domingo, 11 de novembro de 2012

92,4KM DE TREINO ESPECÍFICO PARA CAMPINAS

Gil, Pataro e eu - missão cumprida
Sob orientação de Marcelo Augusti realizamos nesta quinta/sexta-feira o último treino específico para as 24h de Campinas.

O Plano
A estrutura do treino, que buscava simular situações enfrentadas nesse tipo de prova, era a seguinte:
  •  Quinta à noite: 30km (ritmo confortável);
  • Sexta pela manhã: 4 x 15km = 60km (confortável / pausa 30').

Nas pausas, a ordem do Professor era “fazer todo tipo de procedimento que se pretende realizar na competição (troca de calçados, roupas, alimentação, hidratação, imersão no gelo, etc)”.

Esses intervalos, que em princípio parecem feitos para descanso, na verdade servem para complicar ainda mais o exercício, já que a cada recomeço teríamos que lutar contra o enrijecimento natural das articulações após longas paradas.

Outra coisa importante era o tempo de recuperação entre os dois treinos, que deveria ficar na casa de 6 horas.

Para adaptar o treino às agendas de meus dois parceiros de prova (Gil e Pataro), naturalmente foram necessários alguns ajustes e, infelizmente, por causa do trabalho, Gil só pode participar do treino da manhã.

A Execução - PARTE 1 (30Km)



Às 18:00 da quinta-feira, saindo da Igreja do Rio Vermelho, em ritmo tranquilo seguimos (Pataro e eu) até o Posto Plakafor em Piatã, onde nos aguardava a maratonista Vanuza, que nos acompanhou nos 15km da volta, mesmo tendo feito tiros pela manhã.


Quem me conhece sabe que sou um atleta madrugador, mas correr na orla à noite com aquela brisa gostosa, enquanto o papo, os causos e as risadas rolavam soltos foi realmente muito agradável, e ao final nem dava para acreditar que já haviam se passado 3 horas e 05 minutos de treino.

Pataro e Vanuza
Agradecemos a presença de Vanuza acompanhando-a até o ponto de ônibus e disparamos para nossas casas, afinal já passava das 21 horas e às 4:30 estaríamos em ação novamente.

Finalizando treino da noite
* * *
Fui para a cama pouco depois das 22 horas e às 3:10 já estava de pé novamente.

Não dormi muito bem, acredito que o açaí tomado pouco antes de deitar influenciou negativamente em meu sono e curiosamente acordei sentindo as pernas doloridas. Digo curiosamente porque quase nunca sinto dores musculares, mas enquanto arrumava o arsenal hídrico que levaria para o treino construí a seguinte teoria para depois discutir com os amigos: longões feitos à noite, imediatamente seguidos de uma dormida, não são bons para os músculos. O que a gente anda pra lá e pra cá no pós-treino diurno é o que favorece a recuperação muscular. Será? rs

Bem, divagações à parte, após alguns copos-d’água, batata-doce, leite de soja e BCAA (olha aí o que ando comendo Pataro... rs), levando Gil de carona, dirigi-me ao Dique do Tororó.



Aproveitando os 2.600 metros do circuito, acertamos fazer 04 blocos de 06 voltas, o que elevaria nosso treino para 62,4km.

Os intervalos variaram entre 20 e 30 minutos e neles optei por lavar o rosto, tomar água de coco e deixar as pernas mais altas que o corpo.

A Execução - PARTE 2 (62,4Km)


Eu, Gil e Pataro (ao fundo a Fonte Nova (Estádio) sendo reconstruído para a Copa 

CAPÍTULO I
1º bloco - 1h25’04
15'23
14'11
14'42
13'22
14'36
12'49


Às 4:45 disparamos nossos cronômetros. Ainda na primeira volta recebemos com alegria a chegada dos amigos e maratonistas Joel e Edmilson, que foram lá para nos dar uma força e correram conosco as primeiras seis voltas.


Neste primeiro bloco, após iniciarmos com voltas de 15 minutos passamos a fazê-las um pouco mais rápido e fechamos os primeiros 15,6km em 01h25’04.



Enquanto desfrutávamos do intervalo, seguindo para seus afazeres, Joel e Edmilson despediam-se de nós.

CAPÍTULO II
2º bloco - 1h31'03
16'18
14'37
15'14
14'49
15'10
14'54

Às 6:45 começamos o segundo bloco de 06 voltas.



