domingo, 14 de abril de 2013

MEIA MARATONA CORPORE


A Meia Maratona da Corpore continua linda.

A despeito do rápido bate-volta em São Paulo, ter compartilhado com o amigo João Paulo voos, hospedagem, superação de problemas, expectativas da prova, os muuuitos causos (haja estória) e a alegria dos objetivos conseguidos, foi uma ótima experiência que tornou especial esta viagem.


Considerada uma distância pequena para meus padrões de treino, há muito tempo que não viajo (principalmente por questões econômicas) para correr 21km, entretanto, a “necessidade” de fazer um teste para a Maratona do próximo mês e a boa lembrança que tinha da excelente organização desta que é a principal prova da Corpore,  animaram-me a quebrar a rotina.

Perfeita é a definição mais justa para esta prova.

Inscrição rápida, preço razoável, kit entregue em casa, largada cedo, por ondas e dividida por baias de ritmo, pontualidade, clima perfeito, trajeto arborizado e praticamente todo plano, staffs vibrantes e atenciosos como em nenhuma outra prova, hidratação perfeita e um kit de chegada com tanta coisa que a gente batizou de “cesta básica”.

Por essas e outras coisas que até posso estar esquecendo de mencionar, gostaria de ter conseguido um tempo um pouco menor (novidade! rs), mas aqueles 100 metros finais...

Para tentar romper a barreira da 1h e 24 minutos na busca de um novo RP, cruzei o pórtico de largada com um plano na cabeça. Criara um certo jogo de 21 gols, onde cada passagem de quilômetro na casa dos 3 minutos era gol meu e a partir de 4 minutos era gol do adversário (e só para adiantar um pouquinho, digo: o jogo foi apertado rs).

Talvez algumas passagens fora do padrão tenham a ver com placas não colocadas no local exato (não uso garmin), mas os resultados foram os seguintes:

Km
Ritmo
Placar
01
03'58
1 x 0
02
04'02
1 x 1
03
03'55
2 x 1
04
03'57
3 x 1
05
04'01
3 x 2
-5km
-19'55
06
03'56
4 x 2
07
04'05
4 x 3
08
03'53
5 x 3
09
03'54
6 x 3
10
04'01
6 x 4 
 10km
39'46
11
03'52
7 x 4
12
04'04
7 x 5
13
04'11
7 x 6
14
04'00
7 x 7
15
03'53
8 x 7 
 15km
59'50
16
03'47
9 x 7
17
04'13
9 x 8
18
03'56
10 x 8
19
03'55
11 x 8
20
04'03
11 x 9
21
03'46
12 x 9
 21km
01'23'33


Habituado a correr fazendo cálculos, fiquei o tempo todo equivocadamente imaginando que se eu conseguisse baixar dos 4min/km uma média de um segundo por km, obteria o resultado de 21 segundos abaixo de 1h24 (2 segundos baixariam 42, 3 segundos 63 e por aí vai), mas esqueci de botar na conta os 100 metros finais.

Moral da História: os 21km foram fechados com 01h23’33 mas como ainda precisava cumprir os famigerados (rs) 100 metros finais, a fatura fechou em 01’23’56, nova marca pessoal (apenas 27 segundos menor que a anterior).

Poucos minutos depois (1h26’59) chegava um empolgadíssimo João Paulo, extremamente feliz (e não era pra menos) por ter fechado a prova com um respeitável (este sim) RP, 4 minutos menor que o tempo anterior.

Quem também não demorou a chegar foi Samuel, que acompanhado da sua doce Neusa, também estava dando suas passadas na terra da Garoa.

Com João Paulo e Samuel
Com o tempo de 01h07’03, a prova masculina foi vencida pelo “companheiro de Spira” (Fredison Carneiro Costa) e, para felicidade geral da baianada que corria em Sampa nesta manhã, a Campeã Feminina (única mulher a chegar em minha frente) foi a luzense (natural de Santaluz/BA) Sirlene Pinho, cravando 1h’20.

