domingo, 22 de julho de 2012

"DESCANSO" ESTRATÉGICO / TRIAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA

Imagem retirada do blog Revista Desafio

Com sessões de tiros de 400 e 1.000m (terça-feira) e de 2.500m (sexta-feira) foi dado o pontapé inicial para os 10km de Jacobina no dia 26 de agosto.

Já há alguns anos venho utilizando a estratégia de destinar os meses de julho e agosto para treinos que visam “baixar tempo” nessa distância que é referencial para qualquer corredor (quem é que nunca fez ou ouviu a pergunta: “Qual seu tempo nos 10”?).

De janeiro a junho foram 06 competições (todas com RP e/ou pódio – vide tabela abaixo) e após um primeiro semestre inteiramente dedicado a treino para provas de longas distâncias, essa “pausa” servirá também para reenergizar corpo e mente, preparando-os para enfrentar os desafiantes treinos para as 24h de Campinas (em novembro), principal objetivo deste segundo semestre.

A primeira grande mudança sentida nestes meses é a diminuição do treino semanal, que cai para “apenas” 04 dias, com sessões mais curtas, porém (glup! rs), muito mais intensas.

O lado bom é que sobra mais tempo para a famigerada (rs), mas tão importante musculação, que no meu caso substituo pelo Body Pump.

O outro lado não tão bom é o medo que estes intervalados me inspiram. Costumo dizer que em vésperas de longão durmo e acordo feliz, já quando no outro dia a planilha marca tiros de 400 metros, por exemplo, além da insônia, quando chega a hora de sair da cama o temor vai crescendo e muitas vezes me pergunto se não dá para “passar nessa”. Uma voz lá de dentro me responde com outra pergunta: “Não é para baixar tempo (ainda que sejam alguns segundinhos)?”.

Convencido de que não há como fazer uma omelete sem quebrar os ovos, sigo para o cadafalso, digo, a Pista de treino.

Bem, mas se há algo que torna esta tarefa mais fácil é ter companhia para executá-la e disso não posso reclamar. Há um mês e meio fora de casa, nas últimas semanas venho tendo o privilégio de correr com a galera da Triação de Feira de Santana.



O grupo é grande e com bons corredores, conheci-os num destes dias de trotes pós-double. Havia saído para um treino de 30 minutinhos quando avistei, vindo na direção contrária, umas pessoas correndo num ritmo bem uniforme, apesar da timidez, gritei para o pessoal que ia pegar “uma carona com eles”, dei meia volta e lá se foi por água abaixo o trotinho de meia hora (rs). Na hora da separação recebi convites para aparecer no próximo treino.


Claro que não perdi a oportunidade e naquele sábado já estávamos juntos novamente num treino de 17km. Como chegara em cima da hora, só no retorno é que fui apresentado ao responsável pela equipe, o Professor Cleyton Medeiros, por quem fui acolhido com muita simpatia.

com Alexandre

Havia apenas uma semana desde a double 84, como eu já havia falado dela com seus alunos, o Cleyton começou a me fazer perguntas, ora sobre a prova ora  sobre meu treinamento.

A conversa estava tão boa que, embora estivesse com pressa para ir ao Fórum Eleitoral iniciar os trabalhos com as urnas eletrônicas, fui-me deixando ficar por ali enquanto o pessoal começava a bater em retirada, e foi assim que acabamos tendo uma enorme surpresa (Senta que lá vem estória!).

Falando sobre a prova do Rio, num dado momento dizia para o Cleyton da coincidência de haver terminado os últimos 07km ao lado de um vizinho (ler post anterior) que fazia parte da Triação de Salvador. “O nome dele é...... Éverton” (lembrei-me).

Para meu espanto o Prof. Cleyton exclamou:
“- É, o Éverton e fulano de tal estavam fazendo a Maratona.”

E acrescentou:
“- Encontrei com ele no Leblon”.

Surpreso, pois até aquele momento não havia entendido que o Cleyton estivera na Capital carioca no domingo passado, devolvi-lhe:
“- Ah! Você estava lá também?”

