segunda-feira, 7 de outubro de 2013

PROJETO 4:1 - 24K DE BIKE / 6K DE CORRIDA

Trio de Rs - Roberto, Rodrigo e Rubem


De mãos dadas com os treinos para a Maratona de Búzios seguem os encontros do Projeto 4:1.

Motivar as pessoas e tentar atrair corredores para os pedais e ciclistas para as pistas / ruas vêm na esteira do objetivo pessoal deste Projeto, que é chegar à marca de 180/45 (180km de bike e 45km de corrida) em março de 2014.

O 4:1 consiste em tirar um dia da semana para realizar um duatlhon terrestre, no qual a distância na bike represente sempre 4 vezes mais que a da corrida e, enquanto esta combinação não está exigindo muito tempo para execução, venho inserindo esses encontros em dias destinados a treinos regenerativos.

Daqui até março, à medida que o negócio for aumentando (40/10 – 60/15 – 80/20 – 100/25 etc.), e a depender da periodização do treino, nosso duathlon poderá substituir outras atividades na planilha como, por exemplo, o dia do longão.

À continuação, algumas distâncias serão aproveitadas para fazermos pequenas viagens (cicloturismo) e isso, tenho certeza, trará um sabor especial ao Projeto.

Quem tiver interesse em participar e/ou saber mais detalhes pode entrar em contato através deste canal ou do email bikeselva@hotmail.com.

No 4:1 deste domingo felizmente pude contar com a presença de Rubem e de Rodrigo (só agora me dei conta de que éramos todos da letra R), que mesmo vindos de bairros diferentes, chegaram pontualmente às 6:30 da manhã no Monumento a Luis Eduardo.


Juntar um corredor aspirante a ciclista com um ciclista aspirante a corredor tem uma eficácia muito boa no processo de aquisição das habilidades de ambos, principalmente no item “pegar leve” – um não força a barra com o outro com medo da vingança (rs).


O treino do sábado nas Dunas da Lagoa de Dois Dois (mais de duas horas) foi bastante “puxado”, sobretudo porque, por força do próximo desafio, estou me obrigando a correr calçado e esta situação de “compadres” dos meus parceiros foi mais que bem vinda.

Com Samuel na passagem pela Arena do Circuito Adidas
Em nosso giro de 1 hora aproveitamos para passar no Jardim de Alah, onde estava montada a arena Adidas para o Circuito das Estações de Salvador e, claro, rever os amigos que estavam prestes a fazer sua largada.

Por falar em amigo, Domingo também foi dia da Maratona Internacional de São Paulo onde vários dos nossos estavam lá desafiando com sucesso os 42,2


Pedro e Lu (sub-4 diretos de Sampa)
De volta à Paralela amarramos “nossos burros” e em pouco mais de meia hora cumprimos os 06km de corrida na grama. Em conjunto havíamos pedalado 18km.

Onde amarrei meu burro?

A proporção prevista para ontem (24/6), a bem da verdade, não foi de todo respeitada, passamos um pouquinho da conta na bike, rs (em média cada um de nós pedalou 7km para chegar ao local de encontro e outro tanto para voltar pra casa), mas nosso tempo junto foi bastante alegre e revigorante e, de verdade, isso é o que importa.

Até a próxima!


gráfico da pedalada em conjunto





Com Deja








"E este coração vai para..".   Dê uma olhadinha nos comentários e descubra. Aproveita deixa lá o seu também

Com Luan no aniversário da Tia Lala

10 comentários:

  1. Salve meu irmaozinho

    Foi divertido mesmo o passeio 4:1... Mas ser aspirante a corredor tem as suas ladeiras... o resto do domingo foi so de "ai minhas pernas" :)... Vou tentar conciliar as coisas pra participar do segundo tempo - ao menos pra mim - na quinta feira... Concordo com vc q o prazer de estar entre amigos é insuperavel... abraços aos "mascotes" do promaratona :D

    pow... sacanagem postar a foto do caraçãozinho... mas ja q esta ai, dedico a vc Marcia Cristina

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,
    No começo a dor é inevitável, músculos diferentes são trabalhados e adaptação requer alguns sacrifícios. Lembra-se como era que ficava quando começou a pedalar? Pois e, hoje com várias viagens de bike na bagagem sei que os poucos kms deste domingo nem lhe fizeram cócegas... tenho certeza que passada esta primeira, dos pós treinos/passeios só restará a sensação boa produzida pelas endorfinas.
    Abraços!
    P.S. E deixa de charme que você tava doido para que eu postasse a foto do coraçãozinho pra fazer uma "média" com D. Márcia.

    ResponderExcluir
  3. Roberto,

    Você não imagina a alegria que tenho em participar do projeto 4:1, sem falar na adrenalina que é pedalar fora de ciclovia e aprender contigo alguns comportamentos de segurança no trânsito ao pedalar. Vem rodando março 2014!

    Rodrigo,

    Prazer em conhece-ló!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubem,
      Nossos próximos encontros serão nesta quinta (10/10) e no dia (20/10), contamos com a sua presença e antes de vir rodando março virá dezembro - seu mês de aniversário - e podemos muito bem comemorar seus 40 anos, com uma pedalada de 160 km + uma corrida de 40 km = Só para especular, pela LInha Verde isso daria pra chegar em Sergipe. - Pedal até Conde/BA e Corrida até Indiaroba/SE. Que tal?

      Excluir
  4. Roberto, 4:1 bom demais!!!
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilmar,
      A idéia é botar a galera pra se movimentar.
      Fecho o ano competitivo de corridas em 09 de novembro e logo depois pretendo fazer uma viagem de bike, depois disso (entre dezembro e janeiro) terei mais tempo para o Projeto tanto no período de "férias" do atletismo quanto no período de base - ,
      A partir daí o 4:1 voltará a conviver, se Deus me permitir, com os objetivos de competição de 2014 até o seu desenlace em março.
      Dá para participar mesmo de longe... Vamos?

      Excluir
  5. Em breve estarei participando de um desses passeios que além do mais é uma nova forma de diversificar a atividade física. Ainda estou me readaptando a pedalar, pois já tem bastante tempo que não ando de bike. Quando tiver a próxima, me avise quem sabe possa me enquadrar.

    ResponderExcluir
  6. Samuel,
    Nossos próximos encontros serão nesta quinta (10/10) e no domingo dia (20/10),
    Se enquadra logo..rs.
    Abraços!

    ResponderExcluir