domingo, 25 de setembro de 2011

PATRICK MAKAU E SALVADOR PRÓ-MARATONA: A FESTA VAI COMEÇAR

Neste domingo o mundo viu mais uma vez uma quebra de recorde mundial de Maratona em Berlim. O "cara" agora é o queniano Patrick Makau, que fez história na capital alemã, fechando a prova em 2h03min38. 
Apesar da incrível média de 02:55min/km, do jeito que os africanos estão voando, a impressão que tenho é de que essa marca não demorará muito a ser batida, e cada vez mais próximo parece estar o dia em que será superada a barreira das 2 horas. Quem viver, verá!

Hoje também foi dia de "academia ao ar livre", como Carlinhos costuma chamar o treino de areia. É impressionante a alegria que gera nos participantes o sobe e desce contínuo nas alvas Dunas da Lagoa de Dois Dois. Não obstante o grande esforço físico despendido para cumprir as quase duas horas de trabalho naquele paraíso (rapadura é doce, mas não é mole), o que se vê o tempo todo é gente sorrindo e brincando.
De pé: Sueli, Joel, Edmilson, Carlinhs, Dja, Pataro. Agachados: Valdir, Ângela e Gil
A uma semana do SALVADOR PRÓ-MARATONA é muito bom notar a vibração e ansiedade da galera, todos demonstrando bastante comprometimento com a causa. O tempo todo o assunto era a festa que, com fé em Deus, faremos no dia 02 de outubro. Das 10 pessoas que estiveram no treino desta manhã, 07 irão fazer a Maratona no próximo domingo. Ângela, que estava sumida dos treinos, dizendo-se impossibilitada de fazer os 42,2km, comprometeu-se a participar da "nossa meia" e também largará conosco no Farol da Barra.

Nos próximos dias publicaremos a programação do SALVADOR PRÓ-MARATONA.

Seletivas Nike
Neste sábado tive o prazer de fazer meus testes presenciais com o Prof. Hércules e seu fiel escudeiro e gente boa demais, Edson. Em princípio, pelo que se entendia do regulamento, as provas seriam feitas no Rio e/ou São Paulo, entretanto, após divulgarem a lista com os nomes dos selecionados na quinta-feira, afirmaram que as orientações seriam enviadas para o e-mail de cada um. Apenas no final da tarde da sexta-feira é que o e-mail chegou e, para minha surpresa, dizia que eu deveria entrar em contato com o Prof. Hércules para fazer a prova no sábado de manhã.

Após ligar para o Professor, fiquei sabendo que um outro selecionado faria o teste junto comigo, mas para a equipe #CoisadaBoa (para participantes de até 25 anos). Por estar tentando  vaga na equipe Ultradesafio, eu correria duas provas de 14km, enquanto o rapaz (que acabei não guardando o nome) faria duas provas de 07km. 

Às 7:30 cheguei ao local combinado (Jd. de Alah), mas os testes só começaram 1 hora depois, por causa do atraso do meu companheiro de teste, que veio de Camaçari.

Estava receoso de meu joelho me deixar na mão, mas bastou dar a largada que esqueci as dores e me concentrei e, graças a Deus, fiz um bom teste. Agora é esperar para ver o que é que dá.

Independente do resultado (o regulamento da Nike é meio obscuro), o dia de ontem valeu, entre outras coisas, por ter recuperado a auto-confiança, que andava abalada estes dias por causa de uma STIT (Síndrome do Trato Iliotibal) com a qual venho convivendo há algumas semanas (nossa relação vai precisar se estender até Buenos Aires, quando prometo a meu joelho um bom descanso), e por ter conhecido mais de perto o Professor Hércules, por quem tenho bastante admiração.
Edson, Hércules, rapaz de Camaçari, eu e Samuel
Caso consiga esta vaga, absolutamente devê-la-ei aos amigos. Durante estas semanas de testes, a tônica foi sempre tê-los ao lado me ajudando, seja puxando o ritmo, seja na hidratação, seja nas palavras. Para ilustrar como anda meu débito com esta galera (senta que lá vem estória) olha o que aconteceu ontem:

Em certo momento da prova, eu havia cruzado com Samuel (que seguia em direção contrária) na "quinta marcha" e, girando o indicador no ar, acenei para ele dizendo que estava no teste. No retorno, à altura do Aeroclube, quando faltava aproximadamente 1km para fechar a presencial, quem é que pulou veloz na minha frente? Exatamente: o Samuel. O cara saiu num tiro de pelo menos 800 metros e isso, claro, foi um novo combustível que incrementou ainda mais minha velocidade no final da prova.

Obrigado pessoal!

Boa semana e até logo!
                                               "...A festa vai começar..."

8 comentários:

  1. A galera está bastante animada com o Salvador Pró-Maratona!!

    Uma pena eu ter perdido o treino de hoje mas estava cansado dos treinos da semana e no sábado tive que trabalhar pela manhã e acompanhar a namorada numa festa (ela agora está voltando a sair de casa).

    No dia 02 estaremos todos juntos para essa maravilhosa festa!!!

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Roberto sinto lhe informar que este recorde do Macau durará apenas 1 ano, pq ano que vem estarei correndo esta Maratona de Berlim e eu ficarei com o recorde dele e de quebra irei fazer em 2 horas 00 min...kkk...O cara é foda po fazer um pace 2min 55seg esse cara tá com uma nitroglecerina pura vi um vídeo no youtube desta prova o cara no final nem parecia que estava correndo uma prova de pura felicidade...Parabéns a ele, pena que o Haile quebrou no Km 25...Com certeza esses treinos que vcs estão fazendo na areia vão lhe dar suporte para voar na prova Pró-Maratona...Boa sorte...Quanto ao teste dos 600K vc sabe que estou na torcida por vc...

    Boa semana e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. Lindo o treino, PARABÉNS de novo a vc pelo teste, essa galera é muito do bem e domingo estaremos juntos nessa festa. Não fui às dunas mas não fiquei parada. Estava na Academia correndo na esteira. Aguardo novas notícias.
    Tudo de bom e até domingo, se Deus quiser.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Salve meu irmaozinho
    "correr correr/ correr correr/ é o melhor para poder crescer..." :-D

    Fico feliz pelo amigo selecionado pra nike600 e pelo Pró-Maratona (sao 45km né? heheheheheh)... ops ainda esqueci a de buenos aires...

    Economizar joelho nem pensar né? é areia, é pituaçu, é RP, é PM, ICMS, INPS...
    para um pouco omi....

    Hei, minha camisa da Pró-Maratona tem de ser da comissao oganizadora/apoio/documentarista viu?

    abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  5. Percebi que na minha ausência vocês encontraram o Edmilson.
    Parabéns pelo treino, ficou muito engraçado as cambalhotas de Valdir e as bolas de soprar suspensas pelas as mãos da galera...rsrs
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  6. Estamos todos torcendo por voc� para conseguir a vaga para os 600 k pena n�o ter tido condi�es de sustentar o ritmo e ir at� o final se bem eu acho que voc� n�o me passou por considera�o. Risos.
    O treino na areia deixou saudades ainda mais com essa turma de elite.
    Fico no aguardo das orienta�es para dia 02.
    A todos uma �tima semana.

    ResponderExcluir
  7. poxa, manda um contato aew, para eu participar dos treinos.....moro akew em cajazeiras....tow precisando de uma galera assim pra treinar.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal
    Realmente este treino nas Dunas é sempre muito gostoso. A vaga na NIke não veio mas se Deus quiser a gente tenta no próximo ano. Obrigado pela torcida.
    Patrique, meu email é bikeselva@hotmail.com
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir