segunda-feira, 20 de outubro de 2014

MARATONA DA CHAPADA DIAMANTINA / IGATU


No meio do caminho das Eleições 2014 tinha uma Maratona.
Tinha uma Maratona no meio do caminho.
Havia pedras,
Meu Deus! Como havia pedras nestes 42,2km da Chapada!

E veio enfim o final de semana da Maratona de Igatu e, com ele, o momento de colocar à prova os treinos feitos aqui em Itabela. Se conciliar esporte e trabalho nestes dias corridos de Eleição já exigira bastante esforço, cobrir os 1.000km que separam as duas cidades e chegar a tempo de participar da competição já merecia, modéstia à parte, por si só, uma medalha.

Acho até que dava uma estória a tal viagem, mas preciso conter a comichão não mãos (afinal estamos entre o 1º e o 2º turno das Eleições) e levá-los até o momento em que comecei a subir os 7k de estrada de pedra, quando deixei a BA-142 no trecho Andaraí - Mucugê.

Fazia mais de 20 anos que não visitava Igatu e tão logo iniciei a íngreme subida, apesar da ameaça da escuridão que se aproximava, não resistindo a tanta beleza, busquei entre minhas tralhas de corredor a máquina fotográfica para registrar aquele momento.


Preparando-me para fazer a foto avistei uma placa de quilometragem da Organização da Maratona da Chapada: Corridas de Montanhas. Vinha bastante cansado da viagem e um pouco resignado de que o máximo que poderia almejar naquela prova era completá-la, mas foi incrível como aquela visão imediatamente me trouxe para o clima de competição.

O marasmo saiu, a foto não. A guerreira, minha boa e velha câmera, parceira de tantas viagens de treino e competição, partira para o céu das máquinas fotográficas. Ainda naquela semana a usara para registrar o treino com Edvaldo (último antes da prova) pelas estradas de barro da Cajuíta em Guaratinga, mas infelizmente ela não viveu o bastante para desfrutar das delícias da Machu Picchu brasileira.

treino apronto em Guaratinga
Aproveito logo este momento para agradecer tanto ao site dos Organizadores quanto ao Dmitri de Igatu, responsável pelas maravilhosas fotos aqui postadas. Voltei de Igatu sem sequer um registro feito por mim mesmo e se não fossem suas lentes não teria como ilustrar este post.

Cheguei no Art Hotel Cristal Igatu a poucos minutos do início do Congresso Técnico e lá já encontrei o amigo Pataro, que estava hospedado desde o começo da manhã e se mostrava bastante impressionado com a extensa subida de pedras que faria parte da primeira parte da Maratona do dia seguinte.

Um pouco para abusar (rs) e outro tanto porque acreditava mesmo nisso, disse-lhe categoricamente que aquela certamente seria a parte mais fácil da corrida.


Com um olhar meio incrédulo ele perguntou: - É?!

A Maratona da Chapada foi pensada com o objetivo de dar aos atletas as mais variadas condições de percurso, estrada de cascalho, areia fofa, rios, trilhas, rochedos, subidas e muita, muita pedra em leito de rio.

Toda a hidratação ofertada pelos Organizadores (água, gatorade, frutas) foi concentrada apenas na área de largada, local para onde sempre voltávamos ao final de cada trecho.

Cada um tinha suas características próprias e foram batizados da seguinte forma:

Trecho 1 – Bem vindo a Igatu: 16k (sobe e desce numa estrada calçada em pedra bruta + leito de rio arenoso);
Trecho 2 – Seres Cascudos: 5k (caminhos de garimpeiros e passagem pelos históricos casarios de pedras);
Trecho 3 – Diamante Negro: 14,5k (utilizado também para uma prova de 15k que aconteceu concomitantemente à Maratona e o mais difícil da prova com muita, muita mesmo “escalaminhada por rochas gigantescas e trepa-pedras” no leito do rio).
Trecho 4 – Rego Grande: 6k (trecho de grande variação altimétrica, mas onde é possível manter-se correndo o tempo todo).


Pontualmente às 18:00 teve início o Congresso Técnico, que foi breve e objetivo, ponto mais que positivo para os Organizadores. Em poucos minutos nos foram passados os detalhes e logo estávamos livres para atacar as poucas pizzarias de Igatu.

Acompanhados da galera da Braskem (colegas de trabalho de Pataro), enquanto as pizzas saíam do forno, entre resenhas, planos de hidratação e de como defender-se de ataques de marimbondos, relaxando ao sabor de velhas canções dedilhadas num violão que encontrei por lá, senti-me finalmente mais descansado e pronto para ter uma ótima noite de sono pré-prova.

A largada
De forma tranquila deixei a linha de largada. Levava comigo a convicção de que mantendo um ritmo conservador, aos poucos e naturalmente poderia crescer na prova e, desta forma, afastaria ao máximo a possibilidade de ser traído pelo cansaço dos últimos meses e quebrar no meio da corrida.

O Plano A era chegar inteiro, o B, entre os 10 primeiros, pois para a Maratona não havia pódio por Categoria e, inusitadamente, a maioria dos atletas estavam inscritos no Solo.
Corri em paz de espírito, volta e meia tirava os olhos da trilha e a beleza ao redor trazia do pensamento à boca a expressão: Obrigado Deus! Caí algumas vezes. Fui atacado por marimbondos e quando recebi três ferroadas ao mesmo tempo soltei um grito em meio à Chapada em nada condizente com um sobrinho-neto de Lampião (rs). Em minha cabeça só veio aquela típica cena de desenho animado em que o atacado por um enxame só consegue se livrar daqueles bichos em cima da cabeça quando se atira num rio. Rio não era o problema, ou era?