Família Pinho? rs Samuel e  a campeã Sirlene Pinho 

Apesar do RP “xoxo”, voltei feliz com o resultado, principalmente porque, como treino para a Maratona, a sensação de ter chegado neste tempo sem forçar muito, aumenta a confiança num bom resultado nos 42km de Brasília, não podendo esquecer, claro, que lá terei  200 metros para incluir na soma (rs).

Boa semana!


João Paulo, Samuel e a bandeira do time do coração
João Paulo, eu e Samuel
O Casal Samuel/Neusa



28 comentários:

  1. Robeto,

    Parabéns pela bela corrida e comentários fantásticos.

    Abraços,

    Márcia e Chico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia e Chico,

      Obrigado. E logo mais a noite, se Deus quiser, vou dar aquela passadinha básica na Casa do Pão para a velha e boa resenha enquanto mato um daqueles seus lanches gostosos.

      Excluir
  2. Grande Roberto!

    Parabéns pela excelente corrida e pelo RP, foram poucos segundos mas sem forçar... imagina apertando o passo??

    Um forte abraço e que venha a maratona e o RP!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas,
      Valeu. O tempo veio claro com uma corrida bem concentrada no ritmo/relógio (mas também não tô com essa bola toda não), poderia apertar um pouquinho mais ganhar mais uns segundinhos....mas com certeza não iria chegar tão inteiro.
      Valeu!

      Excluir
  3. Márcia e Chico,

    Obrigado. E logo mais a noite, se Deus quiser, vou dar aquela passadinha básica na Casa do Pão para a velha e boa resenha enquanto mato um daqueles seus lanches gostosos.

    ResponderExcluir
  4. Já fiz essa corrida, só que apenas 5 km, lá no comecinho da minha vida de corredora, rs. A prova é nota 10 em organização. Beto, vc tá voando hein? Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Fantástico! Extraordinário! Parabéns campeão, pela corrida e pelo excelente texto. Você nos enche de orgulho. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Amâncio!
      Orgulho quem tem sou eu por ter sua amizade, o verdadeiro exemplo de corredor e de pessoa.
      Abraços!

      Excluir
  6. Com certeza Roberto a viagem ficará marcada pelos RP's e pelos fatos citados, faltou apenas sinalizar que quase iriamos perder o voo de ida... kkk
    Apesar de ser minha primeira viagem bate-volta para correr, foi bem programada graças a sua experiencia. Que venham as próximas.
    Parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JP.
      A viagem foi como já disse muito legal, até mesmo pelo pequenos problemas contornados. Chegar em cima da hora no Aeroporto é a minha cara. Achei legal ter nossos nomes chamado no sistema de som, mas se você continuar destruindo rp com essa voracidade breve os sistema de sons que irão chamar seu nome serão os dos organizadores das Provas que participar... e eu se der sorte vou na esteira...rs
      Valeu,

      Excluir
  7. Parabéns pelo resultado que não me foi surpreendente visto que faça a sua persistência e dedicação seus RP sempre serão alcançados. Parabéns ao Paulo pela excelente corrida. Bom se o Samuel Pinho não chegou em primeiro pelo ao menos a Sirlene Pinho chegou. Risos. O interessante é que tirei uma foto com ela, mas não sabia que ela havia ganhado a prova. Grande abraço e rumo ao seu RP na Maratona de Brasília.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel,
      Parabéns também pelo resultado. Encontrar com você é sempre muito bom, imagina quando a gente está longe de casa e preste a por a prova os treinamentos dos últimos meses. É genuína sua torcida e isto, além de dá uma senhora motivada, não tem preço.
      Roubei algumas fotos suas para acrescentar aqui no blog. Parabéns também pela companheira e pela vitória da sua "prima"...rs.
      Abraços!

      Excluir
  8. Parabens irmao, quando sera a prova de Brasilia? Voce sabe o quanto seus textos inspiram seus amigos e fas... kkkk, forte abraco

    Bruno Fraga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno,
      Obrigado pelas palavras, irmão.
      Brasília 05 de maio. Apesar de não saber como irá se portar minha labirintite, tô sonhando até com a possibilidade de ir ao pódio por categoria, mas é claro que se perceber algo estranho (graças a Deus não sou sugestionável) levarei a corrida para um ritmo conservador, adiando a tentativa para outro momento, sempre há o que se comemorar... estarmos vivos, com saúde, entre amigos e amparados por Deus.
      Abraços!

