quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

BEACH CROSS - DE VOLTA AO PÓDIO GERAL

Aílton Coiote, eu e Marcos Paulo - foto by Alberto Rezak
A correria com os preparativos para a nossa Folia está tão intensa que somente hoje tô achando uma brechinha para escrever sobre a Beach Cross.

Tentarei ser breve.

Definitivamente a prova mais fofa do calendário baiano de atletismo é uma daquelas que sempre terei no coração.

Às vésperas de completar 47 anos, o vice-campeonato numa competição que é apontada por alguns como a mais difícil prova de Salvador, tem para mim um sabor especial e portanto aproveitarei a ocasião para dedicar esta quase vitória ao Prof. Marcelo Augusti, treinador que, ao longo de todos estes anos, sempre tem uma palavra de apoio nos meus dias ruins, uma vibração genuína com cada degrau alcançado por seu pupilo (não importando o quão singelo seja este degrau)  e, acima de tudo, o dom de me fazer acreditar que sonhos podem se tornar realidade.

A PROVA

Saindo de forma conservadora no pequeno trecho de grama, numa rápida contagem vi que pisei na areia com 08 ou 09 pessoas à minha frente. Isso sem por nos cálculos Aílton que voando já ia bem distante rumo à sua vitória. Nossos treinos naquelas paragens haviam coincidido algumas vezes e já há alguns dias eu vinha cantando a pedra: O Coiote vai levar a Beach Cross deste ano.


Aílton Coiote voando baixo nas areias da Beach Cross
Enquanto lá na frente Ailton seguia numa corrida solitária, com menos de 03 minutos, mantendo ritmo quase tranquilo, vi-me em 2º lugar. Àquela altura isso praticamente  significava liderar a "outra" competição e para falar a verdade, temi por ter assumido essa "dianteira" tão cedo.

Como evito olhar para trás, decidi-me por aumentar em "meio tom" a levada, controlar a ansiedade e esperar para ver o panorama quando fizesse o retorno.


Seguindo próximo ao amigo Benedito (adversário direto de categoria 45/49)

Nem foi preciso chegar lá, na hora em que o Coiote cruzou comigo fez questão de me avisar que o pessoal vinha distante. Estava tão seguro da sua vitória que além disso ainda me incentivou a apertar mais o ritmo para não dar bobeira.

Aliás, incentivo mesmo - e isso é outra coisa que agradeço de coração - ganhei no caminho de volta. Era tanta gente, cumprimentando, dando força e dizendo: vai, Roberto! Isso aumenta a responsabilidade e nos enche ainda mais de ânimo para manter a pegada e não decepcionar.

Sem contar que entre este povo todo estava correndo também  a tia Lalá (puxada por um batalhão de coelhos do Salvador Pró-Maratona) que visivelmente contente com o que via, acenava-me dizendo que eu estava em segundo lugar.


Tia Lalá acompanhada por Gil, Deja e Valdir
O comichão de olhar para trás havia quase desaparecido, tal o número de corredores que passaram me gritando que eu estava sozinho e que o terceiro colocado vinha longe. O tal terceiro era ninguém menos que o amigo Marcos Paulo Menezes da Equipe Hércules, atual campeão baiano do Ranking do Circuito de Corridas de Ruas -5k.

Na altura do Bom Preço, quando passava  e era clicado por Alberto Rezak - a quem agradeço e credito a maioria das fotos desta postagem -  aproveitei a ocasião para um breve diálogo, rs:

-  Como é que tá aí atrás? 

- "300 metros não vem ninguém".  



Ao ouvir sua resposta não resisti mais à tentação e dei uma olhada para trás. Parecia realmente que tava tranquilo, mesmo assim, pelos meus cálculos em dois minutos sairia da areia movediça então optei por segurar um pouco mais o ritmo para não ter surpresa.



Na hora da transição para a grama dei uma última conferida e aí sim desacelerei completamente (quanta diferença da minha chegada em 2013 onde foi preciso sofrer até o fim) e em ritmo de trote regenerativo, feliz e agradecendo a Deus por mais esta conquista, cruzei o pórtico de chegada, ganhando o direito de voltar ao pódio geral da Beach Cross.

Até a Folia!

                                             Clique na seta para assistir a chegada
Registro da chegada de Laryssa feito pelo Prof. André - Corpus Vitale










Pódio Geral Feminino - 1- Maria Claudia - 2-Djane - 3 Augustinha

Com Djane - Foto de Vice-campeões

a



Pódio cat 45/49

Vanuza no Pódio (quarta lugar geral)


João Paulo no pódio 35/39

a

Studio Viva Pilates - com Bruna no pós Beach Cross
a
Marcos Paulo seguido de perto por Adagilson
Prof. André Araújo

Djane concentrada para encaixar sua pisada nas pegadas da galera

Lu Bastos





a

6 comentários:

  1. Um exemplo a seguir, quando crescer quero ser igual a vc, abraços amigo. Vc ta voandoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Djane,
      Você é que tá voando. Nem conhecia o percurso (que é "duro") e já mandou uma excelente prova.
      Abraço!

      Excluir
  2. Parabéns pelo post e pelo excelente resultado.
    Você é um dos grandes exemplos de atletas que nos inspiram sempre.
    Que 2015 seja um ano iluminado para você e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rebeca!
      Agora é esperar o domingo pra gente se esbaldar na folia.
      Abraços!

      Excluir
  3. Parabéns Mega! Você merece este pódio! Por toda sua disciplina, dedicação e entusiasmo em tudo que faz. Um abraço! Pataro.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Mega! Você merece este pódio! Por toda sua disciplina, dedicação e entusiasmo em tudo que faz. Um abraço. Pataro.

    ResponderExcluir