segunda-feira, 30 de julho de 2012

DOMINGO NO PARQUE COM O SALVADOR PRÓ-MARATONA


A paixão pela corrida e a crença de que nossa cidade merece uma Maratona foram os principais ingredientes responsáveis pelo sucesso no encontro do Salvador Pró-Maratona dentro Parque Metropolitano de Pituaçu neste domingo. 

Com a "titia"Lalá no show Conceito.com
Às 5:00 da manhã fui prematuramente arrancado da cama (havia chegado do show de Zeca Baleiro e Lenine há apenas 50 minutos e tencionava me "esbaldar" na cama até às 5:10 rs) por um telefonema de um dos integrantes do Movimento.

Curtindo Lenine e Zeca Beleiro com a filhota
Envolto numa bruma pesada, tive enorme dificuldade para responder algo compreensível, mas, após algumas breves ligações, dirigi-me ao banheiro para uma chuveirada fria, confiante que a chuvosa noite de sábado não provocaria tantas baixas em nosso evento.

O treino de 30k seria dividido em duas voltas no Parque e dentro do horário previsto já estávamos lá providenciando os últimos detalhes, como pendurar faixa, arrumar os itens de hidratação na bike e ministrar curso de “direção em meio a corredores” (rs) a Júnior (filho de Joel), que substituiria nosso querido ciclocinegrafista Rodrigo.

Pataro, Éverton, Chico, eu, Cris, Ivone, Alan, Edmilson, Carlinhos, Vitório, Marcelo, Valdir, Ângela, Deja, Lucas, Gil, Joel e (na bike) Júnior
Aos poucos iam chegando todos que estavam previstos para sair na primeira volta. Embora dividido entre recepção e ajustes, é impossível não notar a indisfarçável felicidade do grupo pelo reencontro, que rapidamente contagia até mesmo os "novatos”.

Às 6:40, após os registros de costume, foi dada a largada dos primeiros 15km. Surpreendentemente a maioria estava ali para duas voltas e esse crescente aumento de pessoas que estreiam novas distâncias em nosso Movimento, junto com as amizades construídas durante estes desafios, são os maiores frutos colhidos em nossa luta até aqui.



Finda a primeira volta, por conta de compromissos e/ou momento do treinamento individual, alguns tiveram que nos deixar, mas expressões ouvidas por lá como: "vocês salvaram meu domingo", "ganhei o dia" só confirmavam a mensagem que vinha estampada no rosto de cada um.

Cris, Ivone e eu
Éverton e Lucas
Quem não resistiu à tentação foi o Marcelo, da Zum Zaravalho, que, animado com a parceria que fizera na primeira volta, resolveu ficar para a segunda e completar, pela primeira vez, 30km.

Marcelo Mercês e Vitório Gauss
No momento em que a galera liderada por José Amâncio ingressou no grupo para fazer a segunda volta pude ouvir outra frase que representa bem como chama atenção a nossa felicidade por estarmos ali:  "Que galera animada, nem parece que já fizeram 15k!".
Preparando-se para a segunda volta com a chegada de Amâncio, Palmira, Dielmo, Luís Brito,  Délio Pinho e Ellen
Mesmo sem conseguir explicar, nós corredores sabemos quanta força e entusiasmo pode gerar um simples grito de incentivo, então é importante ressaltar que, principalmente para os que iam fazer os 30km, a visão de "sangue novo" na brincadeira representa uma senhora injeção de ânimo e justifica completamente a felicidade.

Após reabastecermos a "aerobike" com água e gatorade e fazermos novos registros, uma vez mais,  partimos.


Sabendo que Amâncio e sua trupe tinham ido para fazer 10km, eu e Gil, retribuindo o carinho do pessoal por ter marcado presença conosco apesar do pouco tempo que dispunham no dia de ontem, estivemos com eles até a placa do km 5, onde fizeram meia volta e nos despedimos. Sorri para o amigo Gil dizendo: "Agora é a gente". O riso é porque já sabemos que nestes encontros, em que costumamos nos revezar entre fotografar e incentivar os que estão mais lentos, o fartlek é garantido e havia chegado a hora da aceleração.


Imprimindo um ritmo forte, somente no km 11 fomos alcançar o grupo (Pataro, Ivone e Deja) que ia à nossa frente. Alegres com o reencontro ajustamos o pace com a galera e logo depois alcançamos Vitório e seu novo amigo Marcelo. Novo ajuste e, afinados, nós 07 fechamos mais essa maravilhosa festa.



O segredo de tanta felicidade? As palavras de Palmira Farias (que esteve conosco pela primeira vez) com certeza podem aclarar o caminho para a descoberta:
"Correr com vocês no Parque Pituaçu entre árvores, sentindo o cheiro de terra úmida, cheiro de folhas, CHEIRO DE PESSOAS QUE SÃO FELIZES FAZENDO COISA TÃO SIMPLES E MARAVILHOSA COMO SIMPLESMENTE CORRER... Foi tudo de bom!"


