quinta-feira, 29 de novembro de 2012

OS 190 KM NAS 24H DE CAMPINAS



De volta ao Parque

De repente amanheceu e novamente estávamos (tia Lalá, eu, Pataro e Gil) na entrada do Parque do Taquaral.

A visão de nossas barracas no mesmo lugar em que as deixamos, ao mesmo tempo em que punha fim ao receio que alguém, durante a ausência noturna, houvesse vetado o local escolhido, lembrava-nos que aquela seria nossa residência pelo menos até o domingo meio-dia.

Com Robertinho, Tomiko e Áureo Lavinas
- Ainda dá tempo de desistir! Falei, em tom de brincadeira, mas ninguém me deu ouvidos. Já tava todo mundo na concentração.

A hora estava chegando e o frio na barriga só fazia aumentar, quando os acordes do Hino Nacional começaram a espalhar-se pelo Parque. Embora estranhando a antecipação, agradeci aos céus e, mão no coração, fui juntar-me ao resto da tropa.


As lágrimas ainda escorriam em meu rosto quando soou a buzina de largada e, desejando sorte a todos, comecei a colocar em prática um certo plano ousado.

No Jantar de Massas da noite anterior havia conhecido o simpaticíssimo Ivan do Espírito Santo, ganhador da 1ª Edição das 24h de Campinas, e apesar da conversa rápida que tivemos, sua tranquilidade me impressionou tanto que na ida para o Hotel fiz o seguinte comentário: “Aquele cara tá com jeito de campeão, vou me arriscar, mas é ele quem vou tentar seguir na prova”.


Agora a prova já estava rolando e, cumprindo o prometido, tendo, para minha enorme satisfação, o amigo Gil ao meu lado, ia seguindo bem de perto Ivan, que ia ladeado pelo excelente Delino Tomé.

Delino, Ivan, eu e Gil
 Os primeiros 2.725m foram percorridos em 13’12 e ao passarmos por um ponto da pista deu para ouvir o técnico recomendando a Ivan que passasse mais perto dos 14 minutos na próxima vez. Achei aquilo perfeito, pois era exatamente o que tinha me proposto em relação a tempo de volta.

Logo na segunda volta anunciei a Ivan que tencionávamos (Gil e eu) “pegar carona” pelo maior tempo possível.

- É um prazer! (típica resposta de Campeão)

Na oitava volta, quando passávamos pelo técnico de Ivan ele “nos” anunciou que o líder estava a 300 metros. No ritmo forte que vínhamos correndo (com todas as voltas ficando na casa dos 13’/14’) imaginei que logo iríamos alcançar o Mauro Rosa, mas para minha surpresa, quando “abri o olho” o Campeão da edição do ano passado já estava dando um capote na gente.

Confesso que fiquei meio preocupado quando vi o cara indo embora, mas a tranquilidade com que Ivan recebeu aquela ultrapassagem, nenhum músculo denunciando o golpe, trouxe-me a certeza de que a estratégia deveria ser mantida.

Mantendo a mesma pegada, aos poucos uma conversa monossilábica começou a rolar e frequentemente Ivan ia nos dando dicas, inclusive quanto ao melhor traçado na pista. Algumas vezes parecíamos (Gil e eu) “os sombras”, pois  cada movimento de relaxamento à frente, instintivamente era reproduzido por nós atrás.

Continuando a brincadeira de “siga o Mestre”, na hora que começaram a servir purê e macarrão passamos a mão nos copinhos e, sem diminuir quase nada do ritmo, fizemos nosso almoço em pleno movimento.

Acusando dores, Delino foi o primeiro a deixar o bonde. Com três horas um dos staffs de Ivan ordenou-lhe que parasse na próxima volta, no que foi acompanhado por Gil e, sozinho, segui adiante na mesma toada.


Com 04h30 de prova e quase 50km rodados fiz uma parada para trocar o tênis baixo, que não estava dando conta do terreno pedregoso e, aproveitando o tempo que a empolgada “ultrastaff” tia Lalá iria gastar para trocar o chip, pedi ao Fisioterapeuta uma massagem que soltasse meu pescoço. Santa Massagem!


Faltava pouco para as 03 horas da tarde quando voltei à pista.

Com as pernas enrijecidas, a primeira volta foi pra lá de lenta. Sabia que precisava ter paciência até que elas destravassem, entretanto mesmo naquele ritmo a coisa estava sendo muito sofrida.

