sábado, 14 de abril de 2012

MARATONA: BRASILEIROS BUSCANDO ÍNDICE / EXPECTATIVA DE RECORDE MUNDIAL



Paris, Viena, Milão, Roterdã. Para quem gosta de Maratona, este final de semana será uma verdadeira festa. Incluindo Boston, que será realizada na segunda-feira (feriado nacional dos Estados Unidos), serão 5 maratonas e muita expectativa.

A quinze dias do prazo final para obtenção do índice nesta distância para os Jogos Olímpicos de 2012, muitos brasileiros estarão na briga tentando carimbar seus passaportes para Londres.

ÍNDICE FEMININO: abaixo de 2h30
ÍNDICE MASCULINO: abaixo de 2h15

No feminino, Adriana Aparecida da Silva, Campeã Panamericana em Guadalajara 2011, conseguiu o índice A na Maratona de Tóquio, mas isso ainda não é garantia de que estará na Capital inglesa, já que são 03 vagas femininas e há ainda muita gente boa correndo atrás delas.

No masculino a confusão é ainda maior. Restam apenas duas vagas (Marilson dos Santos, por ter ficado entre os 30 melhores do mundo no ano passado, já está pré-convocado).

Paulo Roberto de Almeida Paula é o único que já tem índice A (conseguido em Barcelona no final do mês passado), mas até o dia 29 de abril ainda terá muita gente para “secar”, inclusive seu próprio irmão (rs), o gêmeo Luiz Fernando de Almeida Paula. A lista ainda tem nomes como Franck Caldeira, Damião Ancelmo de Souza, José Teles, Giovanni dos Santos, Flávio Guimarães, todos em Milão e Cosme Anselmo em Viena.

Mesmo que consigam índice amanhã, os corredores precisarão aguardar até a última hora para festejar de verdade a ida a Londres já que nos próximos dias ainda teremos atletas como Solonei Rocha (Ouro no Pan de Guadalajara 2011) tentando a vaga.

No feminino, além de Cruz Nonata (Viena) e Sirlene Pinho (Milão), que correrão amanhã, particularmente ainda estou na expectativa de uma nova tentativa de Marily dos Santos e Maria Zeferina Baldaia.

Outros brasileiros que estarão correndo atrás de índice, em Paris, são os  atletas paraolímpicos Ezequiel Marcelo da Costa, Ozivan Bonfim e Tito Sena.


Em Boston, o queniano Geoffrey Mutai, além de defender o título de campeão, também estará lutando por uma vaga em Londres. 

Além de tudo isso, há ainda a possível quebra do Recorde Mundial em Roterdã, para onde os olhos do mundo estarão voltados (o nome mais cotado para ser o novo recordista é o do queniano Moses Mosop).

Amanhã teremos as respostas.

Por enquanto...

Mantendo o ritmo de descanso, hoje diverti-me com 60km de bike pedalados pela Estrada do Coco e amanhã, para fechar esta segunda e última semana regenerativa antes de começar os treinos em busca de um novo Recorde Mundial Pessoal na Maratona de Porto Alegre, agendei com alguns amigos uma corridinha nas Dunas.

note que a própria máquina foi captada na foto automáica
No final da tarde uma ida ao Circo com a família foi o passatempo ideal para quem está louco de vontade de ver chegar o novo dia com todas essas deliciosas disputas.

Tia Lalá e meus três filhotes
Boa noite!

2 comentários:

  1. .... faltou vc incluir o meu nome na lista para conquistar o índie. Risos.
    Estou inscrito para maratona de SP em junho, mas estou praticamente sem correr. Quando for convocar os amigos para os treinos nos finais de semana me inclua, ou não sou mais amigo de vocês? Risos.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Samuel. Estamos cheios de treinos e sua presença é garantia sempre de coisas boas.
    Abraços!

    ResponderExcluir