      Excluir
  9. Parabens pela corrida meu irmao... como Samuel disse ai, nao é surpresa vc conseguir os seus RP por conta de sua disciplina e, obvio, treinosb...

    Entao so chegou uma menina na sua frente??? é um caso a se pensar né? ja seria uma prata... :D
    Veja ai... sabe q ainda serei seu amigo... :D

    E nada de voltar de BSB sem, no minimo, um bronze na categoria heim!!!



    Abraços

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sai pra lá bicho..rs
      Já viu um sobrinho-neto de lampião dá pra estas coisas... mas será que dava tempo de fazer algum tipo de operação antes da maratona? rs
      Abraços!

      Excluir
  10. Roberto parabéns pela corrida e pelo RP mais uma vez. Excelente tempo, que já não nos surpreende.

    Abração e até a Daventura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dart,
      Obrigado. Foram apenas 27 segundos menos, mas já deu pra mudar de casa (1'23 agora, rs) e fazer outra coisa que gosto muito que é fazer alteração na Aba Recordes Pessoais deste blog.
      Abraços!

      Excluir
  11. Roberto,

    parabéns pela excelente prova e pelo o recorde pessoal.
    A tática do placar foi surpreendentemente inusitada...
    O post ficou com um texto ótimo também!
    Abraços,

    André e Angela.

    ResponderExcluir
  12. Profs. André e Ângela.

    Obrigado novamente pelo incentivo.

    Vi as novas tendas/camisas da Corpus Vitalle. Ficaram lindas! Parabéns!

    A próxima batalha será em Brasília no dia 05 de maio.

    Abraços!



    ResponderExcluir
  13. Roberto vc acha que 21Kms e uma distância pequena??? rsss...Parabéns meu amigo fizeste um belo treino de velocidade...Sinceramente até dei uma parada de viajar para correr pequenas corridas pq o gasto tem sido grande...Mas valeu...Um abraco.

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge,
      Se para mim já não é tão grande, para você é distância pra aquecer..rs, mas claro que para cada passo dado precisaremos sempre da permissão de Deus e disso nunca devemos nos esquecer.
      Um abraço e continuo na esperança de que venha festejar seu aniversário em nossa Maratona, a casa é simples mas está às ordens.
      Abraços!
      Roberto

      Excluir
  14. Amor,
    Parabéns! Adoro a forma como você curte cada momento da prova e como consegue dividir isso conosco depois, fazendo-nos sentir um pouquinho lá também.
    Agora vamos rumo a Brasília e Urubici!

    Rodrigo,
    Não gostei nem um pouco da sua ideia. rsrs

    ResponderExcluir
  15. Tia Lalá,
    A paz que experimento ao seu lado é de vital importância para que me concentre e viva cem por cento cada momento.
    Quanto aos textos, não raro logo que as pernas entram em modo de piloto automático liberando meu espírito para "voar", passo a "escrevê-los, projetando boas sensações à frente (uma forma de lutar contra aqueles pensamentos negativos do tipo "que é que estou fazendo aqui") e a primeira pessoa com quem me vejo dividindo-os é sempre você, não só por suas "intervenções revisivas" (gostou?.rs) que soem torná-los mais palatáveis, mas pelo perene interesse revelado no brilho dos seus olhos. Obrigado por isto também.
    Um cheiro!

    ResponderExcluir
  16. Mega, parabéns!
    Não é surpresa seu RP, pois se dedica, tem disciplina e gosta muito!
    Agora sub 3 em Brasilia e pódio no geral em Urubici.
    Um abraço
    Pataro

    ResponderExcluir
  17. Valeu, Pataro.
    A planilha nova tá aqui tinindo esperando você pra gente ir buscar os resultados juntos.
    Abraços!

    ResponderExcluir