segunda-feira, 10 de julho de 2017

CASADINHA: SERRA DA JIBOIA E CAMINHO DA PAZ

Capela no Morrinho de São José

E lá se foi mais um final de semana daqueles inesquecíveis... 

Se é verdade que a preparação para provas de longas distâncias exige, durante meses, muita dedicação aos treinamentos, outra verdade inegável é que sempre me divirto muito neste período.

A companhia de amigos neste caminhar rumo aos objetivos, é importante destacar, suavizam as missões, tornando-as ainda mais saborosas.

E foi assim que na trilha para a Jungle Marathon "casamos" dois treinos maravilhosos numa mesma viagem:


Sábado - 35 km na Serra da Jiboia 
(3 subidas até o alto +2 descidas inteiras e uma até o km 2).
Deja, Henrique da Hora, Luiz Eugênio, Almir Duarte, Pataro e eu prontos para começar o sobe e desce

Pelo quinto ano consecutivo, o Salvador Pró-Maratona se juntou para encarar o desnível de  530 metros entre o pé e o topo da  Serra da Jiboia no Distrito de Pedra Branca, Município de Santa Terezinha - Bahia.

O esforço exigido para a desafiadora subida de 6,5 km é recompensado pela sempre forte emoção que se tem ao contemplar a maravilhosa paisagem desde o seu ponto máximo, situado a 786 metros de altitude acima do nível do mar.


Cruzando poças de lama
O friozinho gostoso, o piso de chão batido, o barulho dos riachos, o canto dos pássaros, tudo contribui para aumentar a magia deste nosso encontro anual, entretanto, uma vez mais necessito afirmar, o grande barato desta nossa festa continua sendo a amizade, a simplicidade e a junção de amigos que comungam de uma mesma paixão.

Após o término do treino, à exceção de Pataro que precisava trabalhar no dia seguinte, fomos todos a Amargosa para descansar e esperar os novos amigos que se juntariam ao time para brincar no Caminho da Paz.

Domingo - 30 km no Caminho da Paz 
(De Amargosa ao Morrinho de São José).


Comemorando chegada ao Morrinho de São José com a galera que se juntou ao time no  Domingo para melhorar ainda mais a brincadeira: João Paulo, Noronha e Ygor
“O Caminho da Paz é uma caminhada de 127 km de extensão, iniciando na Cidade de Amargosa, no Estado da Bahia, com chegada no 'Projeto Semente' – um ponto de Luz nas montanhas do Vale do Jiquiriçá, em Ubaíra. É o primeiro do gênero no Nordeste do Brasil.”

O percurso é todo marcado com setas amarelas pintadas em estacas, postes, pedras, cancelas, árvores, etc., pelos 08 peregrinos que criaram o Caminho da Paz no ano de 2003 (Antônio Presídio, Maria de Lourdes, José Antônio, Wellington Muller, Roberto, Lourdinha, Jussara e Benedito). 


Henrique e Deja numa das muitas ladeiras do Caminho da Paz
Atualmente o Caminho da Paz tem 127km e está concebido para ser feito em seis dias.

127 Km  pelas trilhas do
CAMINHO  DA  PAZ
Sequência de Dias / Percurso / Km
1° dia
Amargosa
ao
Alto da Lagoinha
25Km
2° dia
Alto da Lagoinha
ao
Morrinho de São José
ao
Alto da Lagoinha
13Km
3° dia
Alto da Lagoinha
a
Mutuípe
17Km
4° dia
Mutuípe
a
Jiquiriçá
26Km
5° dia
Jiquiriçá
a
Ubaíra
27Km
6° dia
Ubaíra
ao
Projeto Semente
19Km

No "regenerativo" deste domingo percorremos "apenas" os trechos destinados aos dois primeiros dias da peregrinação, que apesar de não serem os mais difíceis do Caminho, já traz ladeira "a dar com pau" em meio a toda aquela exuberante natureza.

No final, a felicidade estampada nos rostos cansados, deixava claro que todos haviam compreendido  "as dores e as delícias" do Caminho da Paz. 


Missões cumpridas
Até a próxima!

Outras fotos da Serra da Jiboia


















Outras fotos do Caminho da Paz























9 comentários:

  1. Muito bom fazer parte desta experiência única!! Está ao lado de amigos, compartilhando momentos de alegrias,felicidades e união...e ainda em pleno contato com a natureza!! Obrigado galera e até as próximas....que seja breve!
    Luis Eugênio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Eugênio!
      Realmente foi um final de semana muito especial.
      Obrigado pela presença!

      Excluir
  2. Henriquehora@Yahoo. com.br11 de julho de 2017 às 05:29

    Tenho orgulho em participar dessa aventura, na companhia de amigos, liderados pelo grande Ultra Maratonista Roberto da Encarnação.
    O local é deslumbrante. Cada paisagem fantástica.
    A Serra da Jibóia, no distrito de Pedra Branca, município de Santa Terezinha, é fenomenal.
    O Caminho da Paz, que tive a oportunidade de concluir os 127km, me deram a segurança, que conseguirei realizar com tranquilidade outras aventuras.
    Deixo aqui o meu muito obrigado aos amigos que participaram dessa aventura. Deja, Pataro, Almir, Luís Eugênio, Ygor, João Paulo, Noronha e ao Grande líder Roberto da Encarnação.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esses treinos nos lugares mágicos lindos fantastico, cheios de energia possitiva da natureza um piso de barro muito bom pra os pés correr flutuando muito bom esses treinos, parabéns pra quem foi treinar nesses percursos maravilhosos.Vanuza Lins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, esse treino, muito bom as consequências da vida que acontece faz agente ficar de fora de uns treinos bons desses e fico de coração partido doida pea ir também esses treinos são maravilhosos demais. Vanuza luns.

      Excluir
    2. É verdade, esse treino, muito bom as consequências da vida que acontece faz agente ficar de fora de uns treinos bons desses e fico de coração partido doida pea ir também esses treinos são maravilhosos demais. Vanuza luns.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Parabéns pelo t[itulo da faixa, conquistado com o 4o. lugar geral em Itabaiana!

      Excluir