terça-feira, 14 de janeiro de 2014

BIKE NA ESTRADA E TROTE NA TRILHA



Corridas e pedaladas. Não necessariamente nesta ordem, mas o fato é que ando muito feliz de poder nos últimos meses conciliar duas paixões e verdadeiramente fazer jus ao nome do nosso blog.

A criação do Projeto 4:1 e a escolha das 12 horas de Macaé como prova alvo do primeiro trimestre vem me permitindo este verdadeiro deleite sem comprometimento, o melhor de tudo, da performance competitiva.

É verdade que quando chegar a hora de tentar o sub-3 em 2014 (provavelmente o segundo desafio do ano) e o foco passar a girar mais em torno de velocidade, a magrela precisará retornar a ser inserida apenas nos dias de trote, mas até lá ainda há muito o que se divertir.

Vamos às brincadeiras deste final de semana? Antes senta um pouquinho que lá vem estória...

Na quarta-feira recebi de Mário, amigo recentemente reencontrado e que já esteve por aqui no post Barro / Areia, uma proposta pra lá de indecente.

Washington, um amigo de Mário que também me conhecia de vista, estaria com a família num Village em Imbassaí e pretendia fazer um treino nas trilhas da Running D’aventura em Praia do Forte.

- Eu disse a ele que conhecia uma pessoa que podia ajudar. Vamos? Há 03 apartamentos disponíveis.

Inicialmente disse-lhe que adoraria poder ir, mas teria que recusar, estava muito em cima, já havia feito compromisso com outras pessoas, outros treinos já planejados, etc.

Acabei de desligar o telefone e recebi outra ligação. 

Desta vez era Rubem que começou logo me perguntando:
- Roberto, teve um cara que ligou para lhe chamar para Imbassaí?

Achei estranho, pois, como disse, acabara de desligar o telefone, mas respondi-lhe:
- Sim.

Rubem então começou a desvendar o mistério. Indicado por Mário, Washington fizera uma visita ao blog e lá, coincidência das coincidências, reconheceu através das fotos seu amigo Rubem num destes nossos treinos.

Pronto. O cara ligou para Rubem, que ligou para mim. Após refazer os planos com Rubem foi minha vez de ligar para Mário reconsiderando a resposta anterior e propondo fazermos um treino de trilha (descoberto no ano passado por meio de Thomas Kupffer) lá mesmo em Imbassaí.

E como foi boa essa decisão.

Sábado
Eu e Rubem com Joel que nos acompanhou até Simões Filho
Planos remodelados, saí com Rubem de bike às 4:30 da manhã para fazer um giro Salvador / Dias D’ávila / Salvador.

Seguimos na ida pela BR 324 e BA 093 e, na entrada da cidade de Dias D'ávila, fizemos nossa única parada para tomar mingau e fazer os tradicionais registros fotográficos.



Após atravessarmos a cidade pegamos o caminho de retorno pela BA 535 (Via Parafuso) e Estrada do CIA, finalizando os 92 km com 3h e 45 minutos de pedal.


Missão cumprida, estávamos prontos para ir ao Village da Cachoeira na parte da tarde, onde seríamos recebidos (Rubem, eu, Luan, Analice e Tia Lalá) com bastante carinho por Washington e toda sua família.

Mais tarde chegariam Mário e Viviane e, logo no começo da noite, junto com toda turma que estava no Village, fomos visitar uma pizzaria da cidade.

Corredores e não-corredores em busca da ceia

Para quem ia correr o dia começaria cedo, a largada de nosso trote na trilha estava prevista para 6:00. Não demorou muito e logo todos dormiam.

Domingo

Cristiane, Bruno, eu, "titia" Lalá, Washington, Viviane, Mário, Ana Alice e Rubem

Assim que Bruno e Cristiane (os únicos participantes do treino que não dormiram lá) chegaram ao Village demos início à brincadeira.

Por entre estradas de barro avançamos em direção à Comunidade Barro Branco e aos poucos as lembranças do treino feito em setembro foram acordando.

O primeiro grande desafio para o guia que vos escreve era encontrar o caminho até a entrada na trilha. Sabia-me no rumo certo e a paisagem serena emoldurada por um belíssimo sol matinal já fazia valer a pena nossa corrida.

O caminho para chegar à trilha já estava valendo a pena.
Somente após atravessarmos um riacho e avistar uma enorme ladeira é que tive certeza de que encontraríamos a entrada da Matinha, dali em diante seria tranquilo, só necessitávamos do básico: saber onde sairíamos (no caso de sucesso da expedição) e quanto tempo gastaríamos neste processo (rs).

Foi muito melhor que a encomenda.

Ana Alice se divertindo na trilha

Meia-volta mesmo só precisamos fazer duas vezes. Haja tiririca (até hoje deve ter gente maldizendo-me pelos lanhos rs), galho para pular, abaixar, rastejar, mas tudo isso foi enfrentado com muito bom humor pela galera. Era gritantemente evidente que todos estavam se divertindo enquanto buscavam um caminho de volta à civilização.

Terra à vista! Lá estava uma estrada de barro. Depois de algumas perguntas aos moradores conseguimos nos situar e sem medo de ser feliz (nem de nos perder) cobrimos os 03km que nos separavam do banho de chegada na Cachoeira D. Zilda.


Washington e Mário
Agradecendo a todos pela confiança, registro um muito obrigado especial à dupla de amigos Washington e Mário pelo convite e pela hospitalidade.

Até a próxima!

PEDAL SSA/DIAS D'ÁVILA








Rafinha "segura, peão"









TROTE NA TRILHA





























Saídos da Trilha
















Luan e Valentina














4 comentários:

  1. Bom dia Roberto,
    Como sempre o texto ficou muito bom, só você para narrar tão bem essas aventuras. Queremos agradecer a você e a Rubem por terem aceitado o nosso convite e nos presenteado com tão gratificante final de semana. Agradecemos também a todos que estavam presentes. Foi muito bom ter ouvido um pouco da experiência de Rubem e da sua determinação, que em pouco tempo de corrida já está disputando ultramaratonas. Um abraço a todos e esperamos um novo encontro o mais breve possível.

    Mário e Viviane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário e Viviane,
      Nós é quem agradecemos o convite e a forma carinhosa com que fomos recebido por vcs, e Washington e família.
      A corrida foi realmente muito melhor do que se podia imaginar.
      Abraços!

      Excluir
  2. Finalmente estou conseguindo postar um comentario, realmente na quinat quando me ligou, reprogramei meu final de semana de treinos para esta com voces, e o que aconteceu, foi que mais uma vez, pudemos vivenciar momentos especiais e super gartificantes. Obrigado pelo convite e sempre que tiver algo, so acionar que estaremos presentes. Apesar das pernas estarem lapiadas, valeu cada metro.
    Vamos la, kkkkkkkkkkkkkk, a melhor parte foi aquela quando tivemos que rastejar para dar continuidade na trilha, a mata fechada realmente surpreende, e na hora que a agua estava na cintura kkkkk. Realmente tudo muito bom. Abraco amigo
    Bruno Fraga

    ResponderExcluir
  3. Bruno
    Sua alegria era vísivel (mesmo quando percebemos aquela cobra enorme pertinho do lugar onde era necessário agachar para prosseguir a viagem dentro da trilha) e se espalhou por todo grupo. Obrigado pela confiança da reprogramação e pela presença sempre especial.
    Abraços!

    ResponderExcluir