sábado, 1 de setembro de 2012

LONGUINHO D'AVENTURA (27 KM)

Na Paralela Edmilson e Ivone (destaques do dia)

Após uma noite bastante complicada por conta de uma repentina gripe que me acometera, uma chuva torrencial veio anunciar o amanhecer deste sábado.

Como autômato, dirigi-me ao banheiro e o que vi refletido no espelho, junto com aquele barulhinho lá fora (além de não ser a coisa mais agradável do mundo), sugeria um retorno imediato às cobertas, entretanto em poucos minutos os habituais telefonemas das manhãs de treino com o Salvador Pró-Maratona já se iniciavam, extinguindo completamente esta possibilidade. 

Sabemos que as duas corridas que irão acontecer amanhã em nossa cidade foram responsáveis pela ausências de pessoas que nos são bastante caras, mas depois  do excelente treino de hoje, só posso agradecer muito a todos que estiveram lá presente, certamente sem esse compromisso e a companhia desses irmãos apaixonados do nosso esporte não teria vivido essa manhã tão divertida.

* * *

Às 6:00 da manhã já estávamos (Pataro, Edmilson, Gil, eu, Valdir e Ivone)  no Monumento Luís Eduardo na Paralela, prontos para começar nossa aventura. 

Era de conhecimento geral que faríamos 27 km, indo pela Paralela e voltando ao mesmo ponto pela Orla, com grande variedade de pisos, mas neste caso os detalhes iriam fazer toda diferença.


Joel juntando-se ao grupo
Após alguns quilômetros encontramos com Joel que tinha vindo correndo desde sua casa e nos aguardava no Posto 2.

Após 10 km deixamos a grama da Paralela e entramos na Alameda das Praias. A mudança para o piso de asfalto durou apenas até chegarmos Alameda Praia de Garapuá.

Deixara ali escondida, sob o capacete da minha moto, uma sacola térmica com alguns isotônicos, mas muitos começaram a desconfiar que havia mais coisas ali...correríamos nas Dunas.



entrando nas Dunas

A moto estava ali para que Joel  não se atrasasse no seu compromisso. Seriam 03 km de muita areia a Lagoa do Abaeté e mesmo sabendo que não iria até lá, ele entrou para curtir um pouco daquele tapete branco.



No Abaeté rápida parada para reposição de tênis/retirada de areia e descemos até o Largo de Cira onde passamos a correr na beira-mar.

Praia de Itapoan

Na altura da Ponte do Jaguaribe passamos para a calçada de pedestre (ao lado da ciclovia) e, quando alguns esperavam que fôssemos finalmente pegar asfalto subindo pela Av. Pinto de Aguiar, passamos direto e entramos no Parque Metropolitano de Pituaçu.



Após 4 km de trilha pegamos a saída do Parque que dá para a Paralela (não sem antes fazermos um brinde de água de coco) que nos fez sair exatamente em frente ao Monumento Luís Eduardo onde nossos carros estavam estacionados.



A brincadeira havia terminado. Destaque para a casca-grossa Ivone, única mulher no grupo hoje, que enfrentou destemidamente e com sorriso no rosto todos "obstáculos" do percurso e, também, para Edmilson, que está prestes a fazer sua primeira maratona (Maratona de Recife 30/10) e para não deixar dúvida quanto a estar preparado dispensou as caronas oferecidas e seguiu para casa correndo.

A cargo das imagens, deixo o restante da estória.

Bom domingo!


Pataro e Gil (Paralela)
Ivone, Pataro, eu Edmilson


Pirambeiras

Gil, Joel, Pataro, Ivone e Edmilson
Um dos poucos momentos de asfalto



Valdir e Gil



essa ladeira vai dar no céu


Lembrando da Running Daventura
Lagoa do Abaeté ao fundo
Chegando na Lagoa
"O Abaeté tem uma lagoa escura, arrodeada de areia branca..."






Ponte sobre o Rio Jaguaribe



Pra não perder o costume uma acelerada antes do fim do treino
Tchau Parque

De volta a Paralela (em frente estacionamento onde deixamos os carros)

Declaração de Amor: Gil e Pataro - A dois é bem melhor
Passarela para chegar com segurança

Valeu, pessoal!

6 comentários:

  1. Maravilhoso esse nosso treino!
    Muita grama, areia fofa, irregularidades nos pisos, descidas e subidas...
    Vamos pensar e planejar o da próxima semana.
    Um abraço
    Pataro

    ResponderExcluir
  2. Parabéns lindo treino ,antes de ir embora quero participar de um treino assim..
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Pataro e Cris
    O percurso realmente foi muito elogiado por todos que estavam lá e certamente tornaremos a fazê-lo numa data em que seja possível reunir um número maior de corredores.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Mando um abraço a todos de Salvador, Roberto que treino bom meu irmão, uma hora dessas eu apareço por aí .Abraços

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo belo treino Roberto. Este parece ter sido bem divertido e cansativo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Grande Carlão!
    Foi um bom treino... demais mesmo é o visual do Desafio das Serras que você participou esta semana - deixa a gente com água na boca.
    A casa, você sabe que é humilde, mas está de portas abertas.
    Abraços!
    Dart!
    Até que a corrida não foi tão cansativa (deve ser a beleza do cenário e as boas companhias, nossa diversão durou menos de 03 horas e eu mesmo achei que passou muito rápido... 09 horas da manhã já estávamos todos partindo para nossas casas.
    Abraços!

    ResponderExcluir