Algumas voltas se desenrolavam e nada das dores e travamento me abandonarem.

Aliás, a coisa ficou tão feia que comecei a imaginar a possibilidade de não resistir. Foi preciso usar muitos argumentos para me convencer que tinha que permanecer ali: o tempo gasto em treino; a expectativa dos amigos; a contagiante euforia da tia Lalá, que o tempo todo fazia questão de me informar minha situação em relação aos adversários; o sorriso dos meus filhos.

Houve um momento que aos gritos implorei-lhe que não me avisasse mais nada, que eu não iria mais marcar ninguém, que ia só fazer a minha prova, etc., etc. (o desespero tava brabo rs).

Depois da tempestade, a bonança...

Pataro
Não sei ao certo em que momento a coisa voltou a fluir, só me lembro de, já num astral completamente diferente, ter passado pelo amigo Pataro gritando que ele não ia acreditar, mas havia voltado a completar as voltas na casa de 15 minutos.


Ainda mais que antes, chegava ao pórtico ávido pelas informações da tia Lalá e, ressabiado pelas dificuldades enfrentadas após a parada, decidi que aproveitaria o bom momento, adiando o máximo que pudesse o novo pit stop.

Área do Pórtico com toda estrutura necessária ao atleta

O que eu não poderia sequer imaginar era quão longa seria essa “perna” da corrida.

Inicialmente projetei a parada para as 19 horas (9h de corrida). E foi mais ou menos por esta hora que começou uma chuva que nos acompanharia durante toda a noite.

Classificação das 20:00
Enquanto alguns recepcionaram com reclamações o trabalho de São Pedro, vi nele uma oportunidade de ganhar terreno em relação ao pessoal que ia na minha frente e, sorridente, prossegui.

Outro que gostou da chuva foi Delino. Novamente nos encontramos e fizemos algumas voltas juntos, porém, como sua perna continuava dando sinais de que não aguentaria o tranco (o cara acabara de vir de uma prova de 48h) ele disse que iria parar para procurar um anti-inflamatório,  na passagem peguei um com a tia Lalá entregando-o para que ele não perdesse muito tempo.

A pista começou a enlamear e em alguns lugares os tênis ficavam completamente submersos. Mais cedo eu havia detectado uma bolha enorme na sola do pé e esta água poderia ser um complicador, mas continuei firme na decisão de não trocar as meias.

O Márcio Villar, que tinha ido lá só para treinar (ufa... rs), várias vezes demonstrou sua preocupação quanto ao fato de eu estar usando apenas short e camiseta (a maioria das pessoas usavam capas neste momento), temendo que eu tivesse hipotermia.

Agradecia sempre o carinho da preocupação, mas hora alguma senti desconforto em relação à temperatura e nem me passou pela cabeça a ideia de parar para colocar algo mais aquecido.

Às 22 horas começaria uma corrida de 11km (4 voltas). A ideia dos Organizadores da Ultrarunner era muito boa. Ao mesmo tempo em que dava aos acompanhantes oportunidade de uma corrida de menor porte, a presença de “sangue novo” na pista poderia injetar novo ânimo nos ultramaratonistas que estariam correndo há doze horas.

A chuva cada vez mais forte ameaçava a realização desta prova. E a tia Lalá, que estava inscrita, dizia-se arrependida por conta do frio. Imaginando que poderia (se aguentasse o ritmo da titia) dar as 04 voltas a seu lado, programei uma parada de pouco minutos antes das 22:00 para largarmos juntos.

Às 21:50 cruzava mais uma vez o pórtico e enquanto ia passando busquei sem sucesso encontrar a melhor staff da prova trajada de corredora. Na dúvida segui adiante.

Quem acabei vendo naquela volta foi o técnico Branca. Já havia perguntado por ele durante o dia e encontrá-lo por ali foi uma enorme e maravilhosa surpresa. Com a calma e atenção de sempre, disse-me que também estava feliz por me ver ali.

Durante a madrugada, num momento em que ele cruzava o pórtico caminhando ao lado de um dos seus atletas, ao ver que eu continuava marcando e conferindo o tempo de cada volta, mais uma vez fui presenteado com um carinho:

“ – Você está bem. É isso aí, mantenha o  foco e esvazie a mente”.
Gente, vocês não imaginam a força que pode ter uma frase desta num momento tão crucial como aquele.

Na outra volta, soube que a corrida de 11km estava rolando e deduzi que além de não poder prestigiar a corrida da “titia”,  ficaria “órfão” por pelo menos 4 voltas.

