quarta-feira, 24 de agosto de 2011

LAGOA DE DOIS DOIS E OUTROS TREINOS


Na última segunda-feira, atendendo a um convite de Carlinhos, fui parar na Lagoa de Dois Dois, um lugar que fez parte de toda minha infância/adolescência em Itapoan.  Na verdade, há algum tempo ele me falava desse treino nas dunas, mas não conseguia me dizer exatamente onde era. Há anos que não ia ali e nunca antes para correr. Foi maravilhoso! Daquelas coisas que a gente tem logo vontade de dividir com todo mundo que a gente gosta.
 
Carlinhos traçou um circuito com algumas subidas e descidas (algo em torno de 2,2km), no qual gastávamos 20 minutos.  Uma vez só já dá um bom treino de força. Entretanto, seguindo o que costuma dizer este meu amigo: “Nem me chame para correr se for menos de hora e meia”, fizemos o circuito 6 vezes, ou seja duas horas de muito sobe e desce de dunas .
  
Mais que o treino de força e resistência, que substitui tranquilamente uma aula de musculação + aeróbica numa academia, o mais marcante neste dia, talvez por causa do vento no rosto, talvez por causa do contato dos pés descalços com a areia branca, foi a sensação de paz e liberdade.

Já agendamos um retorno à Lagoa de Dois Dois (desta vez com mais gente) na próxima terça-feira (30/08), às 06:00 da manhã. Sintam-se convidados.

Seguindo com a planilha, ontem o local de treino foi o Pinicão. Como estávamos sob muita chuva, o que deixa o piso lá (grama e barro) muito escorregadio, Alan e eu abandonamos o treino intervalado de 1.000/800 metros que iríamos fazer e decidimos  acompanhar a Titia Lalá em seu treino de fartlek .

Hoje, mais uma vez, foi dia de treino em dois turnos.  Agora à noite aproveitei por 34’48 a companhia da Titia Lalá, que fazia um treino de 06 km.

Pela manhã, mexendo um pouco na planilha para ter a companhia dos amigos Pataro e Carlinhos nos tiros de 2.000 metros, fomos novamente ao Parque de Pituaçu para executar os 7  tiros enquanto dávamos a volta.

Reafirmo: fazer este tipo de trabalho em grupo torna a coisa muito mais fácil e é muito mais rentável. Com a presença de Alan por lá então...  aí é que a coisa rende mesmo. O cara liderou todas as acelerações chegando a fazer algumas delas na casa dos 06 minutos alto.

Aliás, a ordem de chegada (Alan, Carlinhos, eu e Pataro) não se alterou em nenhum dos 07 tiros, o que é um bom sinal, mostrando que todos conhecem e respeitam seu próprio ritmo.

Já vi muitas vezes pessoas fazendo do intervalado uma corrida entre os participantes do treino, e o resultado dessas disputas, normalmente, é o abandono do resto do treino e/ou aumento do tempo da execução do tiro por aqueles que correram acima da sua capacidade (extrapolaram) no começo.

Este manter ou “baixar” de tempo a cada tiro é um ótimo indício de que fizemos um bom treino hoje. Outros há, porém, que são muito mais poderosos no quesito "não deixar dúvidas": abraços e apertos de mão ao final do treino com o sorriso estampado na cara de todos pelo dever bem cumprido, certamente é o melhor deles.
Alan, Carlinhos, Pataro e eu

8 comentários:

  1. Grande Roberto,

    Deve ter sido muito bom seu treino nas dunas, me lembro quando era criança e ia para a casa de minha tia em Stella e corríamos nelas, a sensação é de total liberdade...

    E esse treino de tiros em Pituaçu então, show de bola. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sempre é muito bom treinar com essa galera.
    Apesar do piso do parque de Pituaçu estar um pouco escorregadio no dia.
    Estaremos treinando na areia na próxima semana.
    E titia Lalá me passou e Roberto não poderia perder a oportunidade de registrar esse momento.

    ResponderExcluir
  3. Pena não poder participar desses treinamentos com a elite.

    Me contento em ler os posts disponibilizados e quando possível participar dos longões dos finais de semana.

    Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. oi tio

    Gosto mais quando você sai de bicicleta... Eu já brinquei uma vez na areia em estela mares. A gente sentava numa caixa e decia. Era legal
    Agora eu tenho de dormir. Amanhã eu tenho aula e a mamãe prometeu se eu não ficPedrinhotrabalho ela me leva pra andar na bicicleta na ruinha de bicicleta que tem na pituba ate chegar na prassinha.

    Tchau

    Pedrinho

    ResponderExcluir
  5. Roberto

    Tem de marcar um treino desse num dia de sábado nas dunas.

    ResponderExcluir
  6. Ola Samuel
    Vamos reservar um sábado ou domingo para treinar nas dunas, mas como os próximos serão de competição o jeito agora é contentar-se com um treino no meio da semana, com todo mundo madrugando para chegar lá nas dunas e depois seguindo para seus afazeres.
    Olá Pedrinho
    Estes dias sairei de bicicleta muiiiiito: sábado, domingo e na segunda que é para dar um descanso ao velho joelho do titio aqui. Quem sabe nos encontremos na tal pracinha? Vc viu o mundo de areia que tem lá em Stela para brincar de caixa? Pedrinho? ih, dormiu... boa noite!

    ResponderExcluir
  7. O sensacional dos seus treinos é que você varia, maravilha isso. Eu mesma já não aguento mais correr na orla. Agora que tÔ fazendo aquelas subidas na ponte do costa azul e passando p o outro lado só para varia.

    TÔ muito chateada com as aulas estarem chocando com os horários que eu treinava, mas tenho de arcar por que de qualquer jeito foi escolha minha voltar para facul.

    Mas voltando aos seus treinos....PARABÉNS....

    ResponderExcluir
  8. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Depois desse treino com certeza vc ficou preparado para qualquer tipo de terreno...Showww o treino e a paisagem mandou bem meu caro...
    bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir