segunda-feira, 15 de agosto de 2011

OS MAIS DE 100 KM DA PEDALADA DA LUA CHEIA

Eu, Luciano, Cabelo, Van-bike, 01 da Bahia, Valmir, Joel e Peter
O vento gelado que soprava no começo da noite deste sábado fazia pensar que a qualquer momento uma frente fria se instalaria em Salvador. E, provavelmente, desencorajados pela ameaça de chuva, vários amigos que haviam confirmado presença na Pedalada da Lua Cheia mantiveram contato para avisar que não mais iriam ao passeio.

Cogitou-se a hipótese de adiamento, que de pronto foi refutada tão logo pude verificar via contatos telefônicos que a turma que Joel tinha arrebanhado continuava ávida pelo Evento. Então, às 20:45, bateu-se o martelo: se havia gente interessada na brincadeira, iríamos sob quaisquer condições climáticas (eu já gosto disso, rs).

Apaguei as luzes e mergulhei num sono que, apesar de breve (menos de 02 horas), foi bastante restaurador.

Às 23:20 já me encontrava a caminho do local marcado para concentração. Embora houvesse saído sozinho de casa, antes mesmo de chegar à Paralela fui topando com outros pedaladores que seguiam para a mesma festa e quando finalmente atingimos o Posto 02 já éramos 04 bikers.

Faltava pouco para meia-noite e, após algumas apresentações, como forma de garantir que todos tivessem ciência, o roteiro da pedalada foi explicado:

Sairíamos do Posto 02, na Paralela, até o Posto Paraíso, em Guarajuba, onde antes de retornarmos a Salvador faríamos uma parada de 40 minutos para lanche e descanso, totalizando essa pedalada (sem contar os deslocamentos de ida e vinda a suas casas) 104km.

Negras nuvens continuavam a esconder a dona da festa e a chuva, tudo indicava, era iminente, então apressamos o passo e, pontualmente à meia-noite, demos início à nossa pedalada, visando já estarmos aquecidos na hora que o toró despencasse.

Estávamos com uma seleção bem diversificada. A maioria nunca havia "jogado juntos" antes.  Eu mesmo só conhecia duas pessoas no time: Joel (maratonista, proprietário da Regional Bike e assíduo frequentador deste blog, rs ) e Peter, parceiro de inúmeras viagens pelo nordeste brasileiro. O restante da equipe era formada por: Van bike, Cabelo, Zero Um da Bahia, Luciano, Valmir e eu.

Apesar da natural "falta de entrosamento" inicial, aos poucos a galera foi ganhando ritmo de jogo e logo a vontade de extravasar o prazer que se sente numa pedalada dessas em plena madrugada literalmente "gritou" mais alto. É aquela hora em que se percebe a força que se pode ter quando se trabalha em equipe. Quantos de nós teria se aventurado a sair de casa para fazer aquilo sozinho? Juntos, enfrentamos o Desafio e fomos recompensados com uma maravilhosa Lua (a chuva não caiu) que nos acompanhou durante toda a noite.

Houve alguns contratempos: encontrar fechada a Loja de Conveniência do Posto 24 horas em Guarajuba foi um deles. Alguns companheiros, novos ainda em matéria de pedal de longa distância, adquiriram assaduras no trajeto e acabou acontecendo até uma desistência por conta de cansaço mesmo, mas não tenho dúvida de que o saldo foi positivo. Apesar do sono, era fácil sentir que mesmo os que enfrentaram mais dificuldades para realizar o trajeto estavam felizes por atravessar a noite pedalando e poder ver o dia amanhecendo de cima de suas bikes.

Hoje entrei em contato com Van (o rapaz que desistiu), que me disse que na atual circunstância ele até ficou feliz com o tanto que havia conseguido pedalar na noite do sábado. Aliás, antes de fechar este post, vale a pena um relato deste acontecimento (senta que lá vem estória rs).

