domingo, 4 de novembro de 2012

TREINANDO NOITE E DIA

Pedalada da Lua Cheia e Longão do Sol Pleno

Corridas e Pedaladas: as primeiras horas do feriado de Finados foram de fazer jus ao título deste blog.

Faltavam poucos minutos para a meia noite quando saí de casa a bordo da minha bike para juntar-me aos amigos Joel, Mário, Luciano e Van e iniciar a pedalada da Lua Cheia.

Luciano, Joel, Van e Mário
 Como na última edição, nosso pedal seria um bate volta Salvador - Guarajuba (algo em torno dos 100km). A diferença deste ano, porém, era que eu tinha um longão marcado com outro time (Gil e Vanuza) às 5:00 da manhã.

A Pedalada
Enquanto aguardava a chegada dos bikers, aproveitei para tomar um café num posto de Gasolina próximo ao Aeroporto. Por volta das 12 e meia chegou a galera e, após os últimos ajustes, botamos o pé na estrada.


Pedal que tem Mário a gente já sabe que todo mundo vai ter que voar para acompanhar o ritmo alucinado que ele imprime. O bom é que, atendendo sugestão minha (por conta do longão de logo mais), o time era pequeno, mas só tinha gente acostumada a pedalar na estrada.

Parada em Lauro de Freitas para registrar o horário

Com uma viagem de bike marcada para dezembro (Salvador/BA - Exu/PE), mesmo me arriscando a não “completar a prova”, mantive-me colado aos ponteiros (Mário e Luciano) aproveitando a oportunidade das boas companhias para dar um plus no ritmo.


Banhados de Lua, rasgamos a Estrada do Coco e rapidamente deixamos para trás Jauá, Arembepe e somente na passagem por Barra do Jacuípe é que os meninos resolveram dar uma aliviada parando para eu tirar foto deles numa placa.

Para nossa alegria esta parada foi tempo suficiente para que Joel e Van nos alcançassem.

Entre os presentes Van era o único “novato”, mas vinha com muita disposição, buscando apagar da nossa memória sua participação no ano passado, quando foi preciso pararmos um ônibus na madrugada e pedir ao motorista para levá-lo de volta a Salvador.

A toda hora ouvíamos do agora Maratonista Van: “naquela época eu era sedentário”.

Perto de 2:30 da manhã chegamos em Guarajuba, mas encontramos fechada a Loja de Conveniência 24h do Posto Paraíso, onde pretendíamos fazer um lanche. Sem problemas, a julgar pelo número de coisas de comer e beber que começaram a brotar das pochetes, o plano B havia sido contemplado por todos.
Posto Paraíso em Guarajuba
 Era quase 3:00 da manhã quando acabamos nosso lanche e ligamos os motores para fazer o caminho de volta. Impulsionado pelo horário a cumprir com os amigos maratonistas, saí puxando o ritmo e até Portão tive a companhia de Mário, que ali resolveu parar e esperar o restante da galera.


Sozinho (gastando menos de hora e meia para o retorno), entrei em Salvador às 4:30 da manhã e, correndo para ganhar tempo para uma transição mais tranquila, menos de 10 minutos depois estacionava a bike em casa com o velocímetro marcando 99km percorridos.


A Corrida
O celular tocou exatamente quando estava no banho. Pontuais, os convidados (Gil e Vanuza) já estavam lá fora. Trocada a camisa e checada a mochila que levaria às costas, era hora de continuar a brincadeira.

Com Gil e Vanuza em Stella Maris
 O trajeto seria um belo loop.


Às 5:05 saímos de Stella Maris pela Alameda das Praias em direção à Paralela.


Novamente iria pegar a Estrada do Coco, mas antes de cruzarmos a divisa entre Salvador e Lauro de Freitas incluímos uma passagem pelo belo túnel de bambu que leva ao Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães.



 Apesar de estar acordado há mais de 24 horas (às voltas com os filhotes não dei o tradicional cochilo antes da pedalada da Lua Cheia), estava me sentindo extremamente disposto e, embalado pelo som do celular de Vanuza, seguia em frente cantando.


Na altura de Portão deixamos a estrada e pegamos o caminho da Praia de Buraquinho.


