quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

CARNAVAL NA BAHIA... ...para corredores


Com Celso, Antônio, Bruna, Cris, Sônia, Patrícia, Kátia, Nil, Pataro e Amâncio os primeiros a chegar para os 7,2 finais da Maratona de Carnaval de Amâncio
Nos últimos anos nossa festa nos Circuitos da Folia, acontece sempre a uma semana do carnaval. 

A partir dali, sempre há quem emende a participação em nossa corrida beneficente com a festa do Furdunço naquele mesmo domingo pela tarde e por aí vai até a quarta-feira de cinzas.

Não foram poucos, porém, os corredores que declararam ter sido a Corrida Circuitos da Folia a sua festa carnavalesca. Para estes (e outros que conseguiram o milagre da conciliação) o que não faltou foi oportunidade de aproveitar o "Carnaval" de Treinos que se seguiu.

Luan sendo recepcionado pelos carnavalescos do Sítio Robatto
Estamos a um mês de nossa primeira maratona do ano, portanto com treinos bastante específicos,  mas como sempre foi possível, sugerir opções outras de treino para quem se aventurou a "pular" conosco.

No fim, quem esteve presente pode comprovar o que estou  afirmando, todos nos beneficiamos da presença um dos outros. Uma verdadeira festa. Vejamos:



QUARTA-FEIRA -  "O tempo passa mas na raça eu chego lá, é aqui nessa praça que tudo vai ter que pintar"

Ediane, Rebeca, Tayla, Foguetinho, eu, Rafaela e Prof. Renato Maia

Nosso grito de Carnaval começou  nada mais nada menos com um treino de pista em Pituaçu  juntando um time da "pesada" de  canelas finas.


Manter a pegada com essa turma num fartlek de 5 séries de  1600/400, não é o que podemos chamar de moleza, mas eu "gostio".



QUINTA-FEIRA - "Sobe e desce ladeira, eu vou lá"

Com Rute,  Rafaela, Karine e Foguetinho
Com o objetivo de estabelecer um novo point de treino, levamos nosso bloco para experimentar (e aprovar)  por  1 hora o sobe e desce de ladeiras num circuito de 3 km em Piatã/Bairro da Paz.

Encontro com Igor e Marcos 
No caminho ainda tivemos o prazer de encontrar com Igor e Marcos no meio de uma das ladeiras do novo percurso.



SEXTA-FEIRA - "Adeus, não. Me diga até breve!"

com Tayla, Hector e Josué (Foguetinho em Ipitanga)
Nosso fartlek de 15 x 2' / 1', na areia batida da praia de Ipitanga, marcou a despedida de nossa amiga Tayla que poucas horas depois pegaria estrada para retornar a seu Estado de origem.


O chileno Hector do alto dos seus 70 anos deu show nas acelerações. Chegar nesta idade correndo desse jeito é tudo que a gente quer, nao é mesmo?



SÁBADO - "O sol estava quente e queimou  a nossa cara... ... ai que calor ô ô ô ô".

Bruna,( 11,5k) Antônio (21k), Karin  (11,5k), Josué (27k) Rebecca (17k) e eu 27(k) - 
Nossa missão no COE/Terminal de Cargas no aeroporto previa 2h confortáveis + uma aceleração contra relógio de 5 km no final. 

Montado um posto de hidratação para que se tivesse água a cada ciclo de 5 km, juntamos uma turma legal e apesar dos objetivos/ritmos variados, fizemos todos juntos a primeira volta.



Depois cada um tomou seu próprio ritmo, a fim de concluir a distância pretendida e no final estávamos todos felizes com o cumprimento de nossas missões.



DOMINGO - "Tá todo mundo de Ressaca, Ressaca, Ressaca, Ressaca, Ninguém aguenta mais, eu vou mandar parar, vai todo mundo pra casa curar"

Deja, Zuzu, Bruno, Antônio, Carvalho, Joelson, Sônia, Karine, Josué e Rafaela


Ressaca da Folia em pleno domingo de Carnaval só poderia ser coisa de corredores de rua mesmo, sempre dispostos a arranjar uma desculpa qualquer para se reunir e encaixar umas passadas juntos, mas um treininho leve para lembrar as estórias da festa, que teve ótima repercussão, já virou tradição. 



Uma hora de trote em areia batida, embalados por uma caixinha de som e pelo marulhar das ondas da praia de Piatã, seguido de um banho delicioso, não poderia ser regenerativo melhor para o duro treino do dia anterior.



SEGUNDA -  "Pedalando, pedalando na bicicletinha, vamos dar uma voltinha"


Na reta final da pedalada um  brinde de agua de coco com Foguete e Antônio
Hora de lembrar da nossa porção ciclista, com a marcação de um encontro na Pedra da Sereia em Itapoan, para uma prazerosa pedalada de aproximadamente 70 km dentro da cidade.


Só para não perder o costume, porém,  orientamos o destino de modo a fazer uma passagem surpresa no Cidade Jardim onde estavam treinando ladeiras alguns amigos corredores, rs.




Deu até vontade de descer da bike e fazer uma subida com a galera, mas optamos por seguir em frente.



TERÇA - FEIRA - "O rei chegou e atrás dele o mundo inteiro"

O rei Amâncio e seus súditos prontos para acompanhá-los nos kms finais de sua maratona
Apesar da planilha indicar 15 x 800 mts / 1'30 e portanto não ser um treino tão abrangente, nosso "até para o ano" Carnaval tinha que ser em grande estilo.

Sabendo que Amâncio traçara para ele, completar uma maratona durante os dias da festa momesca, tramamos em segredo levar um grande número de pessoas para o fechamento dos seus 42 km.


Nosso amigo recentemente enfrentou uma luta dura contra o câncer, com inúmeras sessões de quimio e radioterapia e felizes com seu retorno às pistas, não podíamos deixar de prestigiar seu Projeto que já está virando tradição.

Amãncio é tão poderoso que finalmente fez Patrícia retornar aos treinos - tive que registrar, rs
Ciente de que no dia anterior o amigo já havia completado 35 km, restando então 7,200, apesar de juntar gente para fazer com ele todo o treino, nossa participação resumiu-se apenas a fazer metade do trajeto de Amâncio.

Exatamente quando Amâncio completou 3,6 km e anunciou a meia volta para o local de Largada, deixamos o bloco, e partimos bem aquecidos para nossas acelerações de 800 metros.

Com Foguetinho e Pataro (parceiros de treino para a Maratona das Praias no dia 11 de março) no intervalo de ums dos tiros de 800 metros - 
No final, ficamos com aquela sensação de dever cumprido, de quem tinha respeitado a ordem do Professor Augusti: "Vamos aproveitar o Carnaval, Roberto". 


Feliz correndo...

Até a próxima!








Terça antes do Carnaval








































5 comentários:

  1. Carnaval excelente, circuitos de folia atrás dos trios elétricos, e também as corridas com os amigos. Não podia ser melhor
    Sempre bom acomoanha-lo

    Bruno Fraga

    ResponderExcluir
  2. O melhor canaval da folia que os Atletas curte com os colegas maravilhosos sempre bom participar na sua brincadeira carnavalesca muito obrigada pelo convite um abraço.vanuza Lins

    ResponderExcluir