segunda-feira, 30 de maio de 2011

AVENTURA COM OS MENINOS EM PRAIA DO FORTE

 









Este fim de semana nós baianos fomos brindados com a maravilhosa Running Daventura 2011, na Praia do Forte, a 54 km de Salvador. O evento junta duas competições: a corrida de aventura (com caiaques, trekking e mountain bike) e a corrida cross-country, este ano com 03 distâncias a escolher: 5, 8 e 14km.

Como já disse aqui antes, em fase de preparação para maratona prefiro dar prioridade aos treinos, ficando de fora de diversas provas de distâncias menores realizadas comumente aqui em Salvador, mas realmente fui muito feliz na decisão de participar desta prova, não só pela possibilidade de fazer um treino um tanto específico para o Desafrio Urubici, mas, principalmente, pela maravilhosa trilha em que se deu a corrida. É daquelas provas que a gente acaba já sabendo que no próximo ano, se Deus nos permitir, estaremos nela novamente.

Para chegar ao local de concentração da largada foi preciso deixar o carro a uns dois quilômetros do evento, mas faltando 1,3km entramos numa van da organização. Passava um pouco das 08 horas da manhã, quando, juntamente com os pequeninos Luan e Rafa, eu, minha prima Ângela (que havia perdido o prazo de inscrição) e sua filhota Ana Paula, chegamos ao Castelo Garcia D'Ávila, local da largada. A movimentação era grande e o clima muito bom; a festa já estava bonita com todo aquele colorido resultante da mescla de corredores e ciclistas.

Alguns minutos após a largada das mulheres fez-se uma contagem regressiva e começamos o passeio. Por conta do sol que estava forte, optei por sair num pace mais tranquilo e fechei o primeiro quilômetro com 03:43. A partir do terceiro quilômetro começamos a correr numa trilha batida onde o sol não incidia muito, tornando mais light aquele início de prova. Veio o primeiro riacho (alguém da organização orientava onde estava mais raso para passar) e com ele o batismo do tênis exclusivo para trilha que comprei para participar da corrida de montanha.

Acredito que a prova foi muito bela para todos que estavam lá. Mas, com certeza, quem participou dos 14km teve o privilégio de ver mais da exuberante natureza que cerca aquele paraíso. A corrida foi dura, mas a paisagem fez valer a pena. Quando fui para lá não tinha a menor idéia que iria pegar tanta areia fofa, tantos rios (houve um em que passei com água na coxa), a saída na praia e o retorno dela sempre por caminhos de muuuuuita areia até chegar nos quilômetros finais, onde reencontramos a estrada de barro com uma bela ladeira (morro acima) de bônus no final.

Mantive um ritmo tranquilo durante toda a corrida e com 01h 01min e 41 segundos tive o prazer de cruzar a linha de chegada indo ao encontro dos beijos e abraços dos meus pimpolhos, enquanto Ângela gritava que eu havia sido o 10° colocado.















Durante a espera da cerimônia de premiação pude trocar impressões com vários corredores (Samuel, Adhemar, Edson, Chico) e o sentimento geral parece que era este mesmo: bela, apesar de difícil.

Com os meninos sempre bem animados querendo me mostrar coisas que haviam descoberto enquanto eu corria, passeamos pelo Castelo e acabei chegando no Spa Running, de responsabilidade da empresarial Quality (http://www.empresarialquality.com.br), onde aproveitei para tomar massagens e os pequenos, para "relaxar" num tapete cheio de bolas de gude.

Também com os meninos, que insistiam para que eu subisse no número 1, atendi ao chamado da Organização para comparecer ao pódio no terceiro lugar da categoria 35/44.
Com a bagagem acrescida do belo e ecológico troféu, restava agora cumprir a promessa feita aos molequinhos e leva-los ao Projeto Tamar.

Na hora da saída, havia muitas pessoas à espera de vans que os levassem de volta aos seus carros e um zum zum zum de começo de reclamação fazia-se ouvir cada vez mais alto, então pedi a Ângela que ficasse com os meninos numa sombra, enquanto eu iria trotando buscar o carro. Chico, com quem eu havia treinado tiros no pinicão na quinta feira, e que também estava com o carro lá embaixo, resolveu ir junto. Rapidamente estávamos de volta, mas deu para notar que o "problema" com as vans já havia sido contornado. Parabéns aos organizadores do evento.

Boa semana! Que a energia deste domingo siga iluminando a todos!
 

 












5 comentários:

  1. Poxa da para ver que se divertiu um bocado além da perfeita corrida hem. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Roberto,

    Foi bom te ver por lá, juntamente com o Samuel, vocês dois são exemplos para mim! Parabéns!

    Em parte do trecho de 8k ainda aproveitei a "carona" do Samuel naquelas trilhas de subidas e descidas em que me senti criança novamente.

    Foi uma prova sem igual, muito dura mesmo com aquele trecho sem fim de areia fofa, mas muito recompensante no final.

    Naquele último rio fui pelo meio e acabei com água na cintura!! kkkkk


    Parabéns pelo resultado!


    Abs

    Lucas Andrade
    http://varapido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a garotada tenha se divertido tanto quanto os corredores. Sua colocação foi excelente.
    Corri uma boa parte do tempo preocupado para não me machucar visto o objetivo que tenho pela frente. Isso também passou pela sua cabeça?
    Parabéns pela sua colocação.

    ResponderExcluir
  4. Olá Samuel!
    A preocupação em não se machucar é intrinseca. Mas quando o "jogo" começa sigo confiante em busca do meu destino e não me lembro de mais nada.
    Lucas!
    Foi bom ter encontrado você lá, pena que foi na largada onde a concentração ja estava altíssima.. (rs) e não deu tempo para conversarmos, mas com certeza teremos outras oportunidades.
    Dart!
    Na correria com meus filhotes acabei me esquecendo de tentar conhecer-lhe pessoalmente, assim como ao casal Cris/Oliveira. Não deve estar longe este dia.
    Pessoal
    Teremos longão no sábado saindo do Monumento Luis Eduardo 6:00 da manhã... darei mais detalhes no próximo post! Desde já sintam-se convidados!

    ResponderExcluir
  5. Aí Barão,os terceiros também serão os primeiros, valeu pela colocação, abraços.

    ResponderExcluir