domingo, 7 de abril de 2013

FARTLEK NO DIQUE DO TORORÓ / SEMANA DE POLIMENTO


Meia Maratona da Corpore, Maratona de Brasília e Desafrio Urubici. Os três principais compromissos deste primeiro semestre estão se aproximando. Não por coincidência, acontecerão numa ordem crescente de dificuldade, diretamente ligada ao grau de importância que representa para mim cada um deles.

Em linhas gerais, mesmo buscando objetivos específicos no meio do caminho, cada prova estará me preparando para a outra e todas para a ousada meta de buscar um lugar no Pódio Geral na Ultra de Urubici.

Pois bem, a duas semanas da Meia Maratona e após uma sequência de treinos bem intensos, é chegada a hora da etapa de polimento que, segundo palavras do mestre Marcelo Augusti, “é destinada aos processos regenerativos do organismo”.

Mesmo sabendo da existência do período regenerativo pré-competição, o fato de não estar indo para a prova mais importante do calendário levou-me a pensar que não teria “descanso” neste momento. A gente sempre acha que ainda pode dar um “tirinho”, um tempo run, etc.

Nessas horas é que a gente percebe quão importante é ter a ajuda de um treinador. Sozinho certamente a angústia me acompanharia caso decidisse por dar ênfase ao descanso ativo nesses dias, entretanto, quando a “ordem” sai de alguém que a gente sabe da competência e acima de tudo, confia muito, passa a ter mais sentido.

“A recuperação física e mental, antes das provas principais, é fundamental para a obtenção dos recordes pessoais. Se alguma coisa deixou de ser feita não será agora o momento de fazer. Fique bem atento ao descanso agora.”

Depois das palavras do “Mr. Running”, esses dias de treinos mais curtos e leves ficaram muito mais apreciáveis. É claro que não é só correr menos, a atenção tem que ser redobrada com a alimentação (já que os gastos estão menores), hidratação e, principalmente, boas horas de travesseiro.

Escultura de Orixás (Tati Moreno) Dique do Tororó

Mas nem só de moleza vive o homem. Neste sábado, ao lado de Pataro e Cristiana Dias realizamos um fartlek no Dique do Tororó.

Nova Arena Fonte Nova
Já estava até com saudades de correr naquele cartão postal, que agora ficou ainda mais belo com a reconstrução da Fonte Nova, reinaugurada hoje com o maior clássico do Norte/Nordeste: BA x VI.

Bem diferente do último treino que ali fizemos (24 voltas / 62,4km) desta vez foram apenas 5 voltas, duas (a primeira e a última) para aquecimento e desaquecimento e as outras 3 alternando aceleração / trote a cada 300 metros.


A boa surpresa da manhã foi a performance de Cristiana, que apesar de haver chegado dizendo que não sabia se aguentaria fazer as 05 voltas, que na corrida da folia tinha chegado entre as últimas, etc (o velho migué de corredor), completou em alto estilo os 13km de treino com direito, inclusive, a um tiro de 500 metros antes de iniciarmos a volta final.

Não há mágica, os resultados sempre serão fruto do que foi semeado nos treinamentos e o polimento é apenas uma parte dele, mas de fato esta redução veio bem a calhar e, ao final desta primeira semana, já me sinto bem mais descansado e com muita fome de correr. É esperar pra ver, ou quem sabe, se realmente tudo der certo, “mandar ver” como se diz por aí.

Boa semana!










Vitório retornando do seu treino com o pé meio avariado










Meus acompanhantes no treino das dunas de hoje

Com os meninos, Deja e Família após o treino


Pataro, eu e Cristiana (dever cumprido).

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu, Samuel!
      Foi um bom treino, pena que você não pode ir.
      Abraços!

      Excluir
  2. Saber aonde se quer chegar, e estar bem orientado são fundamentais para nossas caminhadas. Abc

    Bruno Fraga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você bem sabe disso nao é, Bruno?
      Valeu!
      Abraços!
      P.S.
      Vamos de Urubici?


      Excluir
  3. Roberto,

    Desejo em nome de todos os integrantes do CT Cajazeiras, Boa sorte!

    Já sinto saudades dos tiros de 5.000, espero em breve uma nova reunião com todos para mais uma etapa de treinamento de tiro.


    Rubem Fernandes.

    ResponderExcluir
  4. Quanta disposição, meu caro Roberto! Parabéns. Seus objetivos com certeza serão alcançados. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Mega você está pronto para mais um RP. Parabéns pela disciplina e perseverança!
    E Cristiana agora já faz parte desse grupo de casca grossa, devendo participar de alguns treinos longos, fazendo algum trecho, conhecer nosso treino na areia e o CTP.
    Um abraço
    Pataro

    ResponderExcluir
  6. Pataro,
    Corida a gente só sabe na hora, estou indo bem tranquilo (é claro que na hora H a barriga começa com aquela dorzinha familiar que antecede as provas principais) e agora é procurar fazer o melhor.
    Obrigado pelas companhias nos treinos mais encardidos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Roberto, só posso agradecer pela oportunidade e pelo prazer que foi realizar esse treino com você e o companheiro Pataro, e espero que esse tenha sido o primeiro de tantos outros, enquanto isso vou passando sebo nas canelas para ver se consigo acompanhar o ritimo de vcs.. kkk

    Cristiana Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiana,
      Nós também ficamos muito felizes com o treino. Você mandou muito bem e é claro que, se Deus nos permitir, repitiremos a dose.
      Abraços!

      Excluir
  8. Bom dia,

    Que delicia esse passeio, depois de um treino não tem nada melhor, relaxar com os filhotes (Lindos, divertidos e engraçados)e companhias agradáveis como Deja e Suely. Você merece. Ah, só falta Lari, manda um beijo pra ela.

    Abraços,

    Márcia e Chico

    ResponderExcluir