Meus parceiros de viagem não eram dos mais barulhentos e o sono já estava me deixando bem quietinho, então, aproveitando a passagem de um triatleta (Eduardo) no Calçadão de Vilas, aumentei o ritmo para acompanhá-lo, desafiando-os a virem juntos.


O pique (e o papo) com Eduardo durou pouco mais de dez minutos, mas serviu para espantar um pouco o sono.


Praia de Ipitanga, Flamengo e logo estávamos de volta a Stella Maris. Em vez de pegar o caminho de casa, objetivando cumprir as 03 horas de treino, fomos até o Farol de Itapoan antes pegar o caminho de casa.


Com aproximadamente 30km percorridos, às 8:08 comemoramos o final do longão, brindando com água-de-coco.
Missão cumprida
 O Porquê
Jamais encarei longão e, menos ainda, pedalada entre amigos como treino, mas as 24 horas de Campinas estão batendo à porta e, confesso, já estou até  ficando com saudades. Afinal de contas com que outra desculpa eu poderia justificar um “treininho” destes (de meia noite a 08 da manhã) sem ser chamado de maluco? rs

Por falar em 24 horas, parabenizo todos os competidores das 24 horas em ESTEIRA (estes são malucos mesmos) no Shopping Barra-Sul, em especial ao Márcio Villar, Campeão Geral da competição com insanos 201km “rodados”.

Pós-Treino
Um banho quente, um café gostoso e cama. Perderia feio quem apostasse nesta opção. Em casa meus filhotes já estavam trajados de banhistas. Após pedalar e correr estava na hora de “nadar” e, para aproveitar o sol próprio para crianças, a transição exigia velocidade.

Luan e Rafa em meio a uma galera cheia de estilo

Boa semana!!!




Papai e os três filhotes (Larissa, Rafinha e Luan)

9 comentários:

  1. Parabéns Roberto por todo este pique. Tenho certeza que vai se dar bem na Ultra.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Roberto,
    Você sabe impressionar! Depois de pedalar 99km ainda tinha um longão de 3h? Ufa!
    Tenho certeza que você vai ter sucesso nas 24h.

    Gostei de ter visto fotos de alguns lugares comuns a nossa ultra de 300 km.

    Seguramente, a melhor foto do post foi a última.

    Um grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Roberto,
    Simplesmente fantástico!!!Agora, que você é "maluco", tô começando a acreditar!!!!D+.... Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo excelente treinamento. A sua facilidade de correr 42 km a qualquer momento com facilidade certamente vem da seus trainamentos que faz com que qualquer 10 ou 21 km seja como se fosse ir até a padaria e voltar.

    ResponderExcluir
  5. Dart!
    Obrigado pela força!
    Gilmar,
    Olha quem tá falando. Tô sabendo que vocês estiveram em treino em dois turnos na Serra das Russas.
    Quando fiz as fotos (principalmente a do avião) lembrava exatamente desses lugares comuns.
    Abraços!
    Grande Amâncio,
    Somos malucos por corrida...rs
    Abraços!
    Samuel,
    Obrigado pelo comentário. Espero que tenha feito uma boa prova hoje.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Achei o treino tão lindo, mas nunca faria, ficar sem dormir não é minha praia. Parabéns Beto e todos os loucos que te acompanham pq tem que ser muito casca grossa para aguentar seu pique!

    Bj e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Ivone!
    A idéia de fazer o longão após uma noite sem dormir foi uma tentativa de simular a sensação que se tem quando amanhece o dia e ainda temos muito o que correr até chegar as 10 da manhã numa prova de 24 hs.
    O que você não sabe é que no dia anterior junto com a Tia Lala cheguei em casa as 2:20 da manhã e 5hs Gil já estava me ligando para pegar a bike em casa...
    Moral da História: Quando comecei o longão estava com 24 horas sem dormir...rs -
    Mas bem acompanhado sempre vale a pena.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Que beleza de treino Roberto!

    Na companhia dos amigos, tudo fica melhor ainda!!

    Assim que eu estiver com o ritmo e resistência melhores vou acompanhar esses treinos!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. quer lembranças boas, saudades, só de rever essas fotos da vontade de correr os mesmo percurso seria muito bom. Vanuza Lins.

    ResponderExcluir