O Dique já estava cheio de corredores; volta meia, quando alguém mais rápido (mas num ritmo ainda confortável) nos passava, aproveitávamos para pegar uma carona e, geralmente, em meio aos bate-papos que estabelecíamos com nossos coelhos, só os deixávamos quando completavam seus treinos.

Gil pegando carona no ritmo de outros coredores

Desse jeito, em 01h31’03 completamos mais 15,6km.

CAPÍTULO III
3º bloco - 1h33'17
18'14
14'34
15'46
14'55
15'04
14'41

Após o intervalo iniciamos o terceiro bloco. As pernas pesavam neste novo recomeço, mas em menos de três minutos já me sentia solto novamente.


Sentindo mais o treino, Pataro começou a diminuir o ritmo e acabou parando na terceira volta reclamando de violentas câimbras.

Sugerindo que aproveitasse para treinar e fosse caminhando (algo comum em prova de 24 horas) segui adiante com Gil, mas ao completarmos a 4ª volta encontramos Pataro parado, afirmando que ficaria até o final para nos ajudar mas que não iria correr mais.

Naquele momento Pataro estava com 15 voltas, que multiplicadas por 2.6 dava 39 quilômetros. Tentando fazê-lo retornar ao treino, enquanto abríamos a nova volta, informei-lhe que com pouco mais de um volta ele completaria pelo menos uma Maratona e aos gritos provoquei: “Vai perder?”

Apertando o ritmo para tirar a diferença das primeiras voltas fechamos o terceiro bloco em 01h33’17.

CAPÍTULO IV
4º bloco - 1h40'35
18'25
17'12
18'04
17'32
16'34
12'46

Às 10:37, após vinte minutos de intervalo, com o time novamente completo demos início ao quarto e último bloco de 06 voltas.

Não averiguei se foi o descanso ou a provocação, só sei que apesar de todo desconforto Pataro estava ali novamente conosco tentando fazer mais alguns quilômetros.

Após os primeiros minutos de recomeço e o paulatino destravamento das pernas, já estávamos querendo acelerar de novo, entretanto, temendo novas câimbras, nosso guerreiro seguia num ritmo excessivamente lento.

Correndo ao seu lado para incentivá-lo a dar o maior número de voltas possível, Gil e eu íamos contando causos para distrair o amigo, quando um cansado Pataro me fez a seguinte pergunta:
- Beto, você não tá sentindo nada?
(Poderia ter feito essa mesma pergunta ao incrível Gil, mas certamente fê-la a mim lembrando-se dos 30km da noite anterior).

Àquela altura do campeonato, já confiante (e mestre em esconder as dores), acelerei um pouco, dei um giro, voltei e sorridente respondi:
- Não!

Então com uma cara ULTRA engraçada, que destoava completamente da dor que estava enfrentando Pataro arrematou:
- O que é que você come?!  
Caímos todos no riso.

No meio da terceira volta Pataro anunciou que iria parar ao completá-la então resolvemos (Gil e eu) retomar o ritmo antigo.


Quando fechamos a quarta volta, Pataro nos esperava com duas coca-colas de 600 ml, indicando que era uma para cada. Não havíamos tomado refrigerante em nenhum momento e coincidentemente eu acabara de ter esse desejo.

Em vez de pegar uma para cada um como sugerido por nosso staff falei com Gil para usarmos uma para cada volta que faltava.

Quando iniciamos os últimos 2,6km e passei a mão na outra coca-cola, Pataro nos avisou que só faltava aquela volta para completar. Aos gritos (santa endorfina!) disse-lhe que não iríamos apenas completar e sim mandar um RP na última volta, acrescentando: “Quem mandou nos dar coca-cola?”

Numa parceria incrível fomos eu e Gil forçando o ritmo um para o outro, incentivando, incentivando e (nem eu mesmo acreditei) não é que a 24ª volta foi a mais rápida de todas? 12’46, o que dá um ritmo de 4’54/km. Nada mal para quem estava correndo desde as 4:40 da manhã.

O último bloco foi completado em 1h40’35.


Passava um pouco do meio-dia quando demos por encerrado nosso último trabalho (específico) para as 24h de Campinas. Nas últimas 18 horas havia corrido 92,4km e, com essa aceleração final, é claro que saí muito feliz com o treino.

Até a próxima!


