domingo, 17 de março de 2013

30ª CORRIDA CIDADE DE ARACAJU


Em 17 de março de 1855 o antigo povoado de Santo Antônio de Aracaju, num único lance, foi elevado à categoria de cidade e capital da antiga Província Sergipe Del Rey, roubando este posto da pequena São Cristóvão (4ª cidade mais antiga do país).

Algum tempo depois (1984) foi criada uma corrida entre as duas cidades que passou a fazer parte das celebrações do aniversário da Capital.

Foto de arquivo
Desde a largada em São Cristóvão até a chegada em Aracaju, o que torna esta prova tão especialmente singular é a alegria do povo sergipano. Sem distinção, à passagem dos participantes ouvem-se palavras de incentivo, brincadeiras, aplausos, foguetes estourados e as mãos estendidas dos pequeninos à espera de um toque dos corredores, coisas que fazem com que a viagem seja “rápida” e muito prazerosa.

Por estas e outras, neste domingo, pelo sétimo ano consecutivo, mais uma vez estava na linha de largada pronto para encarar os 25km que separam essas duas cidades.

Têtê, Lalá, Lara e eu
Quem também veio conhecer um pouco desta festa, aproveitando que desta vez a viagem de Salvador para Aracaju era de carro (e não a pé), foi D. Terezinha e Lara, respectivamente mãe e afilhada da tia Lalá.

Às 16:00 horas, comboiado pelo amigo Chico, que, não inscrito, prometia ter paciência de me acompanhar, iniciamos nosso “desfile” pelos paralelepípedos da histórica São Cristóvão antes de rumar definitivamente para a nova Capital.

Vítor de Chico, eu e Chico
Nunca antes na história de minhas participações nesta prova o tempo esteve tão favorável para se correr. Em algum momento cheguei a ouvir de um corredor que parecia até que estávamos no sul do País.

Acompanhados de Chico e sua esposa Márcia
Contaminado pela presença do amigo Chico deixei mais cedo do que de costume o ritmo confortável, engatando um bem próximo do que pretendo desenvolver em minha próxima maratona.

As famosas ladeiras, a beleza daquela estrada, a energia daquele povo, nem bem a gente vai no meio da viagem e o coração já tá apertado de saudade. Inevitavelmente surge o pensamento: “ano que vem quero estar aqui de novo” e a convicção que brota deste desejo renova as forças e se traduz em passadas mais fortes e felizes.

À medida que encurtávamos a distância o ritmo ia aumentando (exatamente da forma que adoro correr). Nos últimos 10km precisei de muita concentração para não deixar fugir de vez o já “impaciente” avião em que se converteu o amigo Chico.

Sem dar a menor chance o cara levava de roldão quem quer que aparecesse em seu campo de visão e eu, apesar de saber que se o homem estivesse inscrito eu não teria tido este privilégio de correr a prova inteira “ao seu lado” fiquei muito orgulhoso de também ultrapassar (alguns segundos depois) todos os corredores que ele foi deixando pra trás.

Comemorando na chegada da prova: Chico, Carlinhos e eu
O resultado não podia ser outro: fechei a prova com novo RP, 01h43’52. Nada mal para quem estava usando a Corrida Cidade de Aracaju como treino de luxo.


Agradecimento a Deus, beijo de namorada, medalha no peito, hidratação e nova corrida, desta vez em sentido contrário. Destino: encontrar Amâncio (o mais simpático corredor de Pedra Mole/SE) e fazer com ele seus últimos quilômetros.


No caminho de volta, fui me divertindo muito. Várias pessoas brincando perguntavam se eu tinha errado o caminho, se ganhara a prova etc. Respondia a todos que já havia chegado bem classificado e que agora estava indo buscar meu avô.

Encontrando Amâncio
Quando finalmente encontrei Amâncio ele veio lamentando umas cãibras, que a prova era dura, que estava morto, etc, mas tome-lhe conversa, piadas, sorrisos, causos.

Amâncio, você é o morto mais divertido que eu já vi numa prova, disse-lhe num certo momento.

Um rapaz que vinha pedalando próximo a ele dizia-se impressionado com sua tranquilidade e que até duvidava que ele realmente estivesse sentindo aquelas coisas todas, "parecia mais que estava fazendo charme".

O rapaz da bike da Zona Alvo, Daniele ( companheira na "viagem", Amâncio com uma flâmula de Pedra Mole e eu

De fato, naquele “ônibus” das 3h20 nenhum passageiro era mais jovial que o velho Amâncio. Dois grupos de pessoas postados à beira da estrada (a quem eu informara que estava indo buscá-lo) saudaram nossa passagem com um divertido coro “vovô, vovô, vovô” e o “menino” Amâncio com gritos, sorrisos e braços abertos, completamente em sintonia com a alegria dos seus conterrâneos, devolvia-lhes o carinho.

Passagem com o pórtico marcando o tempo (bruto) de 3h e 20'
Sabe aquela estória da cereja do bolo? Foi isso aí o que representou pra mim estes últimos novos quilômetros da 30ª Corrida Cidade de Aracaju.


Boa semana!

Profª Ângela Pelosi

Diógenes envergando o manto coral 
Ivan em sua primeira aventura acima dos 21 km

César e amigos

Rodolfo Lucena emprestando prestígio à prova sergipana

Ivone de volta às pistas

Everaldo o maior  corredor-galanteador

A legítima sergipana Lu


Manoel (61 anos) trotando para buscar seu kit. Na corrida chegou pelo menos 1 minuto em minha frente




Russo, Luciana, Ivone e eu



Desta vez o almoço foi mais cedo..rs

Pódio de categoria de Vanuza (salvando o C.T. Pinicão)







Vítor em Atalaia

e pisando fundo no Mundo da Criança


Praça dos Arcos - Atalaia

21 comentários:

  1. Grande Roberto,
    Além de salvar literalmente minha corrida, você ainda me fez referências elogiosas neste texto que me deixaram extasiados! Muito obrigado meu caro amigo!Sem o seu socorro eu não teria conseguido, pois as câimbras estavam "bradas" e o seu "gelol" foi providencial. Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amâncio,
      O comentário era geral: "Se ele não estivesse dizendo que estava dolorido ninguém poderia supor". Com ou sem "gelol" tenho certeza de que chegaria a meta com a mesmo sorriso de felicidade.
      Abraços!

