segunda-feira, 18 de maio de 2015

O PILATES E A CORRIDA


Após três semanas consecutivas de volume crescente (chegando  a quase 100k na última) pintou na planilha uma semana regenerativa e para este domingo o longão que baixou para "apenas"  25k acabou sendo transformado em treino de ritmo de maratona.

E mais uma vez estivemos (Pataro e eu) enfrentando e exorcizando as voltas de 5k do COE com sua famigerada ladeira de 600 metros, vento e, nos últimos tempos, o dilúvio que vem caindo em Salvador.

Pataro fechando seus 25k com 1h e 57'

Bem, os treinos para a Maratona de Porto Alegre estão a todo vapor, mas o assunto do post hoje é o Pilates e a sua relação com a corrida.

O Pilates foi criado em 1920 pelo fisioterapeuta Joseph Pilates e apresenta como principal benefício o fortalecimento do Core. Além disso, o método trabalha o alongamento e o fortalecimento de todo o corpo, promovendo flexibilidade, harmonia e equilíbrio muscular e pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e/ou condicionamento físico.

Proteção da coluna pelo fortalecimento da musculatura responsável pela estabilização do tronco, aumento de flexibilidade, propriocepção, melhora na respiração e na postura são algumas das vantagens do Pilates para corredores.


Todo corredor sabe (ou deveria saber) que quanto mais movimentos desnecessários forem feitos durante a corrida menos eficiente ela será. A aquisição e manutenção da boa postura, aliadas à concentração advinda da prática do Pilates, que além de tudo é ótimo na prevenção de lesões, ajuda muito na busca desta forma da corrrida ideal, dita econômica.

Com 4 hérnias de disco, detectadas logo nos primeiros meses de corrida, e pouquíssimas queixas relativas a dores (sem esquecer de mencionar jamais que também devo muito da minha felicidade no esporte à Quiropraxia e ao Quiropata Dr. Douglas Hora), creio que posso me dar como exemplo do quão benéfico pode ser o Pilates para quem pratica corrida.

Aliás atire a primeira bola suíça o corredor que nunca precisou da ajuda de um Fisioterapeuta.

Obrigado, Pró  Quele Mercês
Nestes seis anos de Pilates (praticado em várias cidades por onde passo, seja a trabalho ou por lazer) estive sob a orientação e proteção de excelentes profissionais que para mim tornaram-se verdadeiros anjos entre os quais destaco Joana Cardoso, a novel mamãe  do pequeno Lucas, (FisioGym no Imbuí) e minha atual professora Quele Mercês (Estúdio Viva Pilates em Cajazeiras), pessoas que além de levar em conta o fato de eu ser corredor, também consideram sempre a intensidade do treino realizado naquele dia na hora de "receitar" os exercícios, o que ressalta outra coisa muito boa do Pilates, que é a individualização do treino.

VIVA PILATES - Bruna, João e Quele -TEL:  3219-4991 - Cajazeiras

Boa semana!








Na FisioGym - Imbuí - 3362-1896 - Joana Cardoso


5 comentários:

  1. Legal a matéria sobre o Pilates. Muito boa a explanação!
    Um Abraço
    Regi

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  2. Roberto excelente matéria, definição perfeita do método viu! Fico muito feliz em poder contribuir com o seu desempenho durante as inúmeras provas que você realiza. É um prazer para a nossa equipe e comemoramos juntos cada Vitória, cada melhora no tempo durante os treinos.

    Seu empenho e disciplina fizeram de você o atleta que é! Parabéns

    Quele Mercês

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    1. E Pró, assim fico sem jeito... muito obrigados pelas palavras e parabéns pelo amor que dedica ao sua arte.

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  3. Muito boa matéria!. É por isso que tem uma postura muito boa correndo, e não tem queixas! Um abraço! E rumo a Porto Alegre! Pataro.

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