quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PERÍODO DE BASE/ LONGÃO DO NATAL (3 FARÓIS)

Pataro e Chico na Estrada da Barragem
Que atire a primeira pedra o corredor que nunca ouviu falar que o treinamento de base é importante e jamais deve ser negligenciado.

Como o próprio nome diz, é um treinamento que servirá de alicerce para a temporada que se inicia, fortalecendo o atleta para aguentar o tranco das competições vindouras. Quem faz uma boa base (1 a 2 meses) estará menos suscetível a lesões ao longo da temporada.

Segundo Marcelo Augusti este é um momento em que "além do aprimoramento da resistência aeróbica, os corredores devem ter uma preocupação extra no que diz respeito aos treinos de força e resistência muscular, que podem ser realizados por meios de circuitos, corridas em encostas, na areia da praia ou fazendo musculação". Para ele, os treinos desta etapa devem consistir em “rodagens de média e longa duração em ritmo confortável/moderado e fartleks, onde a velocidade será trabalhada".

Com relativa frequência ouvem-se de corredores que estão retomando seus treinos após o período de transição (férias/descanso ativo) comentários sobre o temor de abandonar por um tempo os treinos de tiro e sofrer queda na performance, principalmente no quesito velocidade. De minha parte acredito que até mesmo a mente se beneficia deste aumento gradativo de volume/intensidade e que, quando chegar o momento certo dos tiros (preparação específica), tudo fluirá mais segura e tranquilamente.

Outro lado bom deste tempo é a indicação de diferenciar o piso e correr mais em lugares de grama/terra/areia, o que geralmente nos leva a ter mais contato com a natureza.

Eu e Chico
Tendo como objetivo maior do primeiro quadrimestre um RP na Maratona de Santiago (1º de abril), já me encontro no período de base e os treinos vêm se sucedendo bem tranquilos e prazerosos.

Nesta terça, eu, Gil e Chico fizemos nosso fartlek na grama do Pinicão (50 minutos).
Na quarta, o treino de rodagem, que durou 1h40min (desta feita com Pataro e Chico), entre Cajazeiras e a Barragem do Rio Joanes, teve a maior parte do seu percurso em estradas de terra batida num caminho que carinhosamente já apelidamos de “Ecológico”.

LONGÃO DE NATAL
Com a filha na Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat na Ponta do Humaitá
Ontem também foi dia de ir ao Bonfim medir distâncias e sondar um local que fosse possível aos que vão participar da festa (isso não conta como treino de base rs). Junto com minha filha (Larissa) rodei bastante por lá à procura de uma casa de sucos ou de açaí e a melhor opção encontrada foi uma padaria que serve lanches e sucos. No Farol de Humaitá (1km antes de chegar ao Bonfim) há um senhor famoso pelo seu Caldo de Cana, entretanto acabamos desistindo de fazer um teste dada a morosidade com que ele se movia para atender as pessoas que por lá já estavam.

O percurso total será de 37km.

Farol de Itapoan - Farol da Barra: 22,5km (breve parada para fotos e ingresso de novos corredores);
Farol da Barra - Farol de Humaitá: 13,5km (breve parada para fotos e quem sabe um mergulho);
Farol de Humaitá - Igreja do Bonfim: 1,0 km (ponto final e, para os que estiverem interessados, festa na padaria).

Uma outra opção para quem quiser participar fazendo menos quilômetros é ir do Elevador Lacerda ao Bonfim (8,5km) que, inclusive, sendo um trajeto parecido com o da Corrida Sagrada já pode servir como treino.

Durante a corrida estaremos usando celular e quem quiser monitorar onde o grupo se encontra poderá fazê-lo através do número 8228-2209.

Estamos tentando ver alguém de bike para nos acompanhar e ajudar na hidratação, mas a recomendação é que as pessoas carreguem seus cintos/mochila de hidratação.

Como o grupo que sairá de Itapoan já está acostumado a rodar junto, a estimativa é que alcançaremos o Farol da Barra entre 7:30/8:00. A partir da Barra, após o ingresso da galera que vai fazer a "São Silvestre baiana" (rs), caso seja preciso, nos dividiremos para ajudar os que estiverem mais lentos.

Quem quiser confirmar participação pode fazê-lo por aqui ou via e-mail (bikeselva@hotmail.com).

Que venha o dia 24!


Larissa (filha)- Praia de Boa Viagem vista do Forte do Monte Serrat

5 comentários:

  1. Vou encontrar com o grupo na Barra. E vamos fazer uma linda festa! Até lá!

    ResponderExcluir
  2. Grande Roberto,

    Esse treinão/festão caiu como uma luva nesse fim de ano e tenho amigos já confirmados nele!!

    Seremos um grupo novamente bonito nesse treino!

    Até lá!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Grande Roberto!
    Parabéns pelos ensinamentos e pela iniciativa. Fazer parte do seu grupo é um privilégio. Pena que não vou poder participar, por motivo de viagem, mas gostaria muito de fazer o último trecho, saindo do Elevador Lacerda (tb é só o que o "veinho" aguenta!!!). Bom treino para todos os participantes. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Caracas, sendo verdadeiríssima sempre tive vontade de perguntar quem era aquela moça da foto do seu face com seu s filhos. Morria e não sabia...Quer dizer que é sua filha???Nosssa...parabéns!3 filhões...Bom pai!

    Quero desejar um bom treino amanhã para vocês
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Andar de moto faz com que eu vá de calça jeans na praia! rs
    Foi bem legal o passeio pai!
    Bjux

    ResponderExcluir