segunda-feira, 27 de agosto de 2012

XXVII CORRIDA DUQUE DE CAXIAS 2012


Vista de Jacobina desde o Alto do Cruzeiro


A tentativa de RP nos 10k terá que ficar para o próximo ano.

Confesso não haver saído Salvador convicto de que faria uma excelente corrida (a ponto de poder comemorar um novo recorde), mas a tranquilidade nos dois dias que antecederam a prova de Jacobina, somada à consciência de que não estou no melhor momento do ano no quesito velocidade, acabaram por tirar de mim toda e qualquer preocupação com uma possível “derrota”,  e foi com bastante serenidade e confiança de que, independente do resultado, daria o meu melhor, que fui para a linha de largada da XXVII Corrida Duque de Caxias.

Com Deja e Ângela na hora de pegar o chip
O sempre lamentável atraso (25 minutos) gerado pela confusão na entrega dos chips (inexplicavelmente fora do kit retirado no dia anterior) e o consequente aparecimento do sol, que até então estava escondido, faziam com que a maioria dos corredores começasse a reclamar e a expor seus receios de uma queda de performance. Entretanto, nem esses rumores foram capazes de me contagiar. Eu ia!



Após algumas trapalhadas, como fazer com que as mulheres passassem para a frente (levando todos a pensar que, como previa o regulamento, elas largariam em separado) e dar a largada de todos ao mesmo tempo, inclusive cadeirantes, soou a buzina.

Eu fui, mas meu relógio ficou.

Senta que lá vem estória:

Desde que comecei a correr (2006) uso um Polar.

Depois de alguns anos passei a utilizar apenas seu cronômetro (somente em ocasiões especiais uso-o junto com o frequencímetro). Toda vez que foi necessário repor a bateria fi-lo na Proximus, que fica na Pituba.

Após alguns conselhos de um amigo (prefiro não citar o nome rs) e com medo de ficar sem bateria na corrida de ontem, resolvi levá-lo a um relojoeiro (vamos deixar esse nome pra lá também) e, pela primeira vez, efetuar a reposição fora da Autorizada.

No primeiro banho (costumo tirá-lo apenas na hora de dormir) o bicho encheu d’água e apagou tudo. Já estava fora de Salvador e até pensei que seria para sempre, mas no outro dia os números, ainda que nublados, reapareceram.

Antes houvesse quebrado de uma vez por todas, pois certamente teria providenciado nem que fosse um relógio de camelô para marcar meu tempo na corrida.


Pois é, exatamente no momento em que foi dada a largada e acionei o botão para disparar o cronômetro, o Polar foi a óbito, deixando-me completamente desamparado e só com meus quilômetros.

* * *

Partir sem referência numa prova em que estaria buscando fazer meu melhor, principalmente naquela distância a que não estou muito acostumado, definitivamente não estava nos meus planos, mas agora era o que restava.

Apesar do pequeno número de corredores, a prova de Jacobina é também conhecida como a que reúne o maior número de “canelas finas”. Parece um zoológico, pra todo lugar que se olha só se veem “feras”.
Pódio da corrida secundária (5 km) vencida por Sizínio Palma
 Um dos caras mais “bobos” que vi por lá fui eu mesmo, quando passava em frente a uma vitrine espelhada... rs

Ao passar pelo Km 02, creio ter ouvido um corredor ao lado dizendo que estávamos com 7 minutos, o que dava um ritmo de 3:30/km (para o qual eu absolutamente não estava preparado).

Sabia pelos últimos treinos que, não sem alguma dificuldade, poderia tentar manter um pace entre 3:46 / 3:52.

Entretanto, sem convicção de que realmente estávamos com 07 minutos de prova, mantive a pegada, orientado pelo boné do amigo Chico que ia 200 metros à minha frente.

Nos últimos dias Chico havia me dito que pretendia fazer na casa dos 37 alto, então acreditei que se conseguisse segui-lo com os olhos já tinha tudo para conseguir meus 38 (médios), e até a marca de 5k aquela distância se manteve.

A partir dali, parecia-me que os quilômetros haviam virados milhas. Sentindo-me cansado não briguei com a queda de ritmo, tinha esperança de relaxar um pouquinho e voltar a acelerar depois. Mas o estrago já estava feito. Mesmo com o ritmo diminuído o restante da viagem tornara-se interminável.

Após o km 8 vieram as ultrapassagens de conhecidos que costumo chegar um pouco à frente. Aquilo era uma confirmação de que o desempenho não seria o pretendido.

No km 9, esboçando uma tímida reação, lutava para ao menos acompanhá-los, mas no momento em que entrava no Estádio para os últimos 300 metros, o relógio do pórtico já marcava 39’ e foi preciso um esforço final muito grande (com direito a muitas ultrapassagens) para completar a prova em 40’37s.

