quinta-feira, 12 de julho de 2012

II DOUBLE 84 MARATHON


O último domingo foi dia da Maratona do Rio, prova que participo desde 2009 e em que iria dodrar a distância pelo 2º ano consecutivo, correndo-a nos dois sentidos.

Confirmado que estava com Marcelino para repetir a dose, já estava muito feliz por ter arrastado junto para mais esta aventura o amigo Pataro, mas quando, através de contatos via facebook / telefone, pintou a possibilidade da adesão de outros ultramaratonistas, cresceu a expectativa por uma madrugada ainda mais divertida nos 42,2km do Aterro do Flamengo ao Recreio dos Bandeirantes.


Dentro do horário previsto estávamos todos reunidos no local combinado (pórtico de chegada da Maratona). Foram necessárias algumas apresentações para que soubéssemos quem era quem, já que muitos não se conheciam, entretanto, o objetivo e a paixão comuns em pouco tempo fizeram com que parecêssemos um velho grupo de amigos.

Além dos doubles (Cristiano Marcelino, Marcos Batista, Júlio Paul, Áureo Lavinas, Jefferson Pataro e eu), amigos e familiares da turma também madrugaram (será que chegaram a dormir?) para prestigiar nossa partida e, após os registros e preparativos para iniciarmos nossa viagem, sempre sob os atônitos e curiosos olhares dos trabalhadores da Organização da prova, às 2h e 50 minutos coube à esposa do Cris (Nilce Marcelino) a tarefa de soar a buzina, dando início à “II Double Marathon 84 Rio”.

A turma era bem experiente. Tacitamente ajustamos um ritmo que permitia a todos correr com tranquilidade e logo começou o bate-papo. Experientes e com currículos invejáveis, recheados de provas na casa dos 03 dígitos (parece que os mais "bobinhos" ali éramos eu e o amigo Pataro), é claro que tais provas foram os primeiros assuntos a virem à tona e, em meio a estórias deliciosas, atravessávamos a noite carioca.

Aquele grupo de 06 pessoas ruidosas, sorridentes, ensopadas e felizes correndo pela madrugada vestidos de coletes refletivos, mochilas e lanternas não passava despercebido em nenhum lugar. O pessoal que tava curtindo a noitada sempre gritava alguma coisa e houve até gente que largou seus companheiros na mesa do bar para, copo de cerveja na mão, acompanhar-nos por alguns metros.


Chegamos à Praia do Pepe (Largada da Meia-maratona) por volta das 5:00 da manhã e era incrível o número de corredores que já estavam ali para a largada que se daria apenas às 6:40. Algumas vezes ouvíamos alguém dizer "estes aí estão correndo 84", mas a grande maioria ficava com uma grande e divertida cara de interrogação sem conseguir entender o que estávamos fazendo.

Quando alcançamos o Recreio dos Bandeirantes a maioria dos maratonistas já estava alinhada para a largada da Maratona.

Ao passarmos pelo pórtico o Mestre de Cerimônia chamou atenção do povo para o fato de estar chegando o pessoal que estava fazendo 84km e  fomos recebidos com aplausos.

Agradecemos o incentivo, mas seguimos adiante porque ainda faltava dar uma volta de 03km para encerrar a primeira parte da Double.

Júlio Paul, Cristiano Marcelino, Jefferson Pataro, Marcos Batista, eu e Áureo Lavinas
Ao final de 04h29, faltando menos de 10 minutos para a largada, abraçados, festejamos a conquista dos primeiros 42,2km. Agora o nosso corre-corre era para deixar as coisas no guarda-volumes e comer o tão desejado pão com coca-cola na padaria para largar novamente antes que retirassem o tapete de cronometragem.

* * *

A MARATONA
As necessidades eram parecidas (banheiro, guarda-volumes, padaria), mas cada um tinha sua prioridade e nosso reencontro foi marcado para o pórtico principal.

Assim que cheguei lá Marcelino foi logo me dizendo que tinha visto "os caras" largando. Na confusão, Pataro, Áureo e Júlio, na dúvida se ainda estávamos por ali ou não, se mandaram atrás da galera.

O relógio marcava 22 minutos de prova quando, num contra fluxo incrível (boa parte dos maratonistas já havia feito o retorno e passava novamente no pórtico), Batista, eu e Marcelino acionamos mais uma vez nossos cronômetros.

Passando novamente no Pórtico (KM 3)
Durante a noite já havíamos acertado que, para não forçar a barra para ninguém, não precisávamos ficar todos juntos na maratona da volta.

Não demorou muito para cruzarmos com nossos companheiros de Double que já retornavam e agora tinham os narizes apontados na direção do Aterro do Flamengo. Com toda aquela chuva e ventania contra que estávamos pegando, fazer logo o retorno era o que mais desejávamos para ganhar aquela ajuda extra da natureza.

