terça-feira, 24 de maio de 2011

TREINANDO NA TRILHA

Era para ser um treino leve em que aproveitaria para conhecer um percurso quase que em sua totalidade off-road. Daí, liguei para Valdir para me mostrar o caminho. Leve? Chamando Valdir? Sei não... Então resolvi me arriscar logo por completo e chamar Alan e Carlos. Quando liguei para Pataro e disse que ia treinar mais tranquilo ainda buscando uma recuperação total do longão das 06 horas do sábado, ouvi dele a seguinte frase: "Com esses caras?!" Não deu outra.

Hoje era dia de estreia do tênis escolhido para competir em Urubici e aproveitei para experimenta-lo junto com uma meia de compressão. Quando eu e Pataro chegamos ao Pinicão o dia ainda não tinha clareado, mas já encontramos lá Alan e Carlos, que foram logo soltando piadinhas com meu look de corredor de montanha.

Faltava apenas Valdir chegar para começarmos nosso passeio na trilha. Dali a alguns minutos, para nossa surpresa, quem chegava para o treino era o convalescente Adautro (estava de catapora há alguns dias) dizendo que não queria perder a brincadeira em grupo. Como todos nós tínhamos que trabalhar após o treino, Carlos assumiu o comando da tropa e partimos sem Valdir.

Saímos no trote tranquilo pelo pistão em direção à estrada da Barragem do Joanes. Eu só conhecia uma pequena parte do caminho e tinha alguma noção de como seria o percurso. Fomos subindo ladeiras de barro e lama (acompanhados por um "totó" que corria tão bem que pensamos em adotar) até sair numa pedreira, próximo à CEASA, quando demos meia volta enquanto pensava comigo mesmo: "agora é só fazer o trajeto inverso". Mas não foi bem assim.

Com poucos metros, comemoramos a chegada de Valdir, que por ter saído por último e tentando nos alcançar, vinha num ritmo ainda mais acelerado do que ele normalmente anda e, logo de cara, o que aconteceu foi muito engraçado. Eu tentando passar à frente do grupo para tirar uma foto com o novo integrante, e Valdir, competitivo até o último fio de cabelo, apertando o ritmo para não ser passado, e toma eu dizer: “Valdir espera um pouco para eu fazer uma foto” e toma a galera gritando aos risos: "quer matar o fotógrafo?" e ele nada de diminuir. (rs)

Aí começou de verdade a correria. Alan, que é outro que não pode ver ninguém na frente, saiu disputando com Valdir. Adautro, que já tinha esquecido a recente catapora, também. Enquanto isso eu e Pataro seguíamos ao lado de Carlos, que só fazia gritar para o grupo na dianteira o complicado e belo caminho de volta (que não coincidia com o da vinda).

Finalmente chegamos num trecho onde eu tornava a me achar naquela estrada. Sabendo que teríamos uma enorme pirambeira de terreno bem irregular para descermos, resolvi colocar à prova de vez meu novo tênis e disparei à toda ladeira abaixo, fazendo ultrapassagens em quase todo o grupo. Tênis aprovado, mantive a pegada na subida da também esburacada e escorregadia ladeira da Boca da Mata e, no pistão, nos últimos dois quilômetros, o ritmo do treininho tranquilo (regenerativo do longão de sábado rs) já estava abaixo dos 4min/km para poder chegar embolado com a galera.

Pataro tinha razão. Com esses caras não dá para acreditar em promessas do tipo: hoje vou devagar; hoje estou contundido, doente, sem dormir etc. Eles sempre dão um jeito de voar, mas é fácil ver pela felicidade estampada em nossos rostos no fim do treino que a gente bem que gosta dessa "mentirinha".

Bons treinos!

5 comentários:

  1. Oi Roberto sou fá das suas aveturas.

    ResponderExcluir
  2. Valeu a força de vontade de "totó".
    Foi um bom treino, porém temos que sai mais cedo.
    Mais ainda assim a trilha não estava tão legal assim por conta das poças de lamas, quando chegar o verão vai ser melhor.
    Mas eu só começei a puxar mesmo quando eu vi Valdir, eis o culpado. rsrs
    Foi um treino show!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos pelo treino que para nós mortais seria uma verdadeira corrida.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Pessoal
    "Somos todos 'mortais' nesta noite". No primeiro final de semana de junho, se Deus permitir, irei usar este trecho no longão (em ritmo tranquilo) sintam-se convidados desde já.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a todos que participaram do treino e que treino. Nesse ai não dá pra mim não... kkkk

    Gostei de saber que terá um outro treino nesse percurso, estou me escalando, em Junho estou livre nos finais de semana!!!


    Abração e bons treinos!


    Nos vemos no domingo!!



    Lucas Andrade
    http://varapido.blogspot.com

    ResponderExcluir