domingo, 28 de agosto de 2011

SALVADOR PRÓ-MARATONA


Este post tem a finalidade de conclamar os Maratonistas (e aspirantes) a participar do movimento SALVADOR PRÓ-MARATONA.

A cada dia que passa cresce a olhos vistos o número de corredores de rua no Estado da Bahia, e hoje Salvador é seguramente o maior pólo de Corrida do Nordeste, no entanto, ainda é necessário viajar para outros Estados (os que podem arcar com o custo) para poder correr a Rainha das provas de rua: a Maratona.

Aliás, paradoxalmente, estas viagens são o momento em que mais ocorrem encontros do pessoal adepto dos 42,195m de nossa terra. Não raro, nas conversas entabuladas nos saguões de hotel, local de retirada de kit, jantar de massas, etc., vem à baila o assunto "longe de casa" e o sentimento geral é que poderíamos (merecíamos) ter uma Maratona em Salvador.

Pelo menos entre os maratonistas, uma das desculpas mais comuns que se ouve, para a não ocorrência de uma maratona na capital baiana é a fama de ser ela uma cidade quente. Apesar de o sol brilhar forte por aqui em boa parte do ano, existem meses de temperatura mais amena, notadamente no período de inverno. Além do mais, essa justificativa cai por terra quando se vê que cidades como Teresina, Fortaleza e Recife (sabidamente mais quentes que a nossa) já estão na segunda edição de suas Maratonas.

Certamente para se realizar um evento deste aqui em Salvador será necessário um esforço conjunto: Prefeitura, FBA, Governo do Estado, Entidade Organizadora e Patrocinadores, mas acredito que já está mais do que na hora de termos uma Maratona em solo baiano.

Em final de semana de Maratona é fácil percebermos (pelos monitores cardíacos, tênis, camiseta de prova, etc.) a enorme quantidade de corredores com seus acompanhantes nos tradicionais pontos turísticos (isso, parece-me, incrementa a receita do Município).

O apelo turístico em nossa Capital é muito grande. Entre outras coisas, é famosa a receptividade dos baianos, a musicalidade, a culinária e a beleza de nossas praias. Tudo isso poderia ser explorado no percurso com, por exemplo, trios-elétricos nas ruas, apresentação de capoeira (Buenos Aires tem casal dançando tango e diversas outras manifestações artísticas durante todo o trajeto da Maratona), água-de-coco nos postos de hidratação, talvez até um acarajé no kit pós corrida (rs). Brincadeiras à parte, acredito que um trabalho sério poderia, em pouquíssimo tempo, fazer da Maratona de Salvador uma das mais procuradas no calendário nacional.

Desta forma, após sondar vários maratonistas do meu convívio, resolvemos aproveitar a MEIA MARATONA FAROL A FAROL, que irá realizar-se no próximo dia 02 de outubro, para dar uma espécie de pontapé inicial no movimento.

Baseado na experiência recente da Double Marathon 84 (durante a Maratona do Rio de Janeiro 2011), decidimos correr 42,2km dobrando a Meia Maratona Farol a Farol. Para isso sairemos no sentido inverso da Prova, dando nossa largada no Farol da Barra entre 4:30/4:45 a fim de completar a primeira perna da Maratona antes das 07:00, horário oficial da largada da Meia Maratona Farol a Farol.

Existem muitos detalhes a serem discutidos. Vamos a alguns deles.

Já que pretendemos usar a estrutura da Meia Maratona Farol a Farol no retorno, é importante que os participantes do SALVADOR PRÓ-MARATONA estejam regulares nesta Corrida. Orientamos aos interessados que efetivem suas inscrições o mais rápido possível para não correrem o risco de acabarem-se as vagas.

A previsão de entrega do chip, conforme o regulamento, é no dia da prova e somente até as 6:40, o que reduziria nosso tempo para fazer a primeira parte do SALVADOR PRÓ-MARATONA. Entraremos em contato com a Organização para ver a possibilidade de pegarmos nossos chips antes ou de autorizarmos outra pessoa a apanhá-los em nosso nome durante o momento oficial de entrega.

