segunda-feira, 2 de julho de 2012

NASCE O SOL A DOIS DE JULHO



“Nasce o sol a Dois de Julho,
Brilha mais que o primeiro
É sinal que neste dia
Até o sol, até o sol é brasileiro...”

Para muita gente Dois de Julho é a verdadeira data da Independência do Brasil. Ao contrário do pacífico brado de “Independência ou Morte” às margens do Rio Ipiranga, a separação definitiva de Portugal veio à custa de muito sangue e suor dos baianos e é com este orgulho que todo ano milhares de pessoas vão às ruas celebrar a triunfante entrada do  Exército Libertador na Capital Baiana no ano de 1823.


***
                            
Ainda estava tudo às escuras quando saí do Hotel em Feira de Santana com destino a Salvador. Amélia Rodrigues, Santo Amaro, São Sebastião, Candeias, imprimindo boa velocidade para chegar a tempo à corrida 02 de julho, promovida pela AVAB, tal qual Labatut ia avançando entre as cidades do recôncavo baiano (seria isso algum sinal de vitória?).

No caminho ia me lembrando do amigo e “ciclomaratonista” Joel (Motorzinho) que no dia anterior passara por este caminho no sentido contrário numa viagem de bicicleta desde Salvador até Retirolândia (230km).

Joel quando passava por Feira de Santana na manhã do sábado
 Assim que cheguei ao Elevador Lacerda encontrei o amigo Louro, que após ter feito sua primeira corrida no São João estava ansioso para estrear numa prova oficial.

Louro e José Antônio Neri
 Além da distância principal (11km) a prova da AVAB este ano teve também a opção de 05km e como forma de incentivar o novo atleta inscrevi-me nesta, que era a prova que ele iria correr.

Se não estou enganado, desde que estou competindo (2006) esta foi apenas a quarta vez que participei de uma prova de 05km e não foram poucos os comentários bem humorados que ouvi a respeito da minha presença naquela distância.

Com o costumeiro e sempre lamentável atraso das provas da AVAB foi dada a largada.

Às vésperas de fazer 84km no Rio, no próximo domingo, sem nenhum treino específico para prova curta e com a enorme dificuldade que tenho em corrê-las, busquei controlar o ímpeto na largada para não chegar morrendo como soe ocorrer comigo nestas ocasiões.

Após intermináveis 18’12 (morto como sempre, rs) cruzei a linha de chegada em terceiro lugar no geral.

O tempo não foi lá grande coisa, mas aproveitei bem o fato das feras presentes na Corrida 02 de Julho, em sua imensa maioria, terem optado pelos 11km da prova principal e, claro, fiquei bastante feliz com minha “medalha de bronze”.

Após voltar a respirar melhor retornei para encontrar e acompanhar o amigo Louro que cravou 27’10.

Por volta dos 36 minutos (olha as feras aí gente) Adautro cruzou o pórtico fechando como campeão os 11km da prova principal, após acirrada briga com Washington Elesbão e Alanzinho.


Há duas semanas obtive dos proprietários da Working Sports a concessão de passe livre para usufruir desta maravilhosa Academia, da qual já sou aluno há mais de seis anos, e esta foi a primeira corrida que participei desde que “fechamos contrato”. Independente de ser uma prova pequena, acredito que podemos chamar isso de um “começo com o pé direito”.

Vestindo a camisa da Working Sports
Sem tempo de acompanhar o cortejo, trazendo na mala do carro, além do troféu, novas histórias para contar, retornei para minhas urnas eletrônicas em Feira de Santana.

Muita Luz!
Pódio Geral dos 11km


Joel saindo de Feira de Santana embaixo de chuva

8 comentários:

  1. Grande Roberto! Se soubesse que você estaria nessa prova, eu também teria ido e teríamos aproveitado para conversarmos sobre as ações do Salvador Pró-Maratona. Infelizmente não me inscrevi e mesmo assim estava certo de ir rever os amigos, mas na hora desisti, com receio de ter problemas com o trânsito. Foi uma pena! Parabéns pelo 3º lugar e pelo post bem inspirado. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Grande Roberto,

    Parabéns pela participação!
    Fazer 5km também acho mais desgastante do que os 10k ou mais, mas mesmo assim se saiu muito bem e mandou ver na corrida!

    Uma ótima double semana que vem!!


    Abs

    ResponderExcluir
  3. Amâncio,
    Sei que gosta de prestigiar as provas da AVAB e também esperava encontrá-lo por lá. Assim que retornar do Rio creio sobrará mais tempo para discutirmos ações para o Salvador Pró-Maratona.
    Lucas,
    Rapaz o negócio é feio mesmo. Juro que dar meu melhor numa meia é menos sofrido pra mim. Se Deus quiser teremos uma double tranquila lá na Cidade Maravilhosa...valeu.

    ResponderExcluir
  4. Agora localizei vc... kkk
    Parabéns Pai!!
    Bjux

    ResponderExcluir
  5. Filha
    Esta semana volto para Salvador.Aí a gente arranja uma brecha em seu horário na faculdade para fazer alguma coisa. Quem sabe uma corridinha (rs)?

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Beto! Infelizmente não pude ir para essa corrida pq tive outro compromisso, uma conversa ao pé de ouvido com o governador! rsrsr. Pelo visto não adiantou muito.

    Boa sorte no double próximo domingo.

    Bjs e saudades das nossas corridas em grupo.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!
    E olha que o percurso não acho fácil para fazer um tempo de 18 min. Existem a subidinhas discretas e as curvas.
    Desejo muitas felicidades nos 84 km no RJ que nos deixa bastante orgulhosos por ter um representante da Bahia nesta empreitada.
    Sempre torcendo por você.

    ResponderExcluir
  8. Ivone,
    Parece que na próxima semana voltarei a trabalhar em Salvador. Se for assim a gente aproveita que você tá de greve e marca um longao.
    Samuel
    Obrigado pelas mensagens positivas sempre. Lá no Rio seremos 02 baianos já que Jefferson Pataro também estará comigo nesta aventura.
    Valeu!

    ResponderExcluir