quinta-feira, 15 de setembro de 2011

OS 25 KM DO ULTRA DESAFIO DA NIKE

Com a missão de fazer 25km na melhor das minhas possibilidades, na tentativa de buscar uma vaga na Corrida SP-RJ, promovida pela Nike, hoje logo cedo, junto com Gil, dirigia-me ao Pistão, local escolhido para realizar a prova.

Num circuito de 06km de asfalto montávamos à beira da pista um Posto de Hidratação, recheado de água e maltodextrina e, enquanto armávamos o circo, integrantes do SALVADOR PRÓ-MARATONA iam se aproximando para saber do que se tratava. Carlinhos (a quem havia pedido ajuda como coelho) já estava por lá e explicava aos demais qual era o propósito daquele “circo”.

Após tornar a calçar o tênis (que havia tirado para que vissem como era o chip da Nike), alguns minutos de aquecimento e algumas resenhas sobre a meia do domingo passado, anunciei que ia começar a brincadeira.

Gil (“até onde desse”) e Carlinhos eu já sabia que iriam comigo, mas qual não foi minha felicidade quando vi Alan, Valdir e Chico, a despeito de também não gostarem de treinar em asfalto, juntando-se a nós para me dar uma força na prova.
Carlinhos, eu. alan e Valdir

Eu,Gil, Alan e Carlinhos
1 hora, 40 minutos e 43 segundos foi o tempo que levei para fazer os 25km (o que, neste momento, me dá o 9º lugar no Desafio). Certamente, sem a presença destes amigos não teria conseguido tal façanha. Alguns precisaram ir embora antes por causa de compromissos, outros, como Gil e Valdir, deixaram de correr para virar staff e nos ajudar na entrega das garrafas. Somente Carlinhos, cumprindo seu contrato de Coelho de Luxo, ficou até o fim da prova.  Agradeço a todos pelo carinho.

Finda esta corrida, outra começaria imediatamente para dar tempo de pegar os meninos e levá-los ao Otorrino.

A Nike 600 (que agora passou a chamar-se Corrida SP-RJ) já começou. Desde 2009 que esta prova figura como meu maior desejo de corrida, superando inclusive o sonho de ir à Comrades. Entretanto, só este ano consegui ficar sabendo a tempo de poder participar do período das seletivas, única forma, para quem está na Bahia, de tentar uma das 05 vagas masculinas na equipe NikePlus Nacional UltraDesafio.

Para quem ainda não conhece, esta é uma prova de revezamento que dura 03 dias, com largada no Ibirapuera e chegada em Ipanema.
  
Um pouco mais de 200km por dia é o que precisa ser percorrido pela equipe Ultra Desafio, que contará com 6 titulares (4 homens e 2 mulheres) e 2 reservas (1 homem e 1 mulher). Dá cerca de 30 km por dia para cada participante, sendo que geralmente cada integrante corre duas vezes num mesmo dia.

Não são distâncias fixas, mas, apenas para dar uma idéia, seria como se o primeiro corredor cumprisse 15km e, após os outros 5 titulares correrem distâncias semelhantes, voltasse a fazer mais 15km.

A recuperação entre uma corrida e outra é feita dentro da Van e só no final do dia é que se chega às vilas montadas pela Nike (a chegada do1ª dia é em Maresias e o  2º dia é em Angra dos Reis) onde, entre outras coisas, encontram-se massoterapeutas, fisioterapeutas, etc.

A corrida é proibida à elite. Por lá grandes nomes como Vanderlei Cordeiro e Franck Caldeira acompanham os três dias de corrida apenas como padrinhos. Os critérios de performance exigidos para os atletas do Ultra Desafio são:
Pace:
Homens entre 3’30” e 4’30”
Mulheres entre 3’50” e 5’00”

Abaixo o Cronograma do Processo de Seleção:
Equipe Ultra Desafio
08 a 11/09
1º Desafio: Força: maior Km em 4 dias

13 a 16/09
2º Desafio: melhor 25K

18 a 20/09
3º Desafio: melhor 21K

22/09 – Divulgação dos finalistas dos Desafios virtuais

24 e 25/09 - Seletivas Presenciais

A prova será realizada entre os dias 20 e 22 de outubro.

Agora é lutar e esperar para ver o resultado.

Bons treinos!

6 comentários:

  1. Grande Roberto,

    Estou na torcida e espero te ver por lá, fiquei doido quando soube dessa corrida, do desafio... rsrs É bem a sua cara!!!

    É sentar a bota e esperar a convocação!!!

    Um forte abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Oi tio
    eu to muito zangado com voce so fala de corrida corrida corrida e nunca anda de bicicleta.
    eu garanto que nem deve saber que nao uso mais rodinha nehuma pra poder pedalar sem cair e que meu pai disse que quando eu tiver deis anos vai me dar uma bike das grandes com marcha e tudo. nem quero mais a camisa ja que é so praquem corre e eu prefiro andar de bike no plei ou entao la na pistinha de bicicleta que tem na praia.

    tiau

    pedrinho muito bravo
    mas ainda gosto do senhor viu?

    ResponderExcluir
  3. Roberto, tenho certeza de que vc vai conseguir essa vaga. Vou ficar na torcida e fica frio porque essa prova é bem do jeito que vc gosta. Obrigada pela mensagem no meu BLOG. Amanhã farei o meu máximo e logo estaremos correndo nossa Maratona em casa.
    Grande abraço, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Grande Roberto!
    Você merece participar!
    Vamos torcer.
    Um abraço
    Pataro

    ResponderExcluir
  5. Vixe, Pedrinho Retou viu Roberto... Não esqueça do seu esporte base rapaz!
    E é sempre um prazer treinar com vocês.
    Bons treinos para todos e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  6. Pessoal!
    Obrigado pela força.
    Pedrinho, não briga com o tio nao. No domingo pedalei e até coloquei foto, não viu não?
    boas corridas e pedaladas para todos!

    ResponderExcluir