Como provavelmente os envolvidos neste movimento não terão preocupação com o tempo da Meia (recomendo aos que estiverem querendo testar performance que aproveitem a Meia da Caixa no dia 11 de setembro), conseguindo resolver o "problema" do chip, além de ganharmos 20 minutos, enquanto o tapete de cronometragem ainda estiver lá poderemos registrar nossa saída (eu mesmo na Maratona do Rio dei a largada da volta dos 84km com 10 minutos de atraso).

Está previsto um posto de hidratação no Jardim de Alah (aproximadamente no meio do caminho), onde deixaremos uma pessoa com os líquidos previamente comprados por cada um. Também no momento da conversa com a Organização poderemos ver a possibilidade de sermos autorizados a usar as bebidas que já se encontrarão armazenadas à hora em que estivermos passando (durante a Double 84 no Rio de Janeiro, já na madrugada bebemos água e powerade em vários postos de hidratação com o consentimento da Organização).

Para que o evento ganhe uma maior visibilidade julgamos interessante uma padronização. Há duas possibilidades que não necessariamente se excluem:

A primeira seria a confecção de camisas com a Logomarca do evento e ratear os gastos.

A segunda seria cada participante baixar o arquivo e fazer um trabalho de sublimação numa camisa de sua preferência.

No último final de semana de setembro realizaremos um treinão e já tencionamos usar as camisetas personalizadas.

Amanhã visitaremos uma empresa para ver preços de camisas e a quantidade mínima que pode ser confeccionada, sondando, inclusive, a possibilidade de patrocínio.

Para que se possa mensurar todas essas coisas (horário de largada, quantidade de camisas, chip, etc.) e até mesmo pela experiência que tivemos no Desafio Salvador Aracaju Correndo, quando muitas pessoas que disseram "eu vou" de primeira, acabaram desistindo, solicitamos às pessoas que reflitam com bastante carinho e a maior responsabilidade possível antes de confirmar sua adesão que poderá ser aqui no Blog ou através do email: bikeselva@hotmail.com.

Para os que não quiserem ou não puderem efetivamente correr os 42,2km do SALVADOR PRÓ-MARATONA (temos amigos que estarão na Meia-Maratona buscando vencê-la), vislumbramos outras formas de participação, por exemplo, usando a Logomarca, adquirindo camisa do evento, colaborando na divulgação ou no apoio, etc.

SALVADOR PRÓ-MARATONA: todos são bem vindos neste sonho!

Até mais e boa semana!

17 comentários:

  1. Grande Roberto,

    Gostei do post e irei enviar um e-mail para o contato da TV Aratu falando sobre o que escreveu aqui junto com o link, para que ela possa ler e nos responder algo.

    Assim que estiver com a resposta em mãos distribuo.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Sensacional Roberto sua postagem e principalmente o projeto. Acredito que daqui para lá vocês terão umas 50 pessoas participando da double, torço para isso e acredito que será muito bom. Uma pena que não seja nessa da TV Aratu que já saía na tv esta divulgação quanto a necessidade de ter provas maiores em SSA. Acho que desta forma abrirão os olhos das empresas, e quem sabe logo logo não tenhamos uma maratona??? tomará que seja no inverno "fachada" de SSA.

    Parabéns pelo projeto, estou torcendo para que seja sucesso total, aliás já esta sendo. Tá apoiado!!! Samuca vai??

    abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Usando a logomarca este é meu apoio, pq correr isso não dá para mim ainda...comecei a correr ano passado. Posso usar a logomarca, nesta devo fazer 10k pq na outra semana farei uma meia.
    Qd farão a camisa?? faz feminina...kkkk

    ResponderExcluir
  4. Apoiado. Muito bem escrito. De fácil compreensão.Permite-me colocar essa postagem no meu BLOG dando o seu devido crédito para o texto??

    ResponderExcluir
  5. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Amigo Roberto parabéns pela iniciativa em prol do atletismo e desde já desejo boa sorte no evento para vcs, realmente a única coisa que está faltando ae na Bahia é uma maratona para os corredores, mesmo que seje difícil meu amigo nunca desista do seu ideal, estarei torcendo para que isso aconteça.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! conte com meu apoio divulgando entre mais maratonistas e correndo a double no dia 02.
    Um abraço
    Pataro

    ResponderExcluir
  7. É isso ai Roberto.