Elias (que ajudou com a bike na segunda volta) Júnior, Angélica (esposa de Gil e a galera das 02 voltas (30k)
Obrigado a todos!













11 comentários:

  1. Ai que lindo!!! AMEI!!! Da próxima vez vou junto nem que seja pra uma volta. Marca pra dia de sábado Roberto, porque às vezes no domingo tem alguma corrida que a gente está inscrito. PARABÉNS a todos "Pró Maratona em Salvador". Vocês são uma bênção!!!!! ROBERTO,obrigada é pouco, você faz a gente estar sempre motivado e seu incentivo não tem preço. DEUS continue abençoando muito vc e toda a turma do apoio......
    Grande abraço, beijo carinhoso a todos.

    ResponderExcluir
  2. Roberto pelas imagens percebe-se que o treino foi excelente e que a turma além de ter feito um treino diferenciado, se divertiu muito.

    Parabéns por proporcionar momentos assim! Tenho certeza que esta MARATONA esta por vir. Ela já é real, pode não ser oficial. Mas a turma tem progredido muito e perceba que quando ela vir a ocorrer muitos já estarão correndo uma maratona.

    Abraços e sucesso. Ah! E PARABÉNS a todos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Roberto,

    O treino foi excelente, com direito a muito bate-papo e novas amizades ao longo do percurso!

    Fazia um tempo que não corria com tantos amigos!


    E vamos aos próximos!

    ResponderExcluir
  4. Sandrinha e Dart!
    Pode até ser que eu tenha uma parcela de culpa ligeiramente maior que os outros na consecução destes encontros, na medida em que disparo os convites, mas o resultado final é fruto do empenho de cada um dos que vão ali e de corpo e alma se doam para que tudo saia da melhor forma possível. RESUMO: Comungando de uma mesma paixão nós nos proporcionamos a todos estes momentos simples e felizes.E a energia que as pessoas, mesmo sem estar presente, enviam, também é muito importante.
    Realmente fazer realizar o evento em final de semana de prova não é o mais aconselhável, mas os amigos estavam ávidos por este encontro e após uma sondagem na base, optamos desta vez pelo Domingo.
    Assim como vocês muitos amigos não se fizeram presentes mas graças a Deus foi sempre por bons motivos. Parabéns a vcs duas pelo desempenho na Corrida dos Carteiros.
    Lucas,
    Essa é a melhor parte da brincadeira: construir e fortalecer amizades.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. oi tio

    ja to mais grande agora porque eu fiz anivesário tabem
    tava isquecido de entrar aqui, o senhor nao vai ficar bravo né?
    agora ja posso sair de bike sozinho, mas so aqui na rua
    mas minha mae disse que se eu me comportar um dia ela deixa eu ir ate ni itapuam quando eu tiver uns 17 anos. itapuam é bem longe daqui de estela maris, deve ser uns 40 quilometros mais ou menos eu acho.
    gostei das fotinhas da corrida e tinha ate um menino de bicicleta tabem né?
    quando tiver outra me chama viu?

    agora vou almoçar
    tiau
    Pedrinho

    ResponderExcluir
  6. Beto, o treino foi maravilhoso e correr ao lado de amigos me faz ter mais confiança em experimentar novas distâncias e novos treinos. Foi um belo domingo entre amigos fazendo o que nos une e gostamos. E as palavras de incentivo nos move a ir além!

    Bj e até o próximo encontro!

    ResponderExcluir
  7. Grande Roberto,
    Quando vc. vai me convidar pra uma corrida aí em Salvador?
    Quando tiver uma prova boa vc. não me esqueça. kkkk
    Abraçossss
    Áureo Lavinas (o corredor das montanhas)

    ResponderExcluir
  8. Parabéns a todos e espero poder participar da próximo treino.

    As fotos por si só já expressa o quanto foi bom e divertido esse evento.

    ResponderExcluir
  9. Pedrinho,
    Que bom que está de volta. Acho que Itapuan fica mais ou menos a essa distância mesmo que vc disse. Vê se não some mais.
    Um cheiro.
    Ivone,
    Não tenho dúvida que vc será uma grande maratonista assim que começar a acreditar nisso.
    Áureo,
    Já está convidado para o dia 14 de outubro quando vamos dobrar a maratona de farol, mas também gostaria que sentássemos para desenvolver a idéia de compartilharmos juntos os 800 km de pedal entre Salvador e Exu/PE em dezembro.
    Samuel,
    Muita gente perguntou por você no domingo. Tá intimadíssimo para a próxima.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Roberto,o treino foi show,tri legal correr com vcs.
    até próximo.
    abraço

    ResponderExcluir
  11. E, o treino dentro do parque de pituaçu, e maravilhoso demais da bons resultado, e com esse grupo da ultramaratona melhor é, vanuza lins.

    ResponderExcluir