O RP ficara para a próxima, agora era continuar correndo; assim que peguei a belíssima medalha, fui trotando até o Hotel buscar a máquina para registrar fotos da premiação. Tinha certeza que tanto o amigo Chico (37’43s) quanto a prima Ângela (50’21s) levariam os seus para casa.


Outra grande característica da prova de Jacobina é o grande número de troféus distribuídos nas categorias, proporcional ao número de inscritos em cada uma delas.

Pódio 45/49 em que Chico mesmo com um belíssimo tempo ficou apenas em oitavo,  prova  do alto grau de competitividade da prova jacobinense

Quando retornei ao Estádio a cerimônia já havia começado. Para variar, Marily dos Santos e Giomar haviam conquistado o primeiro lugar na prova principal.


Em conversa com Chico, fiquei sabendo que ele havia passado muito forte o km 5 (17:20) e cheguei à conclusão que eu tinha passado com 18 baixo, realmente um suicídio.

As previsões se confirmaram e os troféus vieram. Ângela como 5º lugar da Categoria 45/49 Feminina e Chico, 8º lugar na Categoria 45/49 Masculina, o que por si só já demonstra quão competitiva é a Corrida Duque de Caxias na belíssima cidade de Jacobina.


 Saímos do Estádio faltando 20 minutos para o meio dia. Chico (com quem Ângela iria de carona) disse que deixaria a cidade pontualmente às 13:00.

Com o slogan “rango, graças a Deus temos todo dia, mas a oportunidade de estar na cidade do Ouro não” passamos (Ângela e eu) rapidamente no Hotel e trocamos o almoço pela imperdível subida ao Alto Cruzeiro.


Valeu a pena!

Com Everton e sua esposa
Chico e Márcia



12 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Mesmo vc não ter quebrado o seu recorde pessoal nesta prova vc está de parabéns meu amigo, agora ninguém merece quando vamos para uma prova e o relógio apaga, pois isso aconteceu comigo em uma prova de montanha é ruim demais...hehehe...Agora correr a prova para 3min 32seg tu tá voando meu camarada, mas uma vez parabéns!!!


    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. É Jorge, ficar sem relógio foi muiiito ruim.... mas não tô com essa bola toda nao... aquele ritmo de 3:30 nos primeiros quilômetros só serviu para me quebrar...rs

    ResponderExcluir
  3. Grande Roberto

    RP será uma questão de tempo. Parabéns a todos pelos resultado obtidos.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Samuel!
    No sábado teremos longão de 30 saindo da Paralela...vamos?

    ResponderExcluir
  5. Fizeram muito bem em subir o cruzeiro. Não tem vista melhor da cidade que esta. Quando eu era criança, nossa aula de educação física e diversão era esta. Subir o cruzeiro. O professor levava todo mundo para subir. Esta aí pq morar no interior é maravilhoso, ainda mais em Jacobina.
    Independente de RP ou não Roberto, Parabéns pelo resultado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Dart!
    Realmente sua cidade é muito bonita e esta aula de educação física não poderia ser mais interessante.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns meu caro Roberto! Foi uma bela corrida, apesar do contratempo. Essas coisas infelizmente acontecem! O RP fica para outra. Bonitas fotos e ótimo relato. Você como sempre "arrasou". Um forte abraço

    ResponderExcluir
  8. Valeu, Amâncio.
    Só fiquei chateado por alguns minutos, principalmente porque como entro pouco em competições desta distância estava querendo aproveitar o treino do momento para conseguir uma nova marca, mas logo depois a felicidade pelo pódios dos amigos levou a chateação embora.
    Hoje mesmo já participei de um treino muito bom com nosso amigo Carlinhos que perguntou por você.
    Abraços e muito obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  9. Foi ótimo adorei a viajem! ano que vem vá com um relogio melhor para diminuir seu tempo kkkkkkkkk
    Ate a proxima!
    ass: Angela Ferreira

    ResponderExcluir
  10. Anjinha,,
    Acabei de pegar o relógio. Deu para salvar..rs... quinta-feira tem treino nas dunas, vamos?

    ResponderExcluir
  11. Grande Roberto,

    Eu acho que sabemos, mesmo que lá no fundo, quando estamos prontos ou não para um novo RP, mas você como bom corredor foi lá e mostrou pra que veio, ou no caso, pra que foi e com certeza fez um ótimo tempo.

    Parabéns pela corrida sempre recheada de bons amigos!!


    Abs!

    ResponderExcluir
  12. Lucas,
    Por falar de corrida recheada de amigos, no sábado teremos um longuinho (27km) saída e chegada na Paralela. Muitos irão para fazer "apenas" 15 até a Lagoa do Abaeté, vamos nessa?

    ResponderExcluir