    O processo inicial da inscrição é fundamental. Como sugestão, sugiro aos demais corredores e que possuam blogs qua coloquel um link fixo com a divulgação do evento.

    Grande abraço a todos e já estou me inscrevendo.

    ResponderExcluir
  8. Se ajuda usar a camiseta, pode contar comigo, quero uma!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Roberto, realmente não se justifica uma capital como Salvador não fazer ao menos uma maratona/ano. Show de iniciativa.

    Vou fazer os 21k pq não tenho cacife para os 42k, mas usarei a camisa com muito prazer e entro na campanha em Pró da maratona em Salvador.Pode encomendar a minha!

    ResponderExcluir
  10. Pessoal!
    Muito obrigado pelo apoio. Hoje passei boa parte do dia garimpando corredores que estejam dispostos a fazer a meia-maratona nos dois sentidos (acho que já estamos chegando em uma dezena).
    Como muitos acham uma utopia conseguir uma Maratona para Salvador inclusive ao falar com o Prof. Og hoje na Federação ouvi dele que é muito difícil "os organizadores não querem ganhar dinheiro com uma corrida que dura tanto tempo" estou adotando a tática de convidar pessoas a fazer os 42,2 sem entrar muito na discussão de se é ou não possível conseguirmos o objetivo principal que é ter uma Maratona em nossa cidade.
    Também fiz algumas pesquisas de camisa e amanhã irei colocar um post para falar deste assunto.
    Bons treinos, muito obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  11. Salva meu irmaozinho... É, o lance é mesmo correr... pena não encontrar na própria cidade apoio para o intento :-(...Mas é importante não se calar, não se conformar, não aceitar o "NÃO, VOCE NUNCA VAI CONSEGUIR ISSO" como definitivo. "Os organizadores não querem ganhar dinheiro com uma prova tão longa"!? Então pq os organizadores de outros Estados querem? É mais vantajoso enviar os corredores daqui para outros Estados que atrair outros maratonistas para uma prova aqui? vai entender!!! Também difícil é comprrender como a FBA, na pessoa de seu Presidente, aceita, ou pior ainda, replica a alegação de falta de interesse dos organizadores!!! :-( não teria de ser a Federação Baiana de Atletismo a primeira a apoiar e mesmo procurar parceiros com disposição de ser pioneiros na 1ª MARATONA DE SALVADOR? VAI ENTENDER - OUTRA VEZ...
    Mesmo que eu não possa correr pode contar comigo na torcida e separa aí uma camisa para que eu possa sair na foto.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  12. Roberto
    Se Deus quiser estaremos juntos em mais esta aventura. Já estava com saudades de fazer maratona. As últimas foram em março quando fomos a Aracaju, mas parece que já se passou mais de um ano.
    Gil

    ResponderExcluir
  13. A ideia da maratona é otima !
    Só poderiaa partir de você mais umas das suas ideias maravilhosa em unir amigos para mais um desafio no conceito de qualidade de vida .

    Dja.

    ResponderExcluir
  14. Dja e Rôdrigo!

    Será um enorme prazer se puder contar com a presença de vocês no evento!
    DJa, obrigado pelo elogio, vindo de você que faz tanto por estes e outros esportes é um grande incentivo.
    Rô, obrigado pela paciência e disposição de sempre na edição do vídeo. Pelo que tenho ouvido o povo tá gostando.

    ResponderExcluir
  15. Roberto,

    Temos um grupo aqui em Alagoinhas e tenho certeza teremos uma grande adesao a proposta, ainda nao corri uma Maratona essa semana corro a minha primeira meia em buenos Aires e vou dar continuidade ao treinamento para participar do movimento e completar o percurso que esta sendo proposto

    ResponderExcluir
  16. Eu amei sua materia você tem razão tem o mês mais frio pra fazer uma boa maratona não e so no mês quente,essa iniciativa sua de correr pro-maratona no dia da meia e maravilhosa eu estou junto,parabéns!Vanuza lins.

    ResponderExcluir