Concomitantemente ao sim que ouvia como resposta, me dei conta de que no Leblon eu já estava ao lado do Éverton e perguntei-lhe se não teria me visto. Foi quando finalmente caíram nossas fichas (ou baixaram os créditos): não era a primeira vez que estávamos nos vendo ou conversando.

Simultaneamente exclamamos:
“- Ah, foi você... (rs)”.

Foi tão engraçado que os últimos corredores que por ali estavam aproximaram-se para tentar entender o que estava acontecendo.

Lá no Rio, logo que passei a correr ao lado do Éverton, apareceu “um cara” da Equipe perguntando-lhe em tom meio preocupado se estava tudo bem com ele.

Ouvi o Éverton dizendo que sim, enquanto enaltecia minha presença ao seu lado e virei-me para ratificar sua resposta, observando para o inquisidor que da forma tranquila que vinha correndo e papeando o valente Éverton, ninguém poderia supor que era apenas sua primeira maratona.

Sorrindo aliviado, “o cara” entregou-nos duas garrafinhas com líquidos alaranjados que, mesmo sem saber exatamente do que se tratava (até hoje ainda não sei rs), mandei goela abaixo e, diga-se de passagem, caiu muito bem naquele momento, e seguimos nosso caminho.

Já adivinharam não é? O “cara” era o Cleyton. Êita mundo pequeno!

Prof. Cleyton
Rimos muito da coincidência. E é claro que o testemunho do Professor deu maior credibilidade à estória dos 84km que aquele “forasteiro” contara.

***

O trabalho aqui em Feira está com os dias contados. Agradeço a companhia da galera da Triação nesses dias (ainda temos treinos juntos), mas não vejo a hora de voltar a correr pelas ruas de minha cidade, onde hoje aconteceu a Meia Maratona Caixa da Bahia, com a presença de diversos amigos tanto de lá quanto de cá.

Boa semana a todos!

CORRIDAS 1º SERMESTRE 2012
JANEIRO
12 - Corrida Sagrada: 6,8km em 25’15 (RP)
22 - Beach Cross Jd de Alah: 5,5km em 33’41 (RP e Pódio - 1º na categoria 40/44)
MARÇO
04 - Meia Maratona Internacional de São Paulo: 1h24min23 (RP)
17 - Corrida Cidade de Aracaju 25Km: h45min55 (RP)
ABRIL
1 - Maratona de Santiago: 03h05min45 (RP)
JUNHO
3 - 29ª Maratona de Porto Alegre: 03h03min31 (RP)
9 - Meia Maratona Running Daventura: 01h41min57 (Vice-Campeão 40/44)



à direita Dr. Fábio Falcão da Zona  Eleitoral - 74 - Ipirá
Rafa e Luan Habib's de Feira

4 comentários:

  1. Grande Roberto,


    Esse mundo é muito pequeno mesmo, conhecemos as pessoas e quando vemos elas são nossos vizinhos ou trabalham próximos, é assim mesmo... kkkkk

    O bom foi que conheceu uma nova galera, o que acredito te deu novo ânimo para os treinos em Feira!

    Eu acho que quase ninguém gosta dos treinos de tiro, mesmo sendo necessários para buscarmos o recorde pessoal, mas o pensamento é esse mesmo, se quer baixar o tempo, tem que ficar sem fôlego!

    Bons treinos!!


    Abs

    ResponderExcluir
  2. Valeu Lucas!
    Foi realmente uma coincidência incrível. Volto para Salvador esta semana e já teremos evento Pró-Maratona no Domingo.
    Correr acompanhado é muito melhor.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Aí que bacana Roberto. É muito massa quando a gente encontra inesperadamente pessoas para treinar. Desejo boa sorte nas novas sessões de treino. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Dart!
    Por falar em treinar/brincar acompanhado no Domingo teremos evento Pró-Maratona dentro do Parque de Pituaçu. Detalhes no próximo post.

    ResponderExcluir