quarta-feira, 6 de julho de 2011

DOUBLE MARATHON 84 KM



No próximo dia 17, estrangeiros e corredores de todas as regiões do país invadirão a Cidade Maravilhosa para juntar-se aos cariocas e desfrutar do belíssimo percurso da Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro.

Participando desta festa desde 2009, só após muita reflexão resignei-me a quebrar a sequência e ficar de fora dela este ano, e desta forma continuaria sendo, caso não houvesse acontecido um certo papo que tive com o Lucas (www.varapido.blogspot.com) no sábado após a corrida 02 de julho.

Para que se entenda melhor o conteúdo da tal conversa, precisarei voltar um pouco no tempo (senta que lá vem estória...)

Durante a fase de preparação para o Desafio Salvador Aracaju conheci, através do blog criado para divulgar o evento, o blog da Ultra Sandrinha e, encantado com um relato sobre uma Ultramaratona na Lagoa do Taquaral em Campinas, imediatamente elegi esta prova para minha estreia nas 24h, adicionando mais um objetivo para o ano de 2011.

Para não chegar a Campinas completamente do zero programei uns longões em horas que aumentariam gradativamente até chegar à prova de 24.

Em maio, no final de semana da Maratona de Porto Alegre foi realizado o treino de 06 horas (uma forma de compensação por não ter ido à capital gaucha).

No mês passado, Marcelo Augusti (meu treinador à distância) sugeriu que eu poderia fazer o treino das 08 horas dentro da Maratona do Rio e, apesar de no primeiro momento ter achado aquilo meio maluco, um minuto depois eu já estava cogitando maneiras de por em prática a dica.

Após considerar as várias possibilidades de execução do longão dentro da Maratona do Rio, a idéia que mais me empolgou foi a de fazer uma corrida de volta e ida. Para tanto necessitaria hospedar-me no Aterro do Flamengo, e entre as 3:00 e 7:30 da manhã, correr no sentido inverso (chegada/largada) para depois retornar os 42 km já dentro da maratona. Nesta hipótese conseguiria fugir do sol, mas por causa do horário ficaria com a segurança comprometida.

Intimidado pelo medo de correr sozinho em plena madrugada de sábado para domingo numa Capital acabei abandonando a idéia e já estava decidido a fazer meu longão de 08 horas no Parque de Pituaçu no dia 16 de julho (como forma de compensar a minha ausência no Rio, rs), véspera da Maratona.

Então encontrei o Lucas...

Falávamos de coisas soltas e em dado momento dizia-lhe que tinha pensado em ir para o Rio fazer a Maratona “ida e volta”, mas que por alguns motivos (entre eles a falta de segurança), havia desistido, quando ele interrompeu minha fala dizendo-me que sabia de uma pessoa que iria fazer uma coisa mais ou menos assim como eu estava lhe contando, e que tão logo chegasse em sua casa me enviaria o endereço do blog.

Fiquei empolgado com a possibilidade de ter outra pessoa pensando um desafio igual e, antes mesmo de receber o e-mail do Lucas, já havia descoberto em minhas pesquisas o blog do Cristiano Marcelino e imediatamente mandei-lhe um e-mail.

Não resistindo à curiosidade, no domingo à noite mantive contato com o Ultra Marcelino e pude confirmar que realmente se tratava da mesma idéia e o encontrei receptivo a ter parceiros nesta empreitada. A parte ruim da história era que as inscrições para a Maratona já haviam sido encerradas.

Ao responder-lhe que sem a inscrição eu não participaria do Double Marathon, Cristiano, que é ligado à Equipe CE+3 e teria uma reunião com a Spiridon (organizadora da Maratona), prometeu tentar conseguir-me uma vaga remanescente e já me enviou logo uma ficha instruindo-me a preenchê-la para que, em caso de sinal positivo da Promotora do Evento, ele já pudesse imediatamente efetivar a inscrição.

A segunda-feira foi de muita expectativa até que, no final da tarde, ele me ligou avisando que havia dado tudo certo e que eu já estava na lista de inscritos. Comemorei o êxito e comecei imediatamente o corre-corre dos preparativos para a viagem.

Em breve passarei mais detalhes deste novo Desafio.

Bons treinos!

10 comentários:

  1. Só pode ser baiano mesmo esse meu amigo!!!!! Olha, as inscrições pra Campinas já abriram, viu??? Vá com Deus, se eu estivesse inteira iria com vcs. Beijo e boa sorte. A gente se vê no Recreio dia 17 às 7 da matina.

    ResponderExcluir
  2. Só vai dar meu amigo!!!!!

    Beijos e boa sorte!

    Aninha

    ResponderExcluir
  3. Grande Roberto,

    Fiquei super feliz em saber disso rapaz, que conseguiu tudo direitinho e que a empreitada está de pé!!! Que maravilha cara!!!

    Show!!!!

    Desse jeito foi ter que me empenhar mais para entrar nesse time de ultras aqui de Salvador!!


    Parabéns e boa sorte na Double!!


    Abração!!

    ResponderExcluir
  4. Hum então se avexe que já já tá chegando Roberto. Eu já tinha visto a double no blog do Marcelino , que bom que farão juntos.

    Sucesso na nova empreitada...!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Sempre inventando e surpreendendo... essa é a rotina de Roberto... Mais uma aventura para seu currículo, já sabe com que vai correr... agora é só ficar de olho neles...rsrs
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Pessoal!
    Agradeço as mensagens de confiança e sucesso. Depois de passado o frio na barriga é seguir com fé em Deus e curtir o caminho.
    Sandrinha
    Valeu pelo alerta de inscrição já iniciada. Entrei no site e já encontrei dois inscritos e ambos coincidentemente (grrr) da minha faixa etária. Se Deus quiser nos veremos na concentração para largada da Maratona.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Felicidades nesse mais novo desafio.

    Acredito que poucas são na Bahia capazes de enfrentar esses 84 km e concluir em boas condições e você certamente é uma dessas pessoas.

    Lembro-me dos 63 km que você correu e fiquei impressionado porque vi que literalmente você levou o tempo todo correndo e chegou muito bem.

    Nos mantenha informado sobre os preparativos e bastidores.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. E ai Rober! vc e um maluco beleza mesmo.Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Roberto

    Como não temos ainda uma maratona aqui em Savador, quem sabe se em uma das duas meias a da Caixa ou Iguatemi poderíamos fazer uma maratona tipo essa que você participara no dia 17 no RJ.

    A idéia está lançada.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Samuel!
    A idéia é ótima. Já estou maquinando. Inicialmente deixariamos para Outubro (dia amanhecendo mais cedo e com o percurso da meia em linha reta) e aproveitaria-se para os possíveis estreantes na distância (42)a meia de setembro como treino.

    ResponderExcluir