quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CONFRATERNIZAÇÃO / CONVITE

Alan e Deja voando num  tiro de 400 metros
Hoje foi mais um dia de fazer trote. Para quem já está com comichões para sair correndo mais rápido, é muito difícil chegar ao local de treino, encontrar amigos fazendo tiros e ficar só ali rodando devagar. O negócio então é ficar dando incentivo aos companheiros e enquanto isso recorrer a um mantra pescado no Blog do meu amigo Jorge : "Os dias de treino leve existem para que possam existir os dias de treino forte". Paciência.

Para passar o tempo, enquanto lentamente caminham os dias de descanso da corrida, gostaria de contar um pouquinho sobre a diferente festa de Natal no encerramento na Escola de Rafael e Luan, que participamos ontem.


Tentando fugir da cultura lapônica de Papai Noel, neve e pinguim, tão distantes da nossa realidade, a Escola Classe trouxe como proposta contar um pouco dos saberes do nosso Brasil e, numa grande mistura de cores, sabores e ritmos, seus alunos mostraram as contribuições trazidas sobretudo por três povos: Portugueses, Negros e Indígenas.

Não obstante o fato de que poderia ter sido melhor desenvolvida, a idéia foi muito interessante. Em vez daquelas manjadas musiquinhas de Natal o repertório passeou por Ary Barroso, Dorival Caymmi, João Gilberto, Gerônimo, entre outros.

Em certo momento, enquanto encenavam algo em relação aos Indígenas, dei-me conta de que para muitos dos pequeninos ali presentes o Papai Noel é um cara real e o Índio, um ser mitológico. Mostrar-lhes que o Índio existe de verdade parece-me ser uma boa maneira de ensinar-lhes a admirar e respeitar as diversas culturas.

A manhã rapidamente foi embora. No final, toda a escola juntou-se numa vibrante oração (pais, filhos, professores e funcionários) e o verdadeiro espírito de Natal falou mais forte emocionando a todos. Os meninos fizeram seus lanches, os pais suas comemorações e, mais leves e já com saudades, tomamos o caminho de volta para casa.

  
LONGÃO 3 FARÓIS - CONVITE

Por falar em confraternização, no próximo dia 24 iremos celebrar nosso final de ano com um treininho (em torno dos 38 km) seguido de um café da manhã. A largada será na Praça Vinícius de Moraes, próximo ao Farol de Itapoan,  e a chegada, na Igreja do Bonfim. No caminho passaremos pelo Farol da Barra e pelo Farol da Ponta do Humaitá.

Quem quiser participar desde o começo ou a partir de algum dos pontos por onde passará o "bonde dos 3 faróis" é só manter contato por aqui ou através do email bikeselva@hotmail.com. 



9 comentários:

  1. Estou totalmente fora de ritmo. Fim de ano para mim é complicadíssimo, mas dá para fazer uns 15k ainda. Estou tentando treinar, mas só tá dando duas vezes por semana, um monte de gente de recuperação. Mas agora em janeiro vou treinar bem de novo pq estarei de férias.

    Qualquer coisa te falo!

    Bom feriadão.

    ResponderExcluir
  2. Grande Roberto, estou em Recife e achei excelente a data, pois minha esposa chega no dia 23, mas eu parto no dia 13 com os filhos e afilhada.
    Creio que irei, se Deus quiser, fechar com chave de ouro este ano de corridas e superações.
    Vamos para esses 38 km!!!
    Abraços.
    Vitório

    ResponderExcluir
  3. Grande Roberto,

    Estarei presente sim, mais ainda sem uma distância estabelecida, se tiver como colocar um percurso como da última vez será interessante para todos que queiram participar.

    Um forte abraço!

    Bom descanso!

    ResponderExcluir
  4. Fim de ano não passo aqui Roberto por isso não estarei presente, costumo passar com a família em Jacobina, devo regressar apenas 26 de dezembro por conta do aniversário de Lucas. Mas desejo um excelente treino para vocês e um bom fim de ano para ti.

    Que o ano que se aproxima e sempre seja de muitas realizações.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Estava essa semana falando com Rodrigo a seu respeito, quanto a sua determinação que impressiona a todos nós... Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Roberto, bacana a idéia mas esse ano não devo mais fazer nenhum treino nem corrida longa. Só retornarei à ativa lá pela segunda semana de janeiro. Amanhã recebo minhas visitas - cunhados(as) de Belém para as festas de final de ano. Por enquanto ficarei apenas na Academia. Um grande abraço e bom "treininho" rs para todos.

    ResponderExcluir
  7. Não sei se estarei bem para fazer esse longão, porém desde já estou com vontade...
    Tenho que passar pela extração de 4 dentes... ai já viu né? ...
    De Qualquer forma desejo um ótimo treino para todos os amigos corredores, Feliz Natal e Tudo de melhor em 2012!

    ResponderExcluir
  8. Ivone e Lucas o percurso do longão será o seguinte: Sairemos do Farol de Itapoan por volta das 5:30 em direção ao Farol da Barra, subiremos Lad. da Barra, Contorno e faremos o caminho em direção ao Igreja do Bonfim, com uma desvio para passar no Farol da Ponta de Humaitá. Dependendo de quantos km vcs queiram fazer a gente estima o lugar e o horário, conto com vcs por lá.
    Vitório se quiser fazer os 38 todo a gente acerta uma carona para te levar ao FArol de Itapoan, outra possibiidade é vc esperar nossa passagem em Jaguaribe. Vc decide.
    Audir, obrigado pelos elogios... que tal ir nos acompanhando na bike no dia 24?
    Alan, Dart e Sandrinha mesmo que não estejam presentes fisicamente estarão lá conosco de coração. Mas se resolverem mudar de idéia não precisa fazer cerimônia...é só aparecer.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Eu estarei lá presença confirmadissima...
    Abração Eduadro

    ResponderExcluir