Já passava da meia-noite quando nos reencontramos. A última vez que a incansável tia Lalá havia corrido foi em abril. Mesmo assim, quando perguntei se ela havia feito boa corrida, se gastara mais de uma hora e meia, toda prosa foi logo me dizendo: “Gastei 1 hora e 15 e na última volta fiz split negativo”.

Às duas horas da manhã quando saiu nova atualização de classificação eu já aparecia entre os cinco primeiros. Era hora de parar de me engabelar. Lembrando do conselho que recebera do amigo Genivaldo na corrida do ano passado, decidi que só pararia caso não conseguisse me arrastar.

Durante a madrugada, o campeão Ivan, com ajuda dos seus pacers, mantinha um ritmo impressionante. Tentei pegar carona algumas vezes, (até para fugir da perseguição do terceiro lugar), mas aquilo já estava além das minhas forças.

Um pouco mais tarde conheci o Moisés, que viria a ser o 4º colocado geral (é engraçado como você pode estar no mesmo lugar o dia todo e não encontrar e/ou perceber o outro) e, apesar de todo cansaço, nosso ritmo estava tão parecido que deu para seguirmos numa (apesar de econômica) descontraída conversa.


Quando o dia começou a amanhecer e a vitória já se mostrava quase impossível, resolvi que caso mantivesse a distância de 04 voltas para o terceiro lugar, iria me dar de presente uma parada antecipada.

Um pouco antes das nove horas da manhã, sem a menor chance de mudar de colocação, pus fim aquela corrida que já durava 18 horas ininterruptas e, abraçado à tia Lalá (para garantir e comemorar) fizemos juntos uma última (e única) volta andando.

Antes que desarmassem o circo, entreguei-me aos cuidados do pessoal do SAMU e deles enfim recebi o veredicto a respeito do que estava acontecendo com meus pés:
“– Estão cozidos. Calor o dia todo no tênis e água. Literalmente você cozinhou seus pés e agora só lhe resta deixá-los ao ar livre, nem sandália você deve calçar para que retorne a circulação.”


Fiquei por ali vendo a movimentação de quem ainda buscava fazer voltas nos últimos minutos e, para alegria geral, tanto Pataro quanto Gil encerraram suas corridas como vice-campeões de suas categorias. Sandrinha Grisi, a outra baiana presente na festa, também comemorava muito o terceiro lugar da sua faixa etária.

Baianos e seus troféus maravilhosos
Enquanto rolavam as comemorações pelo final das 24h, sentei-me estrategicamente perto do Pódio. Generoso como sempre, o Campeão Ivan, vendo o estado lastimável em que haviam ficado meus pés depois dos 190km percorridos, veio fazer uma visita.

Entre “ais”, “ois” e “uis” (rs), parabenizamo-nos reciprocamente pela corrida que fizemos. Ivan merecia a vitória e eu estava indisfarçavelmente feliz por sair Vice-Campeão de uma prova tão disputada.
 
Com Ivan
Devo muito a todos que me ajudam neste caminho. Durante a prova muitas destas pessoas me vinham à mente: os ensinamentos e as palavras de confiança de Marcelo Augusti; os gritos de Carlinhos (“mexe os braços, Rô”); os conselhos da amiga e Fisioterapeuta Joana (“contrair levemente o abdome”); a torcida empolgada dos amigos; o apoio da Família Working Sports; a presença na prova (e no dia a dia da preparação) dos meus amigo-irmãos Gil e Pataro, etc, etc...

Foto tirada na sexta-feira a tarde
Entretanto, não há como fugir da realidade. Qualquer pessoa presente naquele Parque Taquaral sabe disso. Jamais teria ido tão longe sem a energia e o amor da tia Lalá e a esta maravilhosa mulher dedico o resultado desta Corrida.

Fiquem com Deus!


clique para ver matéria no GloboEsporte.com

Pódio Geral Feminino - Campeã - Gildiane Souza Heusner

Pataro, 2º lugar na categoria 45/49 (141 km)
 
Gil, 2º lugar na categoria 35/39 (136km)

No Pódio com a Tia Lalá

19 comentários:

  1. Nossa Roberto Parabéns. Muito linda esta postagem. Cada minutinho que você passou lá. Você conseguiu descrever tão bem que parecia que a gente também estava lá.

