domingo, 29 de abril de 2012

PAGANDO PROMESSA / CORRIDA TIRADENTES

devota subindo a colina de joelhos
O dia hoje começou com um típico programa soteropolitano: ir à Igreja do Bonfim pagar uma promessa. Na verdade a promessa nem era minha, mas não resisti ao convite de companhia feito pelo vizinho Hugo.


Há mais de 250 anos que baianos de diversas religiões cumprem o ritual de subir a colina sagrada em agradecimento a graças alcançadas. 


Lembro-me até hoje o quão impressionado ficava toda vez que meus pais levavam-me à sala de Ex-Votos. Todas aquelas esculturas em cera representando partes do corpo que haviam sido curadas incutiam na criança de então, ao mesmo tempo, medo e curiosidade. Preterindo a missa que se desenvolvia, deliciava-me com aqueles textos muitas vezes escritos em fotografias já bem amareladas pelo tempo.  Ali dentro o tempo ganhava uma nova dimensão.



Com a igreja do Bonfim distando 27km do bairro em que moramos, Hugo (felizmente rs) substituiu o tradicional “subir a colina de joelhos”,  por uma bela bicicletada e justamente por  ele não estar muito habituado a “dirigir” por aquelas bandas é que nasceu o convite. E eu, claro, sem sequer perguntar o motivo da promessa, aceitei de primeira.



NO MEIO DO CAMINHO, A TIRADENTES.

Assim que chegamos à Cidade Baixa e começamos a ver placas de quilometragem da Federação Baiana de Atletismo (FBA) lembrei-me que neste Domingo seria realizada a Corrida Tiradentes.


Na Baixa do Bonfim estava postada a placa de 8km e, após alguns minutos em frente à Igreja, deixei o Hugo, que acompanhava a missa das famosas escadarias, e retornei para ver passar os amigos competidores. E foram muitos os que pude, além de fotografar, dar um grito de incentivo.


Algum tempo depois tomávamos o caminho para outro cartão postal: o Mercado Modelo / Elevador Lacerda. Segundo o vizinho ele já estava quite com o Santo e aguardaria sua esposa ali para nos levar de volta a casa.



Com Hugo no Mercado Modelo/Elevador Lacerda

Este convite eu não poderia aceitar e enquanto o casal ajeitava o embarque da sua bike despedi-me com um até logo e voei de volta para casa completando 60km pedalados. Nada mal para quem no dia anterior tinha feito um longuinho de 28km na sempre agradável companhia do amigo e excelente maratonista Carlinhos.


Boa semana a todos!


Amorim
D. Gina
Rosa
Doutor
Deja
Adautro e Alanzinho

2 comentários:

  1. Beleza de post meu amigo Roberto! Parabéns campeão! Talvez você esteja na profissão errada, pois leva muito jeito como jornalista! Pode ter certeza!
    Fiz uma boa corrida. Não conhecia o percurso, de modo que a segunda ladeira foi uma surpresa e perdi alguns segundos. Pela minha cronometragem o percurso foi de 10.1 km e fiz em 1h1m, o que me permite dizer que fiz em uma hora os 10 km, mas vou ter que aguardar o resultado oficial. De qualquer forma foi meu melhor tempo nos 10km. Quando lhe vi fiquei entusiasmado e acelerei rs rs rs., afinal você é meu inspirador! Muito obrigado pela foto. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Zé!
    Tá voando hein.. quase nao consigo bater a foto...
    abraços!

    ResponderExcluir