terça-feira, 22 de outubro de 2013

3 TIROS DE 10KM + 4:1 (30KM DE BIKE - 7,5 KM DE CORRIDA)


Mantendo o mesmo pace, mais uma vez o Projeto 4:1 e os treinos para a Maratona de Búzios preencheram a planilha do final de semana.

Sábado (3 X 10km)

A estrutura do treino deste sábado, após o aquecimento, era a seguinte:
3 tiros de 10km com 20 minutos de descanso entre eles.

O ritmo almejado durante os tiros era algo próximo ao de meia-maratona e o tempo de “descanso” seria dividido em 5 minutos de trote (desaquecendo) + 10 minutos para hidratação + 5 minutos de trote (reaquecendo).


Longe de ser um descanso, esse intervalo de 20 minutos só “ajuda” a piorar as coisas (simulando as dificuldades encontradas numa maratona) já que provoca um enrijecimento nos músculos, principalmente os das pernas.

Junto com Chico nos primeiros 10 km
Não bastasse tudo isso, para executá-lo teria como companheiro o impiedoso (rs) Chico.

Pouco depois das 5:00 da manhã eu e meu arqui-inimigo de faixa iniciamos nossos giros em torno do C.T. Pinicão.

Mestre Carlinhos já em nosso treino de barro/ladeira  de hoje (terça-feira)
Para cada tiro foram necessárias 20 voltas, mas a tarefa ficou muito mais aprazível com a aparição do Mestre Carlinhos, que mesmo impossibilitado de correr tão forte quanto nossos 3 tiros exigiam, deu o maior show de solidariedade, alegria e motivação ficando ao nosso lado (e berrando em nossos ouvidos) até o final do treino.

1º tiro
40’10
2º tiro
40’30
3º tiro
43’42

Domingo (30Km de bike + 7,5km de corrida)

Continuando sua escalada paulatina, o 4:1 desta semana baseou-se em Stella Maris e mais uma vez contou com a participação do corredor-ciclista Rubem Fernandes.

Para facilitar a participação do amigo, evitando que acabasse pedalando mais do que o combinado, comprometi-me a ir de carro buscá-lo (junto com sua bike) em sua casa.


Com Rubem em Buraquinho
Às 6:00 da manhã partimos de Stella para uma viagem circular de ida e volta à Praia de Buraquinho, indo pela Paralela / Estrada do Coco e retornando pela orla.

Em pouco mais de uma hora já estávamos de volta.

Estacionadas as bikes, era hora de zarpar para nossos 7,5 km de corrida e a tia Lalá, que por não se tratar de repetir cidade nos treinos, havia aceitado meu convite (a última corrida foi há uma semana entre Tucano e Caldas do Jorro, rs), já nos aguardava pronta para o passeio.


Titia Lalá chegando para fazer os 7,5 km da corrida
Apesar de ser em ritmo muuuuito mais tranqüilo, o percurso utilizado para cumprir a parte de corrida foi o mesmo utilizado para correr com Chico na última quarta-feira (naquela ocasião fizemos duas voltas) e mesclou asfalto e dunas.

Atravessando as Dunas
Entramos nas Dunas pela Alameda das Praias e (novamente de uma forma circular) retornamos para casa via Abaeté, Farol de Itapoan, tendo, na passagem pela Praça do Poeta, aproveitado para prestar nossa homenagem/reverência a Vinícius de Morais pelo seu centenário de nascimento.




Até a próxima!



No C.T. com Chico e  Valdir que também estava treinando por lá

Saindo do asfalto

Trilha para o Abaeté



Linda

Chegando na Lagoa do Abaeté


Novamente no asfalto

No CT sendo ajudado por Rubem (que fez 20 km ) para evitar o "capote" de Chico no 3º tiro de 10k





Passando pela praia de Ipitanga



passando em Vilas



Quase chegando



Rafinha preste a retirar do ouvido um objeto estranho









Luan

6 comentários:

  1. Muito bom o treino ritmado Roberto, legal que virá ao rio correr a Maratona de Buzios no mês que vem, se puder inclua nos seus treinos subidas em trilhas pq esta Maratona vc encontrará muito disso...
    Boa semana e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge,
      Estou indo e cheio de dúvidas. Depois vou te abusar um pouco com perguntas, ok? Um das minhas maiores dúvidas reside em qual tênis usar? Tenho o Salomon Speed Cross mas acho que não rende muito em areia fofa, daí aceitando sugestão de Rosália Guarish peguei o Double-Track da North Face e estou até me sentindo bem com ele apesar de ser mais pesado.
      Abraços!

      Excluir
  2. Maravilha campeão! Tiro de 10 km, não é para qualquer um! Parabéns. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Amâncio, saí mortinho do treino...rs mas foi razoável o resultado.
      Abraços!

      Excluir
  3. Show de treinamento. Parabéns a todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel,
      Estamos esperando pela sua participação no Projeto 4:1. No próximo domingo provavelmente ficaremos com 40 de bike e 10 de corrida. Vamos nessa?

      Excluir