domingo, 24 de junho de 2012

SÃO JOÃO (E CORRER) NA ROÇA É BEM MELHOR



Exatamente após uma hora e meia de sono a campainha do despertador invadiu meus sonhos.

O dia anterior havia sido bem intenso.  Além da viagem para Amargosa, que é sempre muito complicada no período das festas juninas, e de ter acompanhado o pique (ainda mais energizado pelas horas de sono no carro) dos moleques Rafa e Luan até a hora em que foram para a cama, atravessara a noite forrozeando com a titia Lalá.

Apaixonados pelos reinos gonzaguianos, ainda que extremamente cansados, não há como ignorarmos aquela festança toda. Não é todo dia que a gente tem um show de Geraldo Azevedo (atração principal da noite) a metros de nossa casa.

Amargosa, a 230km da Capital,  tem uma das festas de São João mais famosas e procuradas do Brasil. Nossa presença nesta cidade, entretanto, dá-se menos por esta fama que pelo fato de ali residirem os vovô e vovó Osvaldo e Floripes (meus pais). Mas quem nunca ouviu falar do bom que é a junção do útil ao agradável?














E foi pensando nisso que neste sábado, ainda imerso em sonhos, deixei a cama para me aprontar para um treino que tinha como tempero principal a estreia do amigo Louri no mundo da corrida.


O percurso escolhido não poderia ser mais marcante para o novel corredor. Sairíamos de Amargosa até sua casa na roça, que fica na estrada para Corta Mão.

Após algumas breves explicações, pontualmente demos início à nossa viagem.

Metade do trecho seria feito na serra, pegando o asfalto da Rodovia entre Amargosa e Santo Antônio de Jesus, e metade em estrada de barro, em meio a bois e cavalos, passagem em “mata-burros’’ e paisagens deslumbrantes.

O cara leva jeito. Com extrema facilidade (como eu já imaginava), mantendo a passada firme, a respiração tranquila e ainda sendo capaz de alimentar um bom bate-papo, aos poucos o sonho de chegar à sua propriedade estava se tornando real.

Boa parte do caminho estava sendo novidade para mim e ele era perfeito, daqueles que a gente logo “garra” a imaginar como seria trazer ali os amigos para uma corridinha.

Envolvido nestes pensamentos, num dado momento ouvi exclamar o amigo Louro: “Agora está pertinho!”. A partir dali ele já tinha costume de passar andando e, apesar de nesta minha vida de conduzir gente ao esporte (pedaladas/corridas) eu já ter vivido este momento dezenas de vezes, mais uma vez pude me emocionar com a felicidade contida naquelas palavras e naqueles olhos a brilhar.

Costumo dizer que chegar supera tudo. Qualquer dificuldade que tenha existido durante o caminho será menor que a felicidade de atingir o alvo. Cada passo, cada trecho precisa ser comemorado, aos poucos a gente desenvolve este aprendizado dentro da gente para naturalmente curtir o caminho e valorizar ainda mais todas as chegadas.

Com direito ainda a um fartlek (1’ forte / 2’ fracos) nos trechos finais (quem mandou estrear com casca grossa rs), após 14km e 1 hora e 29 minutos de corrida, deixei feliz da vida o amigo Louro em sua casa na roça.

Compromisso cumprido, restava-me dar meia-volta e seguir pelos mesmos 14km (1h19) que me levariam de volta a Amargosa e à família.

Boas Festas Juninas!













































































11 comentários:

  1. Essa expressão Casaca Grossa bem que poderia ser o nome de um grupo. Risos.
    Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Treinar no interior é sempre uma experiência fantástica! A paisagem, o ar puro, a sensação de encontro com Deus...

    Tudo maravilhoso!! rsrs

    Beleza de treino ao lado do amigo!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Meu São João foi bom, com saúde rsrsrs. Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Grande Roberto! Fantástico esse seu treino! Quem é corredor de verdade, sempre encontra um lugar maravilhoso e uma motivação para treinar. Você é um exemplo. Parabéns. No sábado, dia 23, fiz um longão de 20 km pelas ruas de Feira de Santana e até lhe plageei um pouco, tirando fotos. O que é bom a gente aprende! rs rs rs - Veja o álbum - http://www.facebook.com/media/set/?set=a.467655783245019.113603.100000018044935&type=3&l=704d2e2cee

    Um abração.

    ResponderExcluir
  5. Amâncio, Audir, Lucas e Samuel
    Esse foi daqueles tipo de treino que a gente lembra de todos os amigos, desejando que eles estivessem ali também curtindo toda aquela natureza.
    Obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  6. Aeee Roberto me fez lembrar os meus tempos de criança quando o meu pai, avô e avó eram vivos pois sempre nessa época de São João era uma festa só na fazenda do meu avô em Irará ele durante a madrugada toda soltava cada rojão que era uma barulheira só nas festas as festas na roça é bom demais ohhh saudades, nessa época que eu ia para a fazenda não era corredor que pena, pois também tinha belas estradas como essa para correr...Vc uniu o útil ao agradável foi visitar a família e ainda por cima treinou seu fominha...hehehe...Valeuuu

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.maratona.com

    ResponderExcluir
  7. Tô esperando você aparecer por aqui com mais tempo que da última vez pra gente fazer umas brincadeiras destas.
    Fominha... (rs) olha só quem fala...rs
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. A primeira notícia que recebi do meu pai quando chegou em casa de viagem foi da sua corrida de Amargosa até a casa na roça, que estava muito animado por sinal.
    Disse que ficou surpreso em conseguir a façanha mas, que ao lado de um técnico e amigo tão bom não poderia ser diferente, com tantos incentivos e elogios prometeu que irá levar mais participantes e continuará praticando das corridas.
    Queria estar presente e participar dessa aventura também, mesmo achando que não iria conseguir correr esses 14 kms.
    A única parte que o deixou surpreso foi o fartlek de 1 minuto forte 2 minutos leves que parecia não chegar ao fim.

    Subir a serra em um tempo ainda menor do que a descida não é pra qualquer um.. rs
    Na próxima em Amargosa farei de tudo para participar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Tiago
    Louro sempre fala de você e realmente fiquei pensando em sugerir-lhe que da próxima vez o convidasse.
    Se o "velho" tá fazendo bonito com certeza o filho não vai deixar por menos.
    Temos uma corrida no dia 02 de julho nas distâncas de 11 e 5 km se vc estou providenciando a inscrição de seu pai para fazer logo a estreia oficial ... se quiser participar também tenho certeza que ele vai ficar ainda mais feliz.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. beto fiquei com muita vontade de treinar neste lugar,este lugar e lindo
    ass: Ângela Ferreira

    ResponderExcluir
  11. Ângêla,
    Claro que pensei em você até porque já lhe convidei para um treino lá em Amargosa. Tanto na ida quanto na volta dei uma grito em Sônia quando passei pela porta da casa dela na estrada.
    Vou tentar juntar o pessoal para fazer um treino lá.
    Abraços!

    ResponderExcluir