      Excluir
  2. Beto tem esse dom, de resgatas os "mortos"em final de corrida ( eu tb só consegui chegar o ano passado porque ele voltou pra "cantar" a prova do meu lado e me distrair). Que corrida difícil! mas foi realmente maravilhosa, só não sei se ano que vem eu encaro não viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu,
      Você viu porque gosto desta prova, de sua terra, de sua gente? Naquele momento crucial em que nos preparávamos para foto... rs, somente estando ali é que poderíamos ter tamanho incentivo e energia positiva.
      Abraços!

      Excluir
  3. Mais uma obra prima Roberto. Parabens a todos por essa magnifica corrida, especiamente a vc por voltar para dar apoio ao Vovo Amanacio, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Berilo.
      Estou tentando montar um encontro nas Dunas neste próximo final de semana (sábado ou domingo) assim que tiver o dia certo te ligo.
      Abraços!

      Excluir
  4. Olá Roberto,

    Parabéns pela participação na corrida, com grandes amigos tudo fica melhor ainda!
    Esse ano estou meio afastado das corridas mas pretendo voltar em breve aos treinos e a correr, que é uma das melhores coisas do mundo!

    Um forte abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas,
      Principalmente por causa do ocorrido no ano passado e da presença de Ivone e Lu na prova (para tirar tudo a limpo..rs) senti sua falta por lá. Espero que consiga logo conciliar as coisas e cavar tempo para voltar a correr regularmente.
      Abraços!

      Excluir
  5. Bela prova, belo texto e belas fotos! Treino super luxo e com super tempo.
    Amâncio fazendo charme, essa foi ótima!

    Grande abraço e bons treinos
    Drica Peixoto
    http://correndonaviagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Drica!
      O Amâncio é uma figura (pode colocar aí na mesma galeria em que está o Presidente Lula (ACORJA)) e é um privilégio desfrutar da amizade e de passadas ao lado deste verdadeiro exemplo do nosso esporte. Ali de pertinho a gente entende o verdadeiro significado do que é amar o que se faz... o charme, os caôs é só mais uma prova que o vovô é corredor mesmo(quem quiser que acredite), na mesma hora que reclamava das cãibras disparava na frente de todos que estavam disputando a prova com ele.
      Obrigado pelo comentário!
      Abraços!

      Excluir
  6. Amâncio, as palavras de Roberto são mágicas, mas avô dele é sacanagem. Você é o mais novo da turma!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme,
      É verdade o "vovô" é só carinho mesmo, o Amâncio tá demais!.
      Abraços!

      Excluir
  7. Grande Roberto: Você está se transformando ou se já não é um ícone para todos nós face as suas atitudes em incentivar a todos aqueles mortais que sempre estão em busca de superações. A importância da solidariedade é fundamental visto os exemplos acima citados. Parabéns pelo seu novo RP que certamente ficara em breve para trás. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Grande Samuel,
    Quando volto para buscar alguém lá atrás (Principalmente uma pessoa alegre como é o vovô Amâncio) na verdade sou o muito mais beneficiado que este alguém... Explico:
    A corrida mais tranquila após uma sessão intensa, acalma o coração e dispara mais cedo o processo de regeneração dos músculos, some-se a isso toda a diversão do caminho, ponha na balança e veja se não tenho razão.
    Obrigado pelo comentário!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. olá Roberto,

    A corrida e a companhia de vcs foi fantástico. Adoro ler suas publicações. Que Deus continue te abençoando, dando Sabedoria e Paz. Ah, sucesso sempre.

    Abraços,

    Márcia, Chico e Vítor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!
      A viagem (e também a corrida) ficou ainda mais especial com a presença de vocês.
      Se Deus quiser teremos muitas outras.
      Abraços!

      Excluir
    2. Obrigada. Teremos sim, outros encontros e viagens. Bjss em Lari e família.

      Abraços,

      Márcia e Chico.

      Excluir
  10. Beto, esse foi meu grande desafio, acredite. Correr 25k em Aracaju, com 3 treinos de 10k e 1 de 15k, para mim foi super. Nunca fiquei tão feliz por terminar uma prova e encontrar pessoas queridas como vc, Amâncio, Joel, Carlinhos, Valdir, tia Lalá. Antes da largada estava tão desanimada, mas tudo deu certo e estava do lado da minha amiga Luciana, não muito ao lado, rsrsrsr.

    Ano que vem tamo junto de novo.

    Bj e boa semana.

    PS: Fala para Valdir, Carlinhos e etc que faço musculação, mesmo sem correr! rsrsrsrrs

    ResponderExcluir
  11. Ivone,
    O mais importante é que você está de volta.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Mega vc ta voando! Parabéns a todos pela superação e alegria! Sua meta em maratona agora essa mais fácil. Próximo treino de tiros de cinco km estarei com você. Um abraço! Pataro

    ResponderExcluir
  13. To increase blood flow in the scalp, end shampooing with
    a cold water rinse and massage. Women have a higher success rate than men, because they have less testosterone and fewer, more evenly
    dispersed receptor sites in the follicles. The good news is that its development can often
    be slowed down with appropriate treatment.

    Review my page hair loss news

    ResponderExcluir