quinta-feira, 16 de junho de 2016

MARATONA DE PORTO ALEGRE 2016 (SOMOS SUB-3!)




As pessoas presentes na linha de chegada da Maratona de Porto Alegre no último domingo, que acompanhavam a passagem, em estilo aviãozinho (homenagem ao Vanderlei Cordeiro, padrinho da prova), do atleta nº 2284, dificilmente poderiam supor as turbulências enfrentadas até chegar a hora daquele pouso tranquilo.



Não, não estamos falando daqueles 42,195km recém-finalizados. Pra ser sincero, estes foram cumpridos sem sustos ou sobressaltos. Logo após a largada, pontualmente dada às 7:00, a despeito das mãos acusarem o frio de 0ºC registrado nos termômetros, as pernas comportaram-se bem e em pouco tempo já executavam à risca o ritmo traçado pelo Prof. Marcelo Augusti (Mr. Running), tendo completado os 10k em 42' e os 20 em 1h 24', mas como já disse o negócio vinha de antes...
 
Aviãozinho em homenagem a Vanderlei Cordeiro - padrinho da prova


Senta que lá vem estória...

No ano de 2008 viajei com Adhemar (o anjo que me trouxe para o fantástico mundo da corrida) para Porto Alegre e fiz minha estreia na Maratona com tempo de 3h26'08.

Algum tempo depois já estava correndo a prova abaixo de 3h10.

Não sei precisar exatamente quando se iniciou a saga da busca por correr uma maratona abaixo das 03h (conhecido no jargão dos maratonistas como sub-3), entretanto, numa postagem de abril de 2012 do blog, a respeito da Maratona de Santiago, há o seguinte registro:

"A intenção era homenagear o Mestre com o sub-3. Como ainda não chegou a hora, dedico-lhe a nova marca alcançada nesta Maratona (RP): 03h05'45".
 Prof. Marcelo Augusti (Mr. Running): o cara! O sub -3 é NOSSO
Lembro-me que o próprio Professor Marcelo Augusti, disse-me à época que era questão de mais uma ou duas provas e o RP chegaria, afinal "seus tempos nas distâncias intermediárias já o credenciam para isso".

Ainda naquele ano tive uma nova chance em Porto Alegre, obtendo novo RP (03h03'31). Nada de sub-3, mas, então, sentia que estava no caminho certo.

Em 2013, em Brasília, fiz uma das minhas melhores provas (3h01'46"), mas exatamente no km 38 sofri uma vertigem e à época escrevi o seguinte:


"Poderia ter ficado chateado com o fato de chegar tão perto do sonho do sub-3, mas o novo RP numa prova tão difícil, depois de um momento de tanta incerteza, precisa ser comemorado".


A Copa do Mundo chegou no Brasil e os preços dispararam, com isso a solução foi tentar dar o máximo, pela primeira vez, na Maratona de Salvador, onde, apesar do relativo bom tempo (3h05'34) não vieram nem o sub-3 nem o  RP.


Na luta pela maratona abaixo de 3 horas, um pensamento (tudo a ver com tempo rs) começava a fazer cócegas em minha cabeça: "Estou ficando velho, será que ainda dá?"


A primeira tentativa de 2015 foi daquelas turbulências capazes de deixar com medo de voar quem nunca antes teve medo de avião. 


Era o mês de abril, acabara de completar 47 anos e, de volta à prova de Santiago (corrida que tem a fama de "boa pra tempo"), acabei fazendo 3h09'18, a pior marca obtida em Maratonas correndo "pra valer". 


Dois meses depois, com a auto-confiança abalada, fazia uma nova tentativa em Porto Alegre. Na passagem pelo km 40, o estalo: havia tempo suficiente para um RP e talvez ainda para um sub-3. Nunca corri tão forte os dois quilômetros finais de uma Maratona e, ao cruzar o pórtico, recebi o duro golpe do impassível cronômetro ("trouxeste a chave, poeta?"): 3h00'05. 


Sim, 06 segundos me separaram do sonho do sub-3, e o tempo inexoravelmente a passar... Até chegar na manhã fria deste domingo, dia dos namorados.



* * *

Desde o quilômetro 15 vinha encaixado num pelotão grande (uns 15 corredores).


A marca da meia maratona foi completada dentro da área de largada/chegada e chamávamos tanto a atenção que ouvimos pelos alto-falantes o locutor anunciar que o Vanderlei Cordeiro tinha descido para o meio da pista para saudar nossa passagem.


Um aperto de mão do ídolo, uma conferida no relógio logo que cruzei o pórtico (1h28'58) e pensei: Isso é um bom sinal.

Passagem da meia maratona
Estava passando a metade da prova mais rápido que das últimas vezes, mas todo maratonista sabe que esta prova começa a se decidir mais adiante.< A marca dos 30km foi alcançada com 2h e 05min, tudo estava seguindo muito bem e, mantendo a mesma pegada, no km 35 (2h e 26) comecei a ter certeza que havia chegado o dia.

