segunda-feira, 28 de outubro de 2013

NO MEIO DO LONGÃO PARA BÚZIOS E DO PROJETO 4:1 HAVIA O 3º PASSEIO CICLÍSTICO DA WORKING SPORTS


Tocar dois projetos juntos é uma boa garantia, se não de sucesso nas empreitadas, de muita movimentação e, às vezes, de algum dilema. 

Vejamos:
Não sem um pouco de temor, desta vez resolvi inverter a ordem dos treinos, realizando o 4:1 no sábado (com 36km de bike + 9km de corrida) e deixando para o domingo o último longão preparatório para a Maratona de Búzios.

Tomar esta decisão não foi nada fácil, afinal, nos 40km em fartlek (3km forte X 2km fraco) de ontem teria a companhia do temível Chico, o que costuma  aumentar o  grau de dificuldade dos treinos e recomenda (a toda pessoa sã da cabeça) o máximo de descanso no dia anterior.

Entretanto, no sábado o pessoal da Academia (Working Sports) iria fazer um passeio ciclístico no Parque de Pituaçu e, com certeza, se deixasse o treino com Chico agendado para o mesmo dia (o cara é terrível mesmo rs), era quase certo de que não estaria vivo, digo, presente.

Deus que me ajudasse (ainda mais) no domingo, mas não queria furar com a família WS, então bateu-se o martelo.

Sábado
36km de bike + 09 de corrida
Rubem, eu e Deja
Às 5:00 horas da manhã, junto com Rubem (já parceiro oficial do Projeto 4:1), Joel e Deja, partimos de Cajazeiras para nossos 36km de bicicleta.

Como de costume o trajeto traçado foi um círculo: Águas Claras, BR 324, Estrada do Cia (Simões Filho), Rótula do Aeroporto, Paralela, Estação Mussurunga, Estrada Velha do Aeroporto, Barragem, Boca da Mata, Pistão, C.T. Pinicão.

Rubem e Joel saindo da Estrada Velha do Aeroporto para a Estrada de Boca da Mata
Exatamente com 35km passávamos pelo C.T. Pinicão a caminho da casa de Rubem, onde pretendíamos estacionar as bikes para fazer os 09km de corrida num novo percurso giratório, mas nosso C.T. estava tão cheio de amigos e animação que resolvemos seguir um pouco adiante apenas para completar a distância e, dando  meia volta, paramos lá mesmo para cumprir a parte da corrida.


Com Rubem no C.T.
Àquela altura (1h e 35min de pedal) estávamos apenas eu e Rubem. Joel, que viera apenas para o pedal, já tinha seguido para o trabalho e Deja, atrapalhado pelos equipamentos, acabara ficando pra trás e, infelizmente, por conta do compromisso de logo mais no Parque de Pituaçu, não foi possível esperá-lo.

Começamos nossas voltas de 500 metros em ritmo bem tranquilo, dando ao corpo um tempo para se acostumar com a transição. 


Enquanto isso víamos passar à toda um bloquinho que continha nada menos que Adautro, Carlinhos, Morcegão e Valdir e, animado por toda aquela correria, após um certo tempo propus um treino flutuante: 1km abaixo de 4’ x 1km abaixo de 4’45, e nesta brincadeira os 09 quilômetros passaram tão rápido que Rubem deu o maior grito de espanto (jurando que achava ser muito mais tarde) quando lhe disse que ia embora “porque já era quase 07 e meia”.

Em Pituaçu
Galera da Academia Working Sports pronta para dar início a volta de 15 km no Parque de Pituaçu
Após passar em casa para fazer uma boquinha, tomar banho e trocar de roupa, eu e a tia Lalá fomos de carro para o Parque de Pituaçu.

Encontramos a turma liderada por Paulo Jacob & Cia pronta para iniciar a volta de 15km do Parque. Escolhemos lá nossos “camelos” de aluguel e nos juntamos ao grupo.
Paulo nas trilhas do Parque de Pituaçu
O passeio foi bem alto astral e, apesar de não se tratar de nenhuma corrida, o desempenho da galera durante a volta foi muito bom.

Feliz por ter conseguido participar da brincadeira, ao final do percurso despedi-me da família WS e corri para casa, era hora de desacelerar. Chico vem aí... brrrrr - pensei.

Domingo
40 km de corrida em fartlek



Às 5:40 da manhã chegava com Chico no C.T. para darmos início aos 40km de fartlek.

Deja, Cristiano e Chico prontos para o combate
Ainda de longe pudemos reconhecer Cristiano e Deja. Embora não fossem ficar até o fim (ambos estão treinando para a Wine Run), a perspectiva de ter a companhia de amigos para enfrentar a missão trouxe-nos imediato incentivo.

Após acertamos os detalhes do treinamento: tempo de aquecimento, ritmo pretendido nas acelerações e nas desacelerações, intervalo para mudar o sentido das voltas de 600 metros, desaquecimento, etc., começamos o treino.

Cristiano, que ia trabalhar, fez algo em torno de 19km (sempre puxando na frente os quilômetros fortes) e foi embora mais cedo. O sempre solidário Deja, além de fazer uns 24km, ficou por lá até o final do trabalho.

Com Chico mantendo o ritmo até o fim
Continuando o treino sozinhos e nos incentivando mutuamente, Chico e eu mantivemos o trabalho num nível muito bom, praticamente segurando a mesma pegada do começo ao fim do treino.

Os tempos da tabela abaixo contam um pouquinho disto, mas o melhor mesmo é a sensação que restou de relativa tranquilidade para executar a tarefa.

4km - aquecimento - 24'35
3km fortes
2km fracos
12’52
10’20
12’24
10’55
12’21
10’50
12’10
10’57
12’26
10’51
12’33
11’00
12’49
---
18’ – desaquecimento - 3 km



Deus sempre ajuda!

P.S. - Tendo sido "deixado na mão" por minhas máquinas digitais,  todas as fotos desta postagem foram "doadas" por amigos, aos quais aproveito para agradecer por mais esta.


Deja - um dos doadores de foto na Estrada do Cia em sua bicicletada solitária - 

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Oi Roberto gostei da ideia, obrigada pelo convite. Vamos ver se marcamos um dia que coincida. Vocês largam sempre no mesmo lugar? como é?

    Tenho gostado muito de pedalar, além disso ajuda bastante na corrida e até mesmo em manter atividade quando não estou afim de correr. Vamos ver se marcamos.

    Abração e espero vê-lo em breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dart,
      Não temo lugar fixo para largar. Estamos cada etapa de acordo com os participantes da vez. Já no próximo mês estaremos mais na estrada. Santo Amaro, Praia do Forte, etc...
      Esta semana, excepcionalmente, faremos na sexta-feira começando as 4:45.
      Qualquer coisa dá um alô e a gente dá um jeito de arrumar as coisas.
      Abraços!

      Excluir
  2. Parabéns! Trabalho planejado e bem executado. Vai mandar muito bem lá em Búzios. Felicidades e Boa Sorte meu amigo.
    Regi Leal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regi,
      Obrigado pelo incentivo. Sempre que quiser brincar com a gente é só dizer.
      Estou montando um daqueles encontros para Dezembro: 03 faróis e estou contando com sua presença.
      Abraços!

      Excluir