Com a intenção de alcançar o amigo Pataro, lentamente fui me distanciando da dupla Cris e Batista. A dianteira, porém, era enorme e de repente eu já nem estava com uns nem alcançava os outros e foi aí que comecei a viver realmente a Maratona do Rio 2012.

O atraso da saída e o ritmo que estava imprimindo propiciavam-me ver bem de perto um outro lado da rainha das provas: a Superação.

Era incrível o número de pessoas que antes mesmo dos 10km já travava uma enorme luta para seguir na prova. Favorecido pelo vento, ia avançando rapidamente e, ao mesmo tempo que cumprimentava os corredores, ia imaginando os heroicos motivos pessoais que traziam aquelas pessoas àquele desafio.

Por volta do km 10, reconhecendo à frente o Júlio Paul, mudei a voz gritando-lhe: "Eu já lhe vi correndo por aqui hoje". O sorriso no rosto denunciava que meu sotaque não havia passado despercebido.

Pensei em dar um tempo com o companheiro, mas vi que 200 metros à frente estavam Pataro e Áureo, então, perguntando se estava tudo bem, deixei o Júlio, que buscando incentivar-me dizia: "vai buscar!".

Quando alcancei os líderes da Double eles estavam indo tão entrosados que, após trocarmos uma meia dúzia de palavras, resolvi manter o ritmo e seguir adiante. O amigo estava em boa companhia.

Com 2 horas e 06 minutos passava o pórtico da meia maratona (63k da Double) e fui notando que finalmente começava a passar mais tempo correndo lado a lado com o mesmo grupo de pessoas.

Na subida do Joá isso fiou ainda mais evidente; todas as vezes que diminuía um pouco o ritmo para bater foto reconhecia rostos de pessoas que havia ultrapassado há muito tempo e que não esperava mais reencontrar.


A subida da Niemeyer se aproximava. Sabia que lá no alto encontraria o km 28 e comecei a pesar se eu iria ou não treinar subir um quilômetro andando para ver quanto renderia em relação às pessoas que estavam indo agora na mesma balada. Em Urubici havia visto muita gente usando essa técnica, mas lá na prova não tive coragem de fazer teste.

Esse pensamento me angustiava um pouco. Nunca andei numa prova e estava me sentindo bem, mas como esses 84k fazem parte do treinamento para as 24h de Campinas em Novembro (onde irremediavelmente há que se andar em alguns momentos), e considerando que eu já estava completando 70km, resolvi me permitir.

Entretanto, o morro ia passando e nada de eu ter coragem de começar a andar, até que, falando para mim mesmo que era "pelo bem da ciência" (rs) desacelerei para iniciar uma caminhada. Até parece mentira. Senta que lá vem estória.

Acredito que não se tinham passado nem 15 segundos quando ouvi de um corredor que passava ao meu lado:
- Não pode desistir não, amigo.
Vaidoso, confesso, respondi-lhe:
- É por opção que estou caminhando.
E emendei:
- Estou fazendo 84km.
Ao que ele retrucou:
- Eu sei, vi em seu blog, Roberto.
Surpreso, não pensei duas vezes e gritei:
- Não me sinto à vontade com esse negócio não, vou pegar carona com você. 

E evidentemente contente com o reconhecimento reiniciei a corrida para acompanhá-lo. Meu treino durara menos de 1 minuto.

Ainda na Niemeyer afastei-me um pouco para tentar fazer uma foto e, ao retornar, imprimir um ritmo mais forte; acabei perdendo de vista o querido leitor, mas o melhor da Maratona ainda estava por vir.

Por volta do km 34, já no Leblon, vi um atleta no sentido contrário com uma bela medalha no pescoço e chamei atenção disso para o corredor que ia ao meu lado. Ele concordou com o meu comentário, mas - não me lembro bem exatamente como foi - falou algo a respeito de uma meia maratona em Salvador.

Quando ouvi-lhe falando de uma prova em Salvador, fui logo dizendo que era daquela cidade. Imediatamente, como resposta, ouvi um "eu também!". Logo descobrimos que não só morávamos na mesma cidade, como também no mesmo bairro.

A partir daí o converseiro começou. Everton estava em sua primeira maratona, mas nem parecia, dada a tranquilidade com que seguia. Eu havia passado mais de três horas correndo sozinho, o papo estava bom e o ritmo completamente adequado ao meu momento na prova. Não tive dúvidas, fecharia a prova com meu vizinho.

Everton no Aterro
Correndo pela Triação, o Everton toda hora recebia o cumprimento de alguém e fazia questão de dizer que tinha encontrado um personal running.