Algumas horas depois contando estórias para os filhotes e sua coleguinha Yasmim


Anoitecer do Rio Vermelho
Adicionar legenda



Amanhecer do Dique do Tororó

14 comentários:

  1. Que treino massa!

    Qdo me ligou estava trabalhando e te liguei mas não conseguir falar! Próximo finde estou livre se for correr fala comigo!

    Parabéns para todos os guerreiros ultras!

    Com saudades de todos!

    Bj e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Ivone!
    Não foi fácil mas foi bom...rs. Deixei recado para várias pessoas. O pior caso foi Ângela que ficou de nos esperar em Piatã (mesmo lugar que estava Vanuza) para fazer 15 e quando nos ligou avisando que estava lá a gente já tava quase no Jardim de Alah!
    Teremos outras oportunidades... Na terça agora teremos um treino pauleira. Pirâmide de tiros ( 2 x 500, 1.000, 1.500 e 2.000) em estrada de barro enladeirada.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Grande Roberto! a minha pergunta é a mesma de Pataro: o que é que você come? Seja lá o que for, parabéns, extensivo aos demais guerreiros e parceiros (Gil e Pataro). Não tenho a menor dúvida de que vocês farão um enorme sucesso nas 24 horas de Campinas. Vamos q vamos...

    ResponderExcluir
  4. Amâncio,
    Obrigado pela torcida e pode ter certeza que todos nós estaremos em frente a tv para torcer por você na SS.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Que beleza de treino Ultra!
    Apezar das dores e caimbras... quando termina é uma maravilha!
    Em Campinas devo acompanhar vc na estrategia, alimentação, hidratação e medicação se necessário, só não no ritmo!
    Um abraço
    Pataro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pataro,
      Enfrentar momentos difíceis em treinos longos como o que fizemos é absolutamente comum. Nestas horas em que a parte física não está indo muito bem é que a mente deve tomar as rédeas da coisa.
      Quando conseguimos superar estas adversidades é que começamos a ter uma idéia do quão forte podemos ser e deixa de onda com esse negócio de ritmo... só lá na hora é que iremos saber como estaremos... o bom é que este ano teremos o Monstro Gil correndo ao nosso lado.
      Abraços.
      P.S. - O treino de tiros em pirâmide desta manhã foi show. Rapadura é doce mas não é mole...rs
      Abraços!

      Excluir
  6. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Roberto muito bom o longão de vcs para preparação para Ultra 24h de Campinas parabéns...Esse Marcelo Augusti é aquele treinador da Revista CR? Outra coisa vcs não realizaram nenhum treino ao meio dia ou na madrugada pois falo isso pq esses dois horários que sao criticos e vao lhe ajudar muito...Veja também se faça no minimo 2 vezes por semana musculacao para ajudar muito.

    Boa prova campeão, estarei na torcida por vcs.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Jorge!
      Na semana passada mesclando bike e corrida fiz um treino de meia noite as oito da manhã mas o ultimo longão feito entre 10 e 14 horas já faz um tempinho (setembro).
      Marcelo Augusti é sim o Mr. Running e meu orientador e incentivador há 4 anos. Nõ lugar da musculação faço um body pum e pilates completamente voltado para minha corrida que é pra dar uma segurada.
      Obrigado pela torcida!
      Abraços!

      Excluir
  7. Grande Roberto,

    Que treino hein? Tenho certeza que na ultra conseguira alcanças os objetivos almejados. Os três darão um show à parte dentro da corrida.


    Parabéns!!

    Também estou voltando aos poucos e o objetivo agora é treinar para a Corrida de Aracaju!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Lucas!
      Quando estiver treinando para Aracaju se quiser companhia (principalmente nos treinos mais longos)pode contar conosco.
      Abraços!

      Excluir
    2. Vou querer sim companhia para os treinos longos!!

      Quero correr melhor essa corrida, que me deixou boquiaberto com o público presente! Foi sensacional!!

      Abs!

      Excluir
  8. Treino show que pena que falta tempo pra colar com vcs. Cristiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Cristiano!
      A gente tem um montão de outros treinos de menor tempo se quiser participar é só dar um toque.
      Abraços!

      Excluir
  9. Essa simulação deve ter aumentado e muito a confiança de vcs para encarar as 24h. Perfeito!

    Abraços e bons treinos!

    ResponderExcluir