segunda-feira, 18 de maio de 2015

O PILATES E A CORRIDA


Após três semanas consecutivas de volume crescente (chegando  a quase 100k na última) pintou na planilha uma semana regenerativa e para este domingo o longão que baixou para "apenas"  25k acabou sendo transformado em treino de ritmo de maratona.

E mais uma vez estivemos (Pataro e eu) enfrentando e exorcizando as voltas de 5k do COE com sua famigerada ladeira de 600 metros, vento e, nos últimos tempos, o dilúvio que vem caindo em Salvador.

Pataro fechando seus 25k com 1h e 57'

Bem, os treinos para a Maratona de Porto Alegre estão a todo vapor, mas o assunto do post hoje é o Pilates e a sua relação com a corrida.

O Pilates foi criado em 1920 pelo fisioterapeuta Joseph Pilates e apresenta como principal benefício o fortalecimento do Core. Além disso, o método trabalha o alongamento e o fortalecimento de todo o corpo, promovendo flexibilidade, harmonia e equilíbrio muscular e pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e/ou condicionamento físico.

Proteção da coluna pelo fortalecimento da musculatura responsável pela estabilização do tronco, aumento de flexibilidade, propriocepção, melhora na respiração e na postura são algumas das vantagens do Pilates para corredores.


Todo corredor sabe (ou deveria saber) que quanto mais movimentos desnecessários forem feitos durante a corrida menos eficiente ela será. A aquisição e manutenção da boa postura, aliadas à concentração advinda da prática do Pilates, que além de tudo é ótimo na prevenção de lesões, ajuda muito na busca desta forma da corrrida ideal, dita econômica.

Com 4 hérnias de disco, detectadas logo nos primeiros meses de corrida, e pouquíssimas queixas relativas a dores (sem esquecer de mencionar jamais que também devo muito da minha felicidade no esporte à Quiropraxia e ao Quiropata Dr. Douglas Hora), creio que posso me dar como exemplo do quão benéfico pode ser o Pilates para quem pratica corrida.

Aliás atire a primeira bola suíça o corredor que nunca precisou da ajuda de um Fisioterapeuta.

Obrigado, Pró  Quele Mercês
Nestes seis anos de Pilates (praticado em várias cidades por onde passo, seja a trabalho ou por lazer) estive sob a orientação e proteção de excelentes profissionais que para mim tornaram-se verdadeiros anjos entre os quais destaco Joana Cardoso, a novel mamãe  do pequeno Lucas, (FisioGym no Imbuí) e minha atual professora Quele Mercês (Estúdio Viva Pilates em Cajazeiras), pessoas que além de levar em conta o fato de eu ser corredor, também consideram sempre a intensidade do treino realizado naquele dia na hora de "receitar" os exercícios, o que ressalta outra coisa muito boa do Pilates, que é a individualização do treino.

VIVA PILATES - Bruna, João e Quele -TEL:  3219-4991 - Cajazeiras

Boa semana!








Na FisioGym - Imbuí - 3362-1896 - Joana Cardoso


6 comentários:

  1. Legal a matéria sobre o Pilates. Muito boa a explanação!
    Um Abraço
    Regi

    ResponderExcluir
  2. Roberto excelente matéria, definição perfeita do método viu! Fico muito feliz em poder contribuir com o seu desempenho durante as inúmeras provas que você realiza. É um prazer para a nossa equipe e comemoramos juntos cada Vitória, cada melhora no tempo durante os treinos.

    Seu empenho e disciplina fizeram de você o atleta que é! Parabéns

    Quele Mercês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Pró, assim fico sem jeito... muito obrigados pelas palavras e parabéns pelo amor que dedica ao sua arte.

      Excluir
  3. Muito boa matéria!. É por isso que tem uma postura muito boa correndo, e não tem queixas! Um abraço! E rumo a Porto Alegre! Pataro.

    ResponderExcluir
  4. (Wellington Santos) - Excelente conteúdo Roberto pra quem almeja evoluir em seus resultados pessoais, mas não esquecendo que requer disciplina porque será mais um ingrediente na formação de um conjunto de processos para ajustar o corpo ao equilíbrio de fazer os movimentos corretos na correção dos velhos hábitos e aprendizado de novos, e você como referência facilita a credibilidade do marketing.

    ResponderExcluir