domingo, 17 de julho de 2022

CIRCUITO DAS ESTAÇÕES (INVERNO) 2022

 

Su e Val no pódio geral com  Jana Cavalcante


Após fecharmos a maratona de Porto Alegre, prova principal do primeiro semestre, 03 anos depois da nossa última participação numa prova de 10k, hoje foi dia de voltar a correr na Circuito das Estações 2022, Etapa Inverno.

Encaixada como forma de mudança de estímulo e limpeza de volume antes de entramos noutro ciclo de preparação para a Maratona de Salvador (confirmada para o próximo de 25 de setembro), a prova de hoje também nos dá aquela oportunidade de responder aquela velha pergunta, tão comum no mundo da corrida, sobretudo quando um atleta (ou treinador) quer descobrir em que estágio competitivo se encontra o outro (ou ele mesmo rs):

"Qual seu tempo nos 10Km?"

Alan e Su e os batedores

Os tempos obtidos nas provas de 21 e 42Km (nessas distâncias sei o tempo, mas pouca gente quer saber rs) jogam alguma luz na questão, entretanto, tudo não passava de conjectura, já que a ciência para se obter o melhor tempo nos 10 não é a mesma utilizada nas provas longas.


Numa prova curta o ritmo precisa ser mais intenso, mas tanto uma largada muito forte quanto uma largada mansa demais podem fazer diferença no resultado final. Numa arrisca-se a “quebrar” no meio da prova, noutra, poderá faltar tempo para recuperar os segundos/minutos perdidos no início. 

Encontrar este equilíbrio parece-me ser imprescindível para atingir a melhor marca.

Com Lourenço, na  mesma batida


Hoje puxado (e puxando) pelo (o) amigo Lourenço, que chegou 1 segundo em minha frente e pode comemorar seu primeiro sub - 40, pude atualizar essa resposta, ao cruzar o pórtico de chegada, em oitavo lugar geral e como campeão da minha faixa etária, com o tempo de 39'33.


A partir dali a festa continuou com a chegada de toda a sorridente turma, contente com seus resultados obtidos, tendo sido a cereja (as cerejas) do bolo, o pódio geral das meninas Val e Su.



Axé!

























11 comentários:

  1. Se até vc sentiu esse vento, fico bem mais aliviado agora... Rs! Que venham os 42!

    ResponderExcluir
  2. Lembro que conheci esse grupo/filosofia em dezembro do ano passado, por intermédio da amiga Rebeca, e de lá para cá venho obtendo evoluções naturais sem forçar a barra, fato esse graças às orientações e minuciosos detalhes de Roberto, no qual sou muuuuito grato… mas também estendo minha gratidão a todos colegas do Salvador Pro Maratona que me motivam com cada meta individual superada, com cada nome incluído no próximo treino, com cada inscrição numa nova prova e acima de tudo com cada torcida genuína pelo resultado do amigo… é nítido que todos torcem um pelo outro e se alegram com as conquistas do próximo… isso é sensacional…
    Muitíssimo obrigado por fazer parte dessa filosofia!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Beto! Estou em busca dos 40 🤣
    Su.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todos foi massa.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, mestre obrigado pela parceria de sempre!

    ResponderExcluir
  6. Foi uma manhã histórica pra mim, a primeira vez sub 40 foi inesquecível. Roberto foi peça fundamental nessa conquista, não é todo dia que conseguimos correr lado a lado com nossos ídolos, hj Roberto permitiu esse feito me fazendo companhia até a linha de chegada. Mais uma vez muito obrigado! Não canso de vir aqui nesse blog agradecer o carinho e o incentivo de sempre.

    ResponderExcluir
  7. Que massa Roberto!!!! Turma linda, correndo, adrenalina deliciosa correndo junto com vocês. Parabéns a todos e todas pelas conquistas e superação. A corrida é simplesmente um grande espetáculo; a brisa que bate na face, misturada com o suor que escorre pelo rosto e a satisfação de chegar até o final, só conhece quem pratica. Desejo sucesso pra vcs.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Beto, belo resultado!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a todos! Vocês são maravilhosos 👏👏❤️

    ResponderExcluir
  10. Parabéns meu amigo, vc é referência.

    ResponderExcluir
  11. Eu não esperava resultados diferentes. Quando vi no grupo toda turma se mobilizando para fazer inscrição, pela pegada dos treinos que acompanho (quando posso rsrs!) eu espera vê-los no pódio. Eu arrisquei que seria masculino, mas não é surpresa ver as meninas levantando seus troféus pelo desenvolvimento que mostram nos treinos. Quero lhe parabenizar mais uma vez Roberto pelo exemplo de dedicação pessoal e coletivo, gostaria mesmo de poder acompanhar, mas minhas demandas pessoais e profissionais nem sempre permite, mas me realizo quando treino com vocês.
    A toda equipe Pro maratona meus parabéns. Os resultados são frutos da disciplina de cada um!
    Vocês são show!

    ResponderExcluir