O 3º trecho, em sua maior parte dentro do rio, realmente minou muita gente e foi nele que acabei ficando sem água nas garrafas que levava comigo, o que não chegou a ser um grande problema, afinal de contas eu estava em Igatu e água boa de rio para beber era o que não faltava.

Pataro no início do trecho Seres Cascudos (ainda de dedo inteiro).
O último trecho levava ao céu. Com 05 horas e 26 minutos de prova, a bateria completamente recarregada pela intensa conexão com a natureza, cruzei o pórtico sem a menor noção de colocação. O que fiquei sabendo imediatamente era que o amigo Pataro havia deslocado um dos dedos da mão, mas bravamente se recusara a deixar a prova. Fiquei feliz por aquela atitude também. Logo ele chegou e a coisa tava mesmo feia. Socorro em Andaraí e lá se foi o descanso planejado para o pós-prova.

Às 18 horas, novamente pontuais e breves, os Organizadores deram início à cerimônia de premiação. Durante o dia já havia recebido diversas informações a respeito da minha colocação, mas somente ali fiquei sabendo que ficara em 5º lugar geral. Ninguém havia acertado (rs).


Cansado, mas feliz, era hora de pegar o caminho de volta para o trabalho.

“Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas já fatigadas”

Descendo a serra, já na escuridão, encontrei valentes guerreiros (dentro do tempo-limite) buscando atingir suas metas. Assim é o nosso esporte. A admiração que me despertaram aquelas pessoas em nada difere da que senti ao descobrir que o rapaz que pegara carona na “ambulância” que socorreu Pataro depois da prova, Plínio Souza Vieira, fora o vencedor da prova.


Lanternas nas mãos, eles estavam lá lutando e quantas batalhas terão vencido para chegar até ali? Não deu para segurar a emoção...


















































16 comentários:

  1. Rapaz, que coisa impressionante, prova/passeio excelente, e bem pertinho de casa. Parabens a voce e a Pataro, pelo feito brilhante, e melhoras a Pataro tambem.
    Tenha certeza que este circuito e trajeto em nada deve aos mountain do internacionais.
    Vamos marcar algo, estou em periodo de repouso, ativo, mas repouso.
    Abraco amigo
    Bruno Fraga

    ResponderExcluir
  2. Bruno,
    Na próxima semana estarei de volta a Salvador e já tô cheio de ideias na cabeça para tirar a galera do repouso..rs.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Deus é muito generoso para com nossos olhos nos deixando enxergar as cores existente nessas paisagens .
    Diante destas , só tenho que agradecer : " Colírios para meus olhos".
    Obrigado e Parabéns
    Djacir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deja,
      Foi bom de mais lá. lembrei-me de você enquanto corria naquele mundão de boniteza.
      Abraços

      Excluir
  4. Nossa que prova belíssima, as fotos nos diz que deve ter sido duro fazê-la, mas certamente essa conexão com a natureza é tudo de bom. Parabéns Roberto pela prova e pela classificação.
    Bom trabalho nas eleições!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cássia,
      Se for para sofrer que seja sempre num lugar como este...rs
      Paradoxalmente apesar do percurso muito duro/técnico acabei chegando bastante descansado pois os enormes intervalos de escalaminhada serviram param "relaxar" enquanto não se podia voltar a apertar o ritmo.
      Obrigado pela visita.
      Abraços!

      Excluir
  5. Roberto correr uma maratona como essa e com um visual lindissimo e show de bola, o corredor nao sabe se corre, se fica admirando essa natureza linda que Deus criou ou se fica tirando fotos...rsss...Nossa adorei o relato e mais uma vez fera parabéns pelo pódio...show
    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  6. Jorge,
    Não foi à toa que tomei dois quedaços e várias topadas..rs.
    Valeu, amigo.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pra vocês! Pelas fotos publicadas percebesse o quanto difícil é o percurso, mas sei que é um tipo de situação em que não amedronta vocês, pois o difícil e diferente é combustível na conquista dos seus objetivos, e dos que te acompanham. Rubem

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo pódio, pelo belo troféu e pelo bonito relato. Apesar das quedas e tropeços mostrou, que além do grande preparo fisico e experiência, teve paciência. Coisa que não tive acabando me machucando. Você é um verdadeiro casca grossa. Plinio, o vencedor, nos relatou que tinha corrido uma prova de 100 Km e não foi tão dura quanto essa! Mas a beleza da Natureza do local vale a pena.
    Um abraço
    Pataro

    ResponderExcluir
  9. Pataro,
    Agradeço a você por ter me arrastado para esta prova. Se Deus quiser breve estaremos escrevendo com os pés novas estórias neste mundão de meu Deus. Sou seu fã!

    ResponderExcluir
  10. Rubem,
    Quando vi o nome do segundo trecho (seres cascudos) pensei: Rubem ia gostar disso..rs;
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Roberto,
    Parabéns mais uma vez. Realmente a paisagem é Maravilhosa. Uma prova tão dura, mas que compensa cada Km percorrido. Um abraço.

    Mário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário,
      O lugar é lindo e o fotógrafo (Dimitri de Igatu) conseguiu traduzir bastante desta beleza. Só ficou devendo uma foto que eu aparecesse..rs. Aliás há uma no rio, um ponto branco lá no fundo, sei que era eu vestido de camisa branca, por causa das pessoas que seguiam na frente e aparecem em primeiro plano na foto.
      Abraços!

      Excluir
  12. Olá, visitarei a região no mês de outubro e estou pensando em me ajeitar para correr esta prova (que parece fantástica), qual o valor do evento. Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Olá , gostei muito da postagem, queria saber qual o valor da inscrição do evento. Visitarei a região em outubro (moro em Florianópolis) pensei em me ajeitar e ir nesta corrida, que me parece fantástica. Obrigado

    ResponderExcluir