Em velocidade de cruzeiro seguia meu caminho até o pórtico de chegada, no pensamento o sempre devido agradecimento a Deus e a tantos amigos que "subiram no avião" no desenrolar desta longa viagem, tomaram para si o desejo e com toda certeza logo mais estariam comemorando com genuína felicidade nossa vitória.

                                           Clique na seta para assistir

As pessoas presentes na linha de chegada da Maratona de Porto Alegre no último domingo, que acompanhavam a minha passagem, em estilo aviãozinho, talvez agora pudessem entender o meu grito/choro sob um pórtico que marcava 2h58' 18: SOMOS SUB-3!

Obrigado amigos e até a próxima! 




Tia Lalá que fez 10 k

Joel fazendo bonito conseguindo seu também tão sonhado sub 3h 30

OBRIGADO, OBRIGADO, OBRIGADO - PODEM COMEMORAR O SUB -3 É NOSSO

Dr. Douglas Hora  do larmoniequiropraxia


Fisoterapeuta Quele Mercês - Viva Pilates














Adhemar - o cara que trouxe para o mundo da corrida










25 comentários:

  1. Ah... e como curtimos junto com vc esse sonho! Parabéns! ! Você é um grande exemplo de atleta, de pessoa e merece a felicidade desse RP tão esperado. E que venham muitos outros! Super super parabéns! !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cris.
      Saber que outras pessoas estavam vivendo a expectativa do Sub -3, Algo meramente simbólico, como qualquer outra barreira de tempo em corrida, ajuda e muito na hora de fazer uma forcinha a mais.
      Obrigado novamente por tudo.

      Excluir
  2. obrigado por mim citar neste seu comentário de alegria por ter conseguido teu objetivo e ter mim incentivado tentar também esse sub.3;30 desde 2010 no rio de janeiro a primeira maratona obrigado pelo incentivo a mim dado para fazer parte também do mundo da corrida se não fosse por vc.não estaria correndo.joel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel,
      Como 'criador" desta fera do asfalto que você se tornou, fico muito feliz pelo objetivo alcançado.
      Parabéns!

      Excluir
  3. Parabéns Roberto!! Muito metecido!! Sonhos foram feitos para serem conquistados. Sub 3h nos 42km é o sonho de muitos maratonistas.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Alfredo.
    Tomara que possamos nos encontrar em Itabaiana no próximo mês.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Show campeão! Parabéns! Não é preciso dizer mais nada, mas digo apenas: você fez acontecer! É assim que fazem os vencedores! Um forte abraço do seu fã incondicional !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu amigo.
      Não há como não ser repetitivo...saber que deixaria felizes pessoas como você só aumentou a vontade de fazer acontecer

      Excluir
  6. Sabia que mais cedo ou mais tarde você conseguiria quebrar a barreira das 3 horas na maratona. Parabéns veio no tempo certo. Abração e Bons treinos!

    ResponderExcluir
  7. Estou feliz pela sua conquista! Parabéns Roberto! Tinha certeza que o sub 3h estava na hora, principalmente quando soube do tempo frio em Porto Alegre, para quem fez 3:05h em Salvador, além de acompanhá-lo nos principais treinos da planilha do Mestre Marcelo Augusti, que nos deixa confiantes. Que venham novas metas! Novos sonhos! Vamos que vamos! Um grande abraço! Pataro.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Roberto pela saga de SUB3 em POA showwwww fera!!!
    Bons treinos!!!
    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  9. Demais esta sua saga em busca do Sub3 Roberto.
    Parabéns.
    Foi bom te conhecer pessoalmente lá na entrega dos kits. Pena que não nos encontramos após a prova para poder comemorar contigo esta marca em sua carreira>
    Abraço e boas corridas sempre.


    tutta/Baleias-PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Tuta.
      Tive que sair correndo pois tinha bus para Gramado.
      Abraços!

      Excluir
  10. Parabéns Roberto! Foi realmente show de bola seu relato, sua prova e sue tempo!
    Alexsandro

    ResponderExcluir
  11. Valeu, Alex.
    Estaremos juntos em outras por aí, se Deus quiser.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns! Fico extremamente feliz em ver que um dos seus grandes objetivos agora foi alcançado. Nada é por acaso e sim por merecimento diante do esforço e dedicação.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Roberto!! Mais um objetivo alcançado heim
    Fico feliz pela sua garra e disciplina
    Muito mais ainda por vir

    ResponderExcluir
  14. Amigo, atualmente não moro mais em SSA, mas mesmo de longe (RBR-AC) acompanho seu blog. Ajuda a aliviar as saudades da minha terra e de meus e nossos treinos. Parabéns pelo resultado. Quando crescer quero ser igual a você. Washington Fillogon

    ResponderExcluir
  15. Washington,
    Taí um ótimo motivo para continuar escrevendo: "ajudar a aliviar as saudades da 'terrinha'".
    Obrigado pelas palavras.

    ResponderExcluir