    Parabéns por mais esta vitória. Vitória difícil esta, mas ambos merecidos tanto você quanto o Ivan. Abraços e agora descansa para a próxima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Dart!
      O texto não é curto, mas acredite algumas histórias restaram fora dele...rs. Consegui levar o leitor a sentir-se um pouquinho lá dentro foi o que buscava quando escolhi a forma de contar a história, receber essa confirmação é uma bela recompensa pelo tempo dedicado em sua confecção.
      Abraços!

      Excluir
  2. Grande Roberto,

    Quando saiu o resultado fiquei super feliz, contente por ter se saído maravilhosamente bem! Impressionante o tanto que correu, demonstrando mais do que a simples dedicação com os treinos!

    Parabéns pela colocação, e que colocação!!
    2º Colocado!!!! Sensacional!!!

    Lendo seu relato fiquei muito emocionado. Sem palavras...


    Parabéns a Gil e Pataro pela força de vontade e foram vitoriosos e agraciados com seus pódios!

    Parabéns a tia Lalá também pela dedicação e carinho ao longo de todas aquelas horas...


    Um forte abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Lucas,
      É muito bom saber (e sentir) que as pessoas verdadeiramente se alegraram com o resultado. A vitória (ou quase..rs) é um pouco de cada um de vcs que vibram positivamente mesmo de longe.
      Os meninos também conseguiram seus objetivos na prova:
      Pataro superou a marca do ano passado e novamente chegou no pódio por categoria;
      Gil que estreava em Ultra, só nao fez a mesma quantidade de km de Pataro, por haver ficado sem marcar duas voltas (olha estória que ficou de fora do relato aí gente) quando se esqueceu de levar o chip para o segundo tênis que usou na competição.
      A tia Lalá apesar de tudo ainda fez um bom tempo na prova de 11k.
      Abraços

      Excluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Caro amigo Roberto espetacular o seu relato desta Ultra de Campinas, através de seu relato pude viajar no tempo no ano de 2010 quando ela foi a primeira edição, vibrei com vc e torci por vc, pensei em cada km que vc correu, pois em 2010 quando ela iniciou ela não choveu, fez uma temperatura de 45 graus que se não fosse os irmãos ultras ter me ajudado eu acho que não terminaria ela, pois as 22 horas não estava sentindo bem e já ia parar que nem fez vários ultras dai veio a solidariedade dos amigos Ultras um me deu um vidro de soro e o outro uma soda que me ajudou bastante e voltei para prova...Agora vc fez uma estratégia assassina nesta prova, vc foi louco que nem eu vc seguiu o lider do Ivan por muitas horas, conheço o Ivan pessoalmente daqui do Rio o cara é fera e muito amigo ja correremos várias corridas juntos...Digo na estratégia assassina pq também fiz tambem ela nas 12 horas de macaé este ano aqui no Rio segui o lider desde o inicio da prova e por coincidencia era um dos amigos do Ivan segui e os corredores pensaram que eu iria quebrar dai deram mole e ultrapassei e fiz mais forte e venci a prova...ainda bem que não quebrei...Mas fico feliz por vc ter feito esta estratégia e ter dado certo...Rapaz quando vi vc mencionando o nome do Mauro Rosa estranhei pois ele tinha me dito que não iria correr esta prova pq nao estava preparado pq recentemente tinha pego uma pneumonia o cara também é um monstro...E o que falar do Delino o cara também é outro monstro corre pacas...Meus parabéns campeão belissima prova que fizeste e muito bem detalhado o seu relato parabéns a todos que correram nesta prova. E agora descansar para pensar no próximo desafio...Agora vou me preparar para a ultra de 24 horas de Santa Maria do ano que vem veja:
    http://www.ucrsm.com/6ultramaratonadesantamaria.htm

    PS: Sobre os tenis baixos ele só é válido para essa prova nas primeiras horas, o ideal é vc nas demais horas calçar tÊnis com maior amortecimento por causa que o percurso tem muitas pedrinhas e também veja se na próxima ultra vc leva mais meias e passe vaselina ou hipoglós para não dar bolhas.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu.... Jorge!
      Vc é daqueles caras que além de correr muito consegue vibrar pela corrida do outro como se fosse a sua própria. Obrigadão pelo incentivo de sempre e as dicas. Desde já, desejo-lhe excelente prova em Santa Maria.
      Quanto ao Mauro Rosa, realmente o homem é um monstro. Correu sem estar nas melhores condições e nas 06 horas que ficou em "campo" meteu 73 km.
      Abraços!

