quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

TESTES DE CAMPO (Carnaval no Pinicão)


Deja, Adautro, Valdir, eu, "titia" Lalá, Pataro, Gil e Vanuza
Solicitados por Marcelo Augusti desde janeiro, finalmente esta semana os testes de campo foram realizados. Este atraso, porém, teve lá suas justificativas.

Convicto de que poderia chegar com condições de brigar na Beach Cross, mês passado sugeri ao Prof. que continuássemos focados nos treinos de areia preparatórios para aquela prova. Ainda bem que chegamos num acordo...

Passada a Corrida Circuitos da Folia, outro evento que estava roubando bastante energia e tempo (mas como valeu a pena), estava mais que na hora de executar a tarefa exigida.

Prestes a iniciar os treinos para a Maratona de São Paulo, as distâncias para se cumprir “à toda”, cujos resultados servirão para subsidiar as próximas planilhas de treinamento, foram as seguintes:

Distância
Tempo
1.000m
3’15
3.000m
11’00
15km
1h01’20

Sempre precedidos de muito exercício educativo e aquecimento, todos os testes foram realizados no “Pinicão” e o bom é que, com o carnaval, nosso CT estava sempre cheio, o que invariavelmente torna as tarefas mais fáceis.
   
Bons treinos!

SÁBADO - 1.000 METROS
  
Suely e Laryssa treinando 7 km em fartlek

Deja

Gil "o monstro" que com estes pés descalços fez o teste de 1.000 metros em 3'13


Angélica e Gil
  
Dando uma força no fartlek da "tia" Lalá


DOMINGO -3.000 METROS
   
3.000 - eu: 11'00, Gil: 11'02

Pedal no Parque com a Tia Lalá para relaxamento pós-teste
TERÇA-FEIRA - 15KM

Missão cumprida - 15km terça de carnaval - Eu: 01h01', Vanuza: 01h16', Gil:1h 07', Pataro 1h 08'

Esperando o fim do treino do restante da galera

Gil dando um apoio a Vanuza em suas últimas voltas

Fim dos 15 km com Pataro chegando para completar mais uma volta
Adautro: Após fazer 10 tiros de 1.000 metros (com descanso de 30 segundo entre eles) completou mais 08 km correndo ao meu lado para ajudar no ritmo do teste
  
Pataro em ritmo de prova

CARNAVAL




Pedrinho (04), Rafael (05), Luan (07) e Lucas (05)
 
carnaval do Paralela

"se o som da turbina der medinho..."

8 comentários:

  1. Muito legal esses testes, espero conseguir fazer isso um dia!! Abração..

    Raphael
    http://rkurzrun.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Raphael!
    Já tive muita insônia em véspera de treinos de tiros, mas pouco a pouco a gente vai se acostumando. O negócio é dar tempo para o corpo (e a mente) ir se adptando aos treinos mais intensos. Hoje mesmo, encaramos 10 x 500 metros com apenas 30 segundos de descanso e quando estava saindo de casa me dei conta de que já não sofro mais por antecipação como antigamente.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Roberto,

    os testes de desempenho (ou testes de pista ou teste de campo) são válidos e muito aplicáveis para a fase de início de treinos. No entanto, é necessário que as distâncias sejam devidamente aferidas com trena e(de preferência metálica!). O piso utilizado deve ser de saibro, pó de brita ou mesmo terra batida, já que a grama, devido ao ritmo mais forte pode ocasionar lesões (desníveis e buracos), principalmente aos iniciantes que possuem uma musculatura menos preparada.

    Cada atleta, devido à sua individualidade biológica, deve estabelecer o seu próprio ritmo, pois do contrário ele terá o teste sub ou super dimensionado. Esses testes servem para dimensionar os vários ritmos utilizados nas fases seguintes (e até ter como bases em provas intermediárias!) do treinamento.

    Temos utilizado por vários anos o Teste de Weltman (3.200m) e seus respectivos indicativos de ritmos para cada nível de corredor (iniciante, intermediário ou avançado).

    Esperamos ter contribuído de alguma forma.

    Um grande abraço e boas provas,

    André e Angela
    Corpus Vitalle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Profs. André e Ângela,
      É uma honra tê-los com leitor do blog e estas informações, são sim ótimas contribuições e o melhor é que ajuda a ver que não estivemos muito longe do ideal.
      (À exceção da trena é claro..rs,mas sabemos que a volta tem 497ms e aproximamos para 500 rs).
      Corremos na trilha de pó de brita/terra batida que corta a parte gramada; cada qual fez seu próprio ritmo; e da galera que efetivamente participou dos testes (outros estavam l lá fazendo treinos diversos) o mais novinho de corrida era eu mesmo..rs.
      Obrigado e Abraços!

      Excluir
  4. Roberto,
    Estou vendo que a turma de Salvador não dá trégua.
    Excelente treino.
    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gigi,
      Tenho acompanhado os frutos dos sonhos do Presidente Lula e tô vendo que o negócio aí em Recife também não tá pra brincadeira..rs
      Abraços!

      Excluir
  5. Preciso começar atreinar com vcs. Quando tiver trinos aos sabados ou domingos, se puderem me avisar, irei com o maior prazer. Ainda levarei uma turminha, se puder é claro.
    Érica Sampaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica
      A partir da próxima semana irei começar uns treinos mais complicados nos finais de semana, portanto esta semana, quase como uma despedida (minha nova planilha até abril não me permitirá longões festivo) irei juntar gente para um treino moderado no sábado e um longão mais ritmado no domingo.
      Abraços!

      Excluir