Paulatinamente íamos engolindo os quilômetros. Em Copacabana vi a euforia em seu rosto quando alcançou o companheiro de treino, única pessoa além dele em sua assessoria esportiva que estava enfrentando os 42,2km.




Euforia, medo, dúvida, certeza, dúvida novamente, felicidade... A rainha das provas estava conquistando mais um pra seu reino. Com direito a sprint final, fechamos a Maratona (juro que por alguns momentos nem lembrava que eu estava completando 84,4 km) e, emocionados, comemoramos nossa parceria. Ele agradecendo demais a minha presença naqueles últimos 08 quilômetros de sua primeira maratona e eu querendo que ele entendesse que, a despeito da minha "experiência", a companhia dele havia sido de importância igual ou superior. 


Voltando à Double... Cruzara a linha com 8h56min50. A chuva e o vento continuavam fortes.


Aos poucos os companheiros foram chegando. Por conta de compromissos pessoais alguns precisaram retirar-se mais cedo. 



O sucesso completo da Double só se deu quando avistei Pataro e Áureo (os últimos a chegar) cruzando a linha de chegada; vinham lado a lado, tal como quando havia passado por eles no quilômetro 10, com a diferença de que agora, irremediavelmente, haviam se tornado amigos. Coisas deste nosso esporte. 


Obrigado Deus!




Rafinha e Luan e seus robôs

Assista os últimos metros do desafio
-12 de julho- Há 07 anos ganhei de Deus este presente

20 comentários:

  1. Roberto;
    Não tenho como expressar a enorme admiração que sinto quando lleio os seus relatos. Super super emocionantes não só a capacidade de cumprir os objetivos, mas também se solidarizar com cada um que está ao seu lado nesse percurso. Parabéns!! E que venham sempre muitas conquistas para você.
    Abraços
    Cristina Cangussu

    ResponderExcluir
  2. Cristina Cangussu,
    Que venham muitas conquistas para todos nós.
    Suas palavras foram um excelente "Bom Dia", obrigado por elas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Roberto,

    Um feito como este devia sair no "Fantástico"! Na verdade, fantásticos são vocês! Que maravilha! Parabenizo a todos, especialmente a você e Pataro, que nos enchem de orgulho. Esse seu novo amigo, Éverton, que já conheço de vista, quando encontrá-lo novamente farei questão de cumprimentá-lo, pois ele viveu um mmomento especial ao seu lado. Parabéns pela corrida e pelo relato. Como sempre, você brilhou. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Grande Roberto,

    Pelo segundo ano fizeram bonito na Maratona do Rio, dobrando ela e ainda mais abrilhantada por conta da quantidade de "loucos" presentes e espero que a cada ano esse número aumente, sempre com grandes amigos!

    Parabéns pela grande jornada!


    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Se não bastasse me emocionar com a prova. Agora me emociono com seu relato. Nossa Roberto que sensação gostosa, além de correr a maravilhosa Maratona do RIO, ainda dobrar. Acho que não deve ter preço esta sensação. E na subida ainda dizer para o corredor, estou andando por opção, estou dobrando....e mais ser reconhecido.

    Parabéns tanto a você como todo grupo. Lindo demais correr neste evento.

    Abraços e até mais

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a todos: o Júlio Paul, Cristiano Marcelino, Jefferson Pataro, Marcos Batista, Áureo Lavinas e você.
    É claro que o que vocês fizeram não é para qualquer um. Estamos orgulhosos de todos vocês e em especial a você e o Pataro.
    Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  7. Dart, Lucas, Samuel
    Muito obrigado pelas palavras. Podem acreditar que lá um pouquinho de cada um de vocês estava comigo.
    Amâncio,
    Fiquei sem contato do Everton se encontrá-lo fala para ele dar uma passadinha aqui. E do jeito que anda midiático nao duvido nada que logo, logo quem irá aparecer no Fantástico é você...Abraços

    ResponderExcluir
  8. Robert parabéns vc e um vencedor.muita luz
    no teu caminho.
    Barbara.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a todos vocês que participaram da II Double Marathon 84 Rio, em especial ao meu amigo Aureo Lavinas.Pude observar neste relato a grande emoção de quem participa de uma maratona,e ainda mais dobrando, a sensação de liberdade, a superação das dificuldades, a motivação que os participantes passsam uns para os outros não os deixando esmorecer,novas amizades que surgem, etc...É um momento impar, que só quem participa sabe descrever o que sente. Muito legal!!!
    Liliam Rocha

    ResponderExcluir
  10. Oi Beto! parabéns para todos os participantes do double, em especial para vc e Pataro. Relato muito emocionante, fiquei mais triste ainda de não ter ido, mas ano que vem estarei com vcs na maratona, pq ainda não fiquei "louca".rsrsrrs

    E tu ainda tira onda hein?!