Como não achamos nada aberto em Guarajuba, no retorno, junto com Luciano, imprimi um ritmo mais forte na tentativa de encontrar algum lugar aberto em Arembepe para comprar água, suco ou isotônico para a galera. Portanto, não estávamos presente na hora em que se tomou a decisão de desistir.

Assistido pelos companheiros que lhe diziam palavras de incentivo, Van seguia pela estrada, entremeando o lento girar do pedal com frases do tipo: "Por que não estou em minha cama agora" (rs), quando notaram um ônibus se aproximando. Imediatamente sinalizaram para que o coletivo parasse e conseguiram do motorista a permissão para acomodar Van e sua bike no interior do veículo. Na hora em que o cara tava subindo, enquanto o pessoal agradecia a compreensão do condutor em salvar o cansado companheiro, um passageiro gritou de lá: "boiou, hein?" ao que Van, num enorme sorriso de quem não tava mais nem aí, respondeu: "Boiei mesmo!". 

Posso imaginar a gargalhada que foi lá na hora, porque meia hora depois quando nos reencontraram no Pedágio (onde paramos para reagrupar o time) todos ainda riam do acontecido.

Foi engraçado e corajoso ao mesmo tempo. Nenhuma desculpa esfarrapada (quem sabe alegar uma quebra na bike). Sincero e sem vaidade "boiei mesmo". Admitir nossas limitações de hoje é um bom começo para quem quer buscar novas fronteiras amanhã.

Boa semana a todos!

8 comentários:

  1. Rapaz, já tinham me falado desta aventura logo fiquei com vontade de participar da proxima, isso aconteceu e foi muito bom,valeu Roberto a noite de sabado foi uma aventura maravilhosa,parabens a todos que participaram,esperamos em breve outra padalada da lua cheia. Abraço.joel Regional Bike

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos por mais esta aventura.

    Em breve pretendo participar de uma dessas pedaladas por ai a fora com vocês.

    ResponderExcluir
  3. Grande Roberto,

    Parabéns pela pedalada recheada de amigos, é sempre bom estar entre eles e quando tiver com minha bike com certeza vou acompanhar vocês!

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela pedalada, isso é um grande incentivo para tod@s amantes de bike, vou me preparar,pois, na próxima tmb quero fazer parte desse maravilhosa aventura.

    Cicloabraços,
    Luzia

    ResponderExcluir
  5. Boa pedalada! dessas para relembrar os tempos do grupo (silver fox) Star Bikers. Das pedaladas noturnas pelas avenidas de Salvador. Qualquer dia desse estarei aí. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Poxa que legal.
    Eu gostei muito moço, quando meu pai tirar as rodinhas de minha bicicleta eu vou com voces...

    Pedrinho

    ResponderExcluir
  7. Salve meu irmao

    é sempre bom pedalar né?
    ainda mais nessas aventuras...
    as aventuras e desventuras de "Piter Show" sao uma atração a parte :-)

    Bom olhai o link pra a pedalada da lua cheia que fui no outro ano...
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=

    abraços fraternais meu velho

    Rodrigo


    ps... meus parabens a seu editor de video... o cara é show :D

    ResponderExcluir
  8. Olá Pessoal!
    Estamos esperando fazer uma festa maior na próxima. Juntar os antigos e novos participantes e novíssimos como é o caso do Pedrinho que certamente trará sua mamãe junto.
    Aproveito para agradecer a Rodrigo´(outro com quem estou contando na proxima edição) que por mais de 05 horas debruçou-se comigo na edição do vídeo que devido a má qualidade daa fotos deu um senhor trabalho.
    Em conversa com o dono da Regional bike (Joel( consegui uma promessa de camisas para fazermos o proximo passeio padronizado...e ele que não vacile porque outros patrocinadores estão aí na área, inclusive o Edjan querendo reviver os áureos tempos da StarBike (FireFox).
    Abraços!

    ResponderExcluir