentários:

  1. Grande Roberto,

    Como dizem, descanso também faz parte do treino, sendo parte importante para relaxarmos e recuperarmos o corpo para os dias que virão logo a seguir.

    Depois do Pró-maratona, levei um tempo apenas treinando leve, 3 vezes por semana e já estou de volta tendo a certeza que se não tivesse parado, hoje estaria totalmente acabado e sem ânimo para correr.

    Aproveite suas férias! rsrsrrs


    Abs

    ResponderExcluir
  2. Roberto

    Boas férias a você e toda a família.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Roberto,

    Parabéns pela "aula"! você é um exemplo a ser seguido....

    ResponderExcluir
  4. Roberto ontem eu falei que não estava conseguindo mandar msg em seu blog pq a caixinha abaixo como COMENTAR COMO não estava abrindo, daí fiz um teste e acho que o problema na hora de abrir o blog pelo GOOGLE CROME que está acontecendo isto, abrir hoje pelo Mozila Firefox e consegui, Segue a msg de ontem.

    Muito bom esse seu descanso ativo Roberto, tem atleta que chega no final do ano e para totalmente eu nunca fui de parar pq se parar basta uma semaninha para o rendimento ir embora todo...Parabéns pelo descanso ativo e com a família também...Parabéns pelos desafios concluídos em 2011 e que Deus te abençoe com muita saúde em 2012 para continuar nesse pique total...Agora me diz uma coisa essa praia que tá vc e seus filhos é Itapuan?

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  5. Realmente Roberto sempre ouço de corredores experientes o quão importante são os momentos de descanso.

    Por isso bom descanso entre aspas já que continua em ativades, ou seja descanso ativo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá Pessoal, obrigado pelos comentários.
    Jorge esta praia não é Itapuan mas fica bem pertinho e se chama Ipitanga.
    José Amâncio o Sr (vc) que é realmente um belo exemplo a ser seguido.
    Abraços!

    ResponderExcluir