      Excluir
  4. Roberto, parabéns por mais esta vitória. Que superação e relato fantástico. Quando nos encontramos na Corrida do Coppa senti você muito confiante.
    Que 2013 nos brinde com muitos desafios e superação.
    Abraço.

    Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Guilherme!
      Realmente fui pra lá confiante, mas quando vai chegando a hora, vai dando um frio na barriga (a gente nunca sabe o que vai acontecer numa prova tão longa)e num dado momento a dúvida passa ser nossa maior companheira e a gente nem quer mais saber de prometer nada... rs.... Aí, já aprendi, o melhor a fazer é ir curtindo a corrida, afinal de contas,por mais complicado que seja, a gente se mete nestas coisas porque ama o que faz.
      Abraços!

      Excluir
  5. Com certeza foi duríssima, afinal, sabemos o quanto vc é casaca grossa meu amigo e só parou aquele pouquinho em virtude do cozimento dos pés, e eu creio que vc deve ter tentado ainda continuar até o segundo final. Realmente, pelo descrito no texto, sinto-me como se estivesse lá, e isso mostra que devo me preparar mais, muito mais, caso almeje os 136 km do Gil, outro casca grossa....abraços e vcs são exemplos vivos dos que almejam ao menos uma ultrinha no currículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitório,
      Apesar de saber que eu poderia estar entre os primeiros, jamais poderia supor que iria fazer uma perna de 18 horas seguidas... você, eu, todo mundo, muitas vezes desconhecemos o quanto somos capazes...
      Em 2013 te convido para uma ultra bem casca-grossa mas de poucos quilômetros e imensa beleza: Urubici 22 de junho... Garanto que é uma excelente opção de estreia. Vamos?

      Excluir
  6. Reforço a admiração que todos nós temos você e o orgulho e saiba que para nós também é um status de conhecer e em algumas oportunidades corremos ao seu lado!
    A representatividade da Bahia foi sensacional.
    Parabéns ao Pataro, Gil a Sandrinha e em especial a você que durante todo o ano vem nos incentivando.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Samuel!
    Eu é que tenho muito orgulho de ter um amigo como você.
    Em nome de todos, obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Mais uma vez parabéns grande campeão! seu relato é emocionante. Você é um exemplo de garra e determinação e só o fato de lhe conhecer, já é um privilégio, quanto mais desfrutar de sua amizade. Nas corridas, você é meu herói!!!Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Amigo Amâncio!
    Obrigado pelas palavras. Mas você sim é o grande exemplo de garra e determinação.
    Abração!

    ResponderExcluir
  10. Amigo que segundo lugar com gosto de primeiro. Parabéns pelo sucesso e pela pessoa comprometida com o esporte que você é.

    Parabéns pela eficiência da ultrastaff e ainda correu super bem!

    Parabéns a Gil e Pataro pelas colocações na categoria.

    Imagino o quanto foi difícil esse desafio. Mas vocês fazem parte da Tropa de Elite baiana nas corridas. "Missão dada é missão cumprida".

    Bj e bom fim de semana!

    Vê se descansa o pé tá!

    ResponderExcluir
  11. Ivone!
    Valeu!!! Os meninos também correram muito lá e a Tia Lalá foi importantíssima para todos nós.
    O pé já esta semana irá descansar por 800 km em cima dos pedais. SalvadorBA-Exu/PE e se Deus quiser quando chegar por lá o descanso continuará na base do Xaxado, Xote e Baião.. de Dominguinhos... e Viva a Luiz Gonzaga, O eterno Rei do Baião!
    Abraços!
    Roberto

    ResponderExcluir
  12. "Você me faz tão bem, você me faz tão bem, que eu também quero fazer isso por você..."
    É isso. Você merece e tem todo meu amor!
    É muito bom vivenciar a alegria que você põe em tudo que faz e também o seu prazer em dividir isso com os outros.

    ResponderExcluir
  13. Roberto,
    Como não se impressionar com a sua capacidade de correr?
    Como não ficar admirado com a dedicação de Tia Lalá?
    Como não se surpreender com a humildade dos campeões?
    Meu amigo, na véspera, quando nos falamos por telefone, senti que a sua cabeça estava boa, que ela seria a sua grande aliada para esse desafio.
    Parabéns pelo feito!
    O texto está excelente!
    Um grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  14. Valeu Mega!
    Você merece! A proxima você será primeiro, e eu e Gil vamos apertar mais e melhorar na classificação.
    Um abraço
    Pataro

    ResponderExcluir