terça-feira, 9 de junho de 2015

SERRA DA JIBOIA - ANO III - O RETORNO


Em cima: Chico, Cristiano, Angélica, Ana Alice, Semíramis, Manoel, Deja
Embaixo: Rubem, Hector, Vanuza, Cristina, Gil, Bel, Antonio Leite, eu, Laryssa, Márcia, Valdir, Carlinhos e Ronaldo

Neste domingo, pelo terceiro ano consecutivo, o Salvador Pró-Maratona retornou à Serra da Jiboia no Distrito de Pedra Branca, Município de Santa Terezinha - Bahia. 

Com desnível de 530 metros entre o pé e o topo da serra, a desafiadora subida de 6,5km é um excelente teste para o coração, tanto pelo esforço exigido para se atingir o seu ponto máximo (situado a 786 metros de altitude acima do nível do mar), quanto pela forte emoção ao contemplar a maravilhosa paisagem que se tem desde ali.


O friozinho gostoso, a dança das neblinas, o carinho nas articulações fruto da corrida no piso de chão batido, o barulho dos riachos que correm paralelos à trilha, o banho de cachoeira, o canto dos pássaros, tudo contribui para aumentar a magia deste nosso treino-festa, entretanto, opinião minha, o maior responsável pela sensação de “quero estar aqui de novo no próximo ano” é a amizade, a simplicidade e a energia desta família que cresce a cada ano.

A viagem foi boa, a corrida foi excelente, mas poder estar entre amigos que comungam de uma mesma paixão é impagável.

O Sábado

O horário para início da viagem de 200km até Castro Alves era facultativo e durante todo o dia teve gente chegando à casa do nossos anfitriões Chico, Márcia e Victor.

Miriu, Elicelma, Rosimeire e Manoel

Infelizmente neste ano não pudemos contar com a presença e a alegria do fantástico “seu” Louro (pai do amigo Chico), que estava em Salvador para fazer exames.

Ao todo foram 29 pessoas em 08 carros (o de Hector seguiu direto para Santa Terezinha) e, pelo andar da carruagem, se Deus nos permitir, no próximo ano poderemos até fretar um ônibus. Já imaginaram a festa que seria todo mundo viajando junto?

Com direito a muita comilança, risadas, final de Champions League e até curso de esteticista, o sábado voou.


Domingo


6 da manhã, prontos para sair de Castro Alves
Após um ruidoso e nutritivo café da manhã, iniciado antes mesmo de raiar o dia e que teve a participação inclusive das pessoas que optaram por hospedar-se em pousadas próximas à “nossa casa”, nos preparamos para viajar ao distrito de Pedra Branca.

Na entrada da cidade de Santa Terezinha, Hector, “o chileno”, já aguardava nossa passagem e, após fazermos os registros de costume, seguimos direto para nosso destino.
Em Santa Terezinha
Em Pedra Branca, antes de começar a brincadeira, fomos até o topo da serra para montar os três postos de hidratação.

O frio estava perfeito e a trilha cheia de surpresas. Desta vez entregaríamos tudo que havíamos propagandeado.

Passava um pouco das 08 quando fizemos nosso registro e demos início ao treino.

Cada subida e descida perfaz 13km e, como sempre costuma acontecer em nossos eventos, havia ritmos e distâncias para todos os gostos. Havia desde iniciantes neste esporte até pessoas como Ronaldo Assis, campeão da 1ª edição da Maratona de Salvador.

A apenas uma semana da Maratona de Porto Alegre, reservei para mim apenas uma subida/descida (não sem algum vai-e-vem), dedicando-me mais a animar e registrar com fotos e filmagens o povo em seu sobe e desce.


Lá no meio das coisas sempre existem os detalhes que realmente fazem tudo valer a pena (aquilo que quita o empenho e a dedicação para fazer a festa acontecer) e que geralmente não são medidas em tempo / quilometragem. Citarei algumas e vocês me dirão se não tenho razão:

- Todos atingiram suas metas.

Com o sobe e desce da galera que estava fazendo distância diversas  não foi possível reunir todos lá em cima num mesmo momento

- A felicidade de Chico em retornar às corridas, mesmo completando apenas a subida.
Chico agradecendo a Deus pelo recomeço com sucesso

- O nascimento de novas amizades.

Cristina Cangussu e Bel Andrade felizes com a chegada ao topo
- Ouvir o exclamar de um homem de 66 anos (Antônio Leite), que correu como se fosse uma criança: - Isto é vida! Isto é vida!

Antônio Leite que após completar a subida, fez diversas descidas e subidas para ajudar o pessoal que vinha mais lento
 Até a próxima!



















Chico... antes e depois da limpeza de pele











Rubem ajudando Semíramis a completar a subida

















Deja no Posto De Hidratação - 1





































SE TIVER MAIS UM TEMPINHO 16' - CLIQUE  PARA VER MAIS


10 comentários:

  1. Quero agradecer o convite e parabenizar a essa turma maravilhosa por esse treino magnifico neste cenário lindo que a cada curva e aclies conquistados eramos presenteados com belas paisagens enchendo-nos de coragem e vontade de chegar ao topo da Serra da Jibóia com magestosa vista da neblina a enfeitar-lhe! Valeu mesmo galera e a você Roberto Encarnação! Não esquecendo da jovialidade do Sr. Antonio Leite. Que venha 2016!!!! MANOEL LIMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Manoel! Sua participação foi positivíssima. Bem vindo ao time.
      Abraços!

      Excluir
  2. Um relato desse! Mim faz pensar, próximo ano tenho que fazer um esforço maior pra não perder. Tudo maravilhoso! Eu imagino, pois estive com o grupo o ano passado. Parabéns a todos! Um forte abraço! Pataro.

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente d+! Fiquei morrendo de inveja (boa) de todos vocês. Pode fazer minha inscrição para o próximo ano. Se ainda não der para lotar um ônibus, trataremos de alugar uma "van". Vou começar a "tirar meu passaporte"!!!Parabéns para todos, especialmente para você, que sabe fazer as coisas acontecerem. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Patarão,
    Estas confraternizações são sempre muito boas nestes tempos de corre-corre. Sua falta foi sentida e reclamada por todos.
    E vamos para Poá em busca deste RP duplo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Amâncio,
    Ótima notícia. Já disparei até o cronômetro regressivo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Presente em todas as edições, vejo o crescimento dessa brincadeira que nos proporcionam a grandeza de novas amizades, o sentimento de felicidade e uma vista sensacional.
    Parabéns a todos e principalmente a Roberto, espero que em 2016 a grandeza e a união deste grupo se revigore ainda mais. Abraços
    Att Cristiano

    ResponderExcluir
  7. foi um presente imenso, de ter ido conhecer serra da jiboia amei estou com saudade se fosse mais perto com certeza eu ia sempre treinar lá não ia esperar um ano que muito tempo, treinar lá é muito bom sentir o treino mas amei, vai ser muito bom se for ônibus pra o ano que vem. Vanuza Lins.

    ResponderExcluir
  8. Roberto,

    Não canso de dizer. .. Esse seus relatos são verdadeiros e entusiasmante. A nossa família (de corredores), cresce a cada treino, corrida. ..compartilhar com vocês é sempre muito bom.
    Agradecemos a você por mais uma edição e a todos novos e velhos pela participação.
    Adoreiii!
    Corredores, vocês são exemplos de coragem, disciplina...Parabéns!

    ResponderExcluir