domingo, 22 de maio de 2011

SEIS HORAS PARA COMPENSAR A AUSÊNCIA EM PORTO ALEGRE


Hoje foi o dia da Maratona de Porto Alegre. Por motivos estratégicos, pela primeira vez desde que virei maratonista, fiquei de fora desta maravilhosa festa. Quando estava traçando os objetivos de corrida para o ano de 2011, julguei ser melhor não tentar o sub-3 horas (ou aproximação deste tempo) em Poá, deixando essa tentativa para o segundo semestre.

Com o Projeto Salvador Aracaju programado para março e sabendo que  toda a preparação para aquele evento, com altas rodagens, fatalmente iria me deixar mais lento, resolvi canalizar toda força competitiva do primeiro semestre para a Ultramaratona de Urubici, que sendo em junho me faria ganhar mais um mês de recuperação  do Desafio.

Para ir dar o máximo, a Maratona de Porto Alegre estava descartada, mas eu ainda poderia ir lá correr tranquilo, quem sabe aproveitando para incentivar algum estreante mais lento, e a cada menção da Maratona ou de alguma promoção de empresa aérea meu coração balançava e quase que marco presença por lá este ano também.

Então, para fugir de vez da tentação de viajar de última hora a Porto Alegre e visando uma gradual adequação a uma prova de 24 horas programada para o final do ano, resolvi marcar meu treino de 06 horas para este final de semana. Deu para minimizar as saudades de Poá.

Ontem de manhã, precisamente às 5:30, disparei o cronômetro para a aventura das 06 horas, ao meu lado Gil (que não estava muito certo até onde iria por conta de uma dor no pé) e Samuel (www.correrebom.blogspot.com), que está treinando para a Maratona de São Paulo e ia fazer seu longão.

 Com 30 quilômetros corridos, à altura de Barra do Jacuípe, Samuel deu por encerrado seu treino e em poucos minutos foi apanhado pela Titia Lalá, minha namorada, que já estava vindo de carro e passou a ajudá-la no apoio (hidratação/nutrição/registros).

Em Guarajuba, foi a vez do "monstro" Gil parar. A dor no pé o deixara correr ”só” 43 quilômetros e a partir dali ele também entraria para o time do apoio.

Nos quilômetros 50, 54 e 59 voltei a encontrar com o pessoal. O tempo esteve bom e ajudou bastante. Somente no finalzinho, com as ladeiras a partir de Praia do Forte, é que comecei a sentir um pouco o cansaço, nada que me fizesse desistir, mas ainda assim foi muito bom quando nos minutos finais voltei a ter a companhia de Gil e Samuel, para fazermos junto a chegada no Mirante de Imbassaí, onde encerrarmos o treino com 06 horas e 06 minutos e pouco mais de 62 km "rodados".

Outra pessoa que esteve conosco o tempo todo foi Pataro, que embora não tenha conseguido trocar seu turno de trabalho para estar presente no longão, via celular, manteve-se em contato o tempo todo, querendo saber onde e como estávamos e sempre mandando mensagens positivas. A ele dedico este treino.

Quanto a Porto Alegre, de alguma forma também estive por lá hoje, na torcida e expectativa por mais uma boa corrida de Adhemar, que apesar de ter reclamado do calor, fechou a prova em 3h e 46 minutos.

Boa semana!

Samuel e Gil dando uma força no último km
 
 






 





 





4 comentários:

  1. Ano que vem pretendo participara da Maratona de POA.
    Até certamente estarei mais treinado e experiente para bater o meu record.

    Mais uma vez muito obrigado a você, ao Gil e a titia Lalá pela companhia e apoio.

    ResponderExcluir
  2. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Parabéns pelo belo longão e lhe desejo boa sorte nos seus próximos desafios...Se morasse ae com certeza estaria nesse longão com vcs...Já estou seguindo o seu blog e sempre que puder virei aqui verificar as novidades...

    Bons treinos,

    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. Grande Roberto,

    Deve ter sido um treino muito bom, uma pena eu não poder participar de alguns desses seus km´s, fica para uma próxima.

    Parabéns pelas 6h e tenho certeza que vai mandar muito bem nas 24h!


    Abração!

    Lucas Andrade
    http://varapido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Mais de 60 kms rodados...
    E queria que eu fosse com você...
    rsrs
    Roberto é um cara bem humorado, é claro que ele estava de brincadeira quando me convidou pra esse desafio... rsrs
    Parabéns mais uma vez pelas conquistas.
    Bons treinos!

    ResponderExcluir