domingo, 21 de agosto de 2011

ZÔO, PARQUE DE PITUAÇU E SUAS FERAS

Família e Flamingos

Feliz, agradeço ao Senhor “por ter me concedido o domingo para ir com a família ao Jardim Zoológico dar pipoca aos macacos”, e também pelos treinos e brincadeiras do final de semana.

Fazia um tempão que não ia ao Zoológico e, “pressionados” por Rafinha, que adora bichos, agendamos para hoje um “passeio na floresta”. Dando uma olhada em fotos de outras visitas ao Zoo é que se percebe o quanto os meninos estão crescendo (pelo andar da carruagem, já já eles é que estarão levando um velhinho para passear snif, snif rs).

Lembro-me de uma ocasião em que estávamos passeando lá dentro, Luan nem falava direito ainda, e eu de longe avistava uns animais que os meninos não conseguiam enxergar devido à baixa estatura. (senta que lá vem estória...)

Comecei a prepará-los para o animal que eles logo conseguiriam avistar: “Filhos, daqui a pouco vamos ver o cavalinho listrado” e eles, empolgados com outros bichos, nem deram muita atenção. A gente ia num passinho miúdo, ditado pela curiosidade dos pequeninos, e eu sempre avisando: “Logo veremos o cavalinho listrado”.

Quando finalmente o tal “cavalinho listrado” surgiu no campo de visão dos meninos, Luan, num tom de quem lamentava a burrice do papai exclamou: “Mas essa aí é a “Zeba””. E eu, claro, caí na risada.

Voltando ao assunto corrida...

Hoje de manhã acompanhei mais uma vez a Titia Lalá num treino de tempo run em que ela bateu 29’57 nos 5km. 
1. Titia Lalá a todo vapor no tempo run /            2. Missão cumprida

No sábado, o Parque de Pituaçu mais uma vez voltou a ser nosso ponto de encontro para treino. Não me canso de ressaltar a beleza daquele lugar que freqüento há 03 décadas. É um oásis que, a despeito dos problemas de manutenção e segurança, bravamente resiste em meio ao crescimento desenfreado da Metrópole.

A exemplo do que foi feito no Dique do Tororó, um projeto de revitalização poderia fazer daquele pedaço esquecido de Salvador  um “novo”  Cartão Postal.

Não me parece tão difícil a tarefa. A estrutura já está lá (além da trilha de 15km que circunda a Lagoa em meio a um cinturão de Mata Atlântica): Museu, companhia de Polícia, quiosques, bares e restaurante, bicicletas e pedalinho para alugar.

Como uma das cidades-sedes da Copa do Mundo acho que nossos governantes poderiam voltar mais carinhosamente os olhos para o Parque Metropoliltano de Pituaçu. Melhorar o piso, o policiamento, promover eventos esportivos e culturais que não agridam a natureza são algumas das medidas que poderiam tornar ainda mais atraente este pedaço de paraíso (tanto para turistas como para os moradores locais) com enorme potencial para virar um point de praticantes de esportes e amantes da natureza.

Enquanto sonhava com essas melhorias, que se Deus quiser ainda estão por vir, um a um, quem ia chegando, era a galera da corrida de hoje: Pataro, Chico, Joel e Carlinhos.
Prontos para a largada: Eu, Chico, Pataro, Carlinhos e Joel
Final de semana com uma agenda lotada de compromissos com os pequeninos, o pessoal já sabe, o treino tem que começar ainda mais cedo para não gastar o tempo deles. Assim, 5:40 da manhã demos início ao nosso treino. A idéia era rodar abaixo de 4’45 e ficarmos juntos o maior tempo possível. Acertamos também que só cobraríamos tempo a partir do momento que passássemos pela placa de 1 km.

Aos poucos fomos encaixando o ritmo e formamos dois grupos.  Na frente Pataro, eu e Carlinhos (que fez o caminho de ida brincando de acelerar e desacelerar), enquanto na retarguada seguiam Joel e Chico.

Junto com Pataro, atingi o km 12 com 57 minutos e 16 segundos e fizemos meia volta, enquanto Carlinhos passava direto para chegar ao km 12,5, de onde retornaria.

Por volta do km 21 fomos ultrapassados por Carlinhos (que estava fazendo um km a mais); ao nos aproximarmos do km 22 chamei Pataro para fazermos um tiro de 2.000 metros (só para manter a tradição de chegar forte) e deste jeito acabei abrindo uma pequena distância e fechando os 24km em 01h51m49.

Abaixo um resumo das distâncias / tempo de cada um dos participantes:
Joel
18km
1h34
5’13/km
Chico
18km
1h38
5’26/km
Roberto
24km
01h51
4’39/km
Pataro
24km
01h52
4’41/km
Carlinhos
25km
01h50
4’24/km

Boa semana a todos!



                                           Cuidado. Não indicado para quem sofre de labirintite.

6 comentários:

  1. Ai Roberto que legal, dia maravilhoso hem. Ter crianças em casa é sempre bom.... parabéns ao treino da tia Lalá tb, esta bom dela fazer um blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. oi tio

    Eu também gosti do seu domingo. O zológico é legal mas minha mãe não me levou ontem :(
    Sabe, uma vez eu já pedalei em pituaçu mas foi só na calçada, depois teve guaraná, cachorro quente e ainda brinquei no pula pula... Mas hoje que cresci não faço mais essas coisas de criança. Já tenho sete anos e tá na hora de pedalar na terra e sem rodinha. Mas o pula pula e o cachorro quente não né? Meu pai prometeu tirar as rodinhas logo logo viu?
    Tenho de ir, mamãe tá me chamando, tá na hora da escola.

    Pedrinho

    Tchau

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog!! Parabens!

    Ellan

    ResponderExcluir
  4. É sempre bom curtir a família e de quebra poder compartilhar a alegria de correr com os amigos. No dia 28 participarei da corrida dos bancários, mas breve pretendo voltar a participar do treinamento com vocês.

    Grande abraço todos. A Titia tá mandando bem!

    ResponderExcluir
  5. Pessoal,
    Agradeço os comentários. Pedrinho fala com o papai para marcarmos uma pedalada juntos...tá?
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Grande Roberto,

    Um passeio no zoo de Salvador é sempre uma grande surpresa... rsrs

    Parabéns pelos treinos, ainda não corri no Parque mas tenho certeza que depois da Meia da Bahia, irei para lá fazer os longos de 30k.

    Abração!

    ResponderExcluir