    Esses são os casca grossa de Salvador!

    Bj

    ResponderExcluir
  11. Grande Roberto, seu relato foi preciso! Tudo que eu gostaria de escrever esta aqui! Foi um grande prazer, dividir as ruas do RJ, pela madrugada na companhia de grandes amigos.
    Um forte abraco e nao deixe de me chamar em aventuras proximas!!!

    ResponderExcluir
  12. Emocionante relato! ´
    Só tenho que agradecer: A Deus, a nossos familiares, que entendem e a você pelo entusiasmo que contagia e não nos deixa dúvida que conseguiremos sempre atingir nossas metas. Comrades(89 Km)agora é um sonho fácil de realizar.
    Um abraço
    Pataro

    ResponderExcluir
  13. Grande Roberto, é um prazer enorme ter vc. como amigo, essa nossa aventura de 84 km. na madrugada fria nas ruas do Rio de Janeiro foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida nos ultimos dias.
    A magia que o atletismo faz de unir pessoas e fazer amigos novos como se fossem amigos de anos me deixa a cada dia com mais vontade de quebra barreiras e procura as provas com maior dificuldades a enfrentar, pois nessas provas encontramos pessoas com o mesmo objetivo e essas pessoas são realmente amigas umas das outras mesmo acabando de se conhecerem. E Deus me deu esse presente em uma unica noite, o presente de ganhar cinco grandes amigos, 5 grandes campeão.
    Hoje só tenho a agradecer a Deus e a meus 5 novos amigos.
    Abraçossss !!!!!!
    Áureo Lavinas

    ResponderExcluir
  14. Áureo, Pataro, Júlio
    Se Deus quiser breve estaremos juntos em outras aventuras.
    No final da double ouvir do Júlio que ele havia recebido de nós um presente, foi uma frase espontânea que me deixou super contente por ter tomado a iniciativa de contata-lo por telefone logo que ele manifestou interesse na corrida, mas a verdade é que todos nós fomos presenteados com uma noite maravilhosa pelas ruas fluminense.
    Ivone,
    Era para vc estar por lá para que eu ou Pataro tentasse acompanha-la na volta da double.
    Bárbara,
    Obrigado pelo comentário!
    Liliam,
    Realmente o que a gente viveu por naquela noite é o tipo de coisa que só estando lá para entender, por isso fico muito contente quando os textos conseguem fazer pessoas que não estavam presentes (fisicamente) vivenciar tais sentimentos, obrigado pelas palavras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto, o seu texto é carregado de tanta emoção que contagia quem lê! Quando converso com o Áureo, ele me passa a mesma sensação que você passou através da sua citação. E quando percebemos já estamos envolvidos neste mundo de liberdade,conquistas, descobertas, amizades, aventuras, enfim nesse mundo maravilhosos descrito por vocês. Um grande abraço e muito sucesso para todos vocês.
      Liliam Rocha

      Excluir
  15. Rapaz vendo a sua narrativa maravilhosa, de mais esse feito seu e de Pátaro ,fico imaginando como foi bom só mim lembro que corri essa linda maratona pela primeira vez naquela ocasião com sua ajuda. como sempre você mesmo depois dos 70km ainda dando forças a outros amigos lembra do Cristo.olha só Roberto parabéns por mais este feito.obrigado pela força que você mim deu na viagem de bicicleta para Retirolândia no dia 01/07.um grande abraço Joel [motorzinho] SOU SEU FÃ.

    ResponderExcluir
  16. Liliam
    Obrigado mais uma vez pelas palavras.
    Joel
    Na verdade quando estava fazendo os últimos quilômetros com o Everton lembrei muito daquela sua primeira maratona quase começo a contas as resenhas (rs) daquele dia. Logo estarei em Salvador e voltaremos a treinar juntos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Fala Roberto!!!
    Finalmente encontrei o meu personal running!!!
    Vc não faz idéia do quanto foi importante a sua comanhia naquele momento de superação em alto estilo, com direito a sprint final no final e tudo mais!!!
    Estou muito ogulhoso por ter sido citado em seu depoimento cinematográfico!!! Mantenha contato. Tenho fotos excelentes da nossa chegada.
    Forte abraço,
    Everton.

    ResponderExcluir
  18. Grande Everton!
    Que bom que tenha chegado aqui.
    Aproveito para convidá-lo para um treino do Salvador Pró-Maratona neste domingo.
    São duas as opções de distâncias 15 ou 30 km e neste momento já temos mais de vinte pessoas confirmadas.
    Será um grande prazer tê-lo conosco.
    Abraços - 71 8228-2209

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo,

      Ligo amanhã para saber mais detalhes sobre este treino. Será um prazer imenso reve-lo.

      Abraço,
      Everton
      9975 3495

      Excluir