sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

DE ELÍSIO MEDRADO (entroncamento) A- AMARGOSA / EU NÃO CAMINHO, EU CORRO!

Estrada Amargosa / Santo Antônio de Jesus

Antes de começar a falar dos 17,5km corridos no treino de ontem, para não ser recriminado por praticantes de caminhada por conta do subtítulo acima, transcreverei parte de um texto postado no meu antigo blog que, acredito, será capaz de desfazer e/ou evitar mal entendidos.

“Toda vez que venho para cá, brinco com amigos dizendo: Vou viajar para treinar na altitude. Aos que não conhecem a brincadeira resta a alternativa de ficar “chutando” alguns desses lugares famosos por estar nas alturas: La Paz, Macchu Pichu, Campos do Jordão, Potosi ou Saint Moritz. É possível até que cheguem a falar no Everest sem que ninguém lembre de citar Amargosa, é claro. Destino revelado, chiste descoberto, às vezes tenho que sair correndo de perto para não levar umas bordoadas. rs

Bem, o fato é que sempre que estou por aqui aproveito os mais de 230 metros de altitude e faço treinos maravilhosos pela Cidade Jardim do Vale do Jiquiriçá, correndo, inclusive, entre cidades como Mutuípe - Amargosa (30km); entroncamento de Elísio Medrado - Amargosa (17,5km), e quase sempre retorno com todos em casa acordando. Daí é certo que vou ouvir minha mãe perguntando:
- Já caminhou hoje?

E eu “carinhosamente” (rs) respondo:
- Minha mãe, eu não caminho, EU CORRO!

Nada contra quem caminha. O problema é que muitas vezes vindo de uma corrida de 30km, geralmente feita em menos de 03 horas, ao ser recebido com a clássica pergunta do “como foi a caminhada?” grrr... grrrrr...  pacientemente contestava ressaltando  que se tivesse feito aquela distância andando, certamente chegaria bem mais tarde e que eu não caminho... eu corro.

Parecia que tinha sido bem explícito, mas não eram necessários mais que cinco minutos e algum conhecido passando na porta de casa, enquanto eu ainda alongava, para que eu percebesse que estava enganado e que a explicação não adiantara.

- Fulana, “meu menino” já saiu pra andar hoje... (grrrrr)

E eu, puxando raivoso o quadríceps, quase gritando com a assustada vizinha:
- Eu não caminho, eu corro!

Mais tarde, mais calmo por causa do desabafo e de um relaxante banho, ao sentar-me à mesa para tomar café, da maneira mais “inocente” que lhe é possível, hoje em dia já sei, ainda ouvirei minha mãe comentar com meu pai: Eu também gosto de caminhar... (grrrr).”

Ontem não foi diferente. Com todos dormindo, saí de casa 5:50 para pegar o ônibus que faz a linha Amargosa/Bom Despacho  e pelo que pude constatar, tô ficando famoso. rs

Indício I
Enquanto aguardava no ponto fui abordado por um senhor que sorrindo me perguntava: “Vai voltar correndo de onde hoje?”. Com entusiasmo (essas coisas injetam um ânimo enorme na gente) respondi que desceria até o entroncamento de Elísio Medrado para iniciar o treino.

Indício II
Assim que desci do ônibus no entroncamento de Elísio Medrado, sob os olhares desconfiados dos que ali estavam, provavelmente impressionados por me ver em trajes pouco habituais para o frio que faz na região, principalmente naquele horário, entrei numa vendinha que fica à beira da estrada para comprar água.

Tentando diminuir a estranheza causada, enquanto o dono da venda providenciava troco, falei-lhe que correria até Amargosa.

Em tom de incredulidade imediatamente ele exclamou: “Amargosa!”. Já estava começando a ensaiar umas explicações quando um Senhor que mascava fumo atalhou-me com uma pergunta: “Não é o senhor que passa sempre aqui na estrada de bicicleta vindo de Salvador?”

Incapaz de disfarçar a felicidade pelo reconhecimento respondi-lhe que sim, mas a surpresa maior ainda estava por vir, ele virou-se para o dono da venda e mandou mais esta a meu respeito: “Até para a  Bolívia ele já foi.”


Foi demais. Principalmente porque é muito comum as pessoas errarem quando dizem os lugares que eu já fui. Canso de ouvir “Roberto já foi para a Argentina de bicicleta” e preciso intervir dizendo que já estive na Venezuela, Guiana Inglesa, Uruguai e Bolívia, mas não na Argentina.

Graças às palavras daquele senhor, que ainda me fez o favor de registrar uma foto, pude contar para uma “plateia” bem mais amistosa sobre os 160km corridos em Campinas e todos chegaram à conclusão que ir a Amargosa era só um treino.

É lógico que não poderia sair de lá sem afirmar-lhes que precisamos estar com Deus sempre. Em toda e qualquer distância necessitaremos sempre da Sua permissão.


O restante da subida foi a beleza de sempre. Três serras que se alternam (no sentido Elísio Medrado/Amargosa duas são subindo e uma descendo), o verde e as ladeiras tomam conta do cenário.

Com 1h40min estava na porta de casa alongando. Ao me ver, minha mãe veio de lá de dentro e o resto vocês já podem imaginar. Ontem não foi diferente... (rs), mas como ela era aniversariante do dia (motivo pelo qual eu estava ali) nem contestei nada. A gente só pede a Deus um montão de anos para que ela tenha tempo de aprender a sutil diferença entre correr e caminhar.
74 anos e ainda quer ir ao almoço de aniversário de bike, rs

Bom final de semana!

Garçom treme-treme

Com a moto pronta para voltar a Salvador, uma passadinha na loja do amigo Louri

"Pai e mãe, ouro de mina"

6 comentários:

  1. Mas, afinal, você corre ou caminha? Vou perguntar a Tia Floripes... kkkkkkkkkkkkkk

    Quel.

    ResponderExcluir
  2. Porra se vc caminha , eu acho que estou engatinhando

    Eduardo

    ResponderExcluir
  3. Huahuahua
    "já fez sua caminhada hoje?" rsrsrs
    Parabéns pelo treino Roberto!
    E quando você foi para Argentina de Bike estava muito frio lá? rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Mãe não mente e como as evidências são estáticas (foto)..... você deve e andar mesmo.

    Risos.

    Tá famoso mesmo e se levasse as revistas....

    Brincadeiras a parte, deve ter sido um grande treino ou melhor pra você um passeio.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Grande Roberto!
    Sua mãe tem razão, lembre-se você é Ultra!!!
    E muitas vezes é necessário uma caminhada, até para se alimentar e hidratar melhor.
    Um abraço e nos vemos no sábado!
    Pataro

    ResponderExcluir
  6. Quel, Eduardo, Samuel, Alan e Pataro, sendo minha mãe e ainda aniversariando o negócio é ficar calado e ainda dizer que tá tudo certo...rs